Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Nada de férias para uma alimentação saudável

NUTRICAO-EM-FAMILIA-HELOISA
Se já não é tarefa fácil controlar a alimentação das crianças em dias comuns, imagina nas férias! Nesse período, as crianças saem de sua rotina e os horários de brincar, dormir e de se alimentar ficam desorganizados e muito mais flexíveis. Afinal, é férias e todos devem aproveitar e descansar!

Só que sair totalmente da rotina, pelo menos no quesito alimentação, está longe de ser o mais indicado! Não é por que a criança está de férias que alimentos ricos em gorduras e açúcares devem ser liberados e que os horários das refeições devam ser desrespeitados. Podemos dar férias para nossas obrigações, mas jamais para uma boa alimentação.

Normalmente, esquecemos que é nesse período de férias que os pequenos mais brincam, gastam energia e desfrutam do convívio familiar e dos amigos. Portanto, é importante oferecer às crianças uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para fortalecer o organismo e aproveitar a maior disponibilidade de tempo para introduzir novos sabores ao paladar.

alimentacao-saudavel-criancas-ferias

Foi pensando nisso que preparei algumas dicas simples e práticas para tornar as férias mais saudáveis, sem perder a diversão:

1-alimentacao-saudavel-ferias-escolares-criancas

A falta de regularidade nos horários das refeições faz com que a criança emende uma refeição na outra e procure por alimentos não saudáveis na hora da fome. O ideal é que a criança coma menos quantidades mais vezes ao dia. Fracionar o dia em 5 refeições, no mínimo, é a melhor saída (café da manhã, lanche 1, almoço, lanche 2 e jantar).

2-alimentacao-saudavel-ferias

No inverno, a vontade de parar de brincar para beber algo é bem menor, mesmo que a criança esteja com sede. Com isso, ela não se hidrata conforme o necessário, portanto deve-se intercalar as refeições com muito líquido, principalmente água, água de coco, sucos naturais e frutas com alto teor de água, tais como melão, melancia e lichia.

3-alimentacao-saudavel-ferias

O almoço e jantar devem ser as refeições mais completas do dia. Adicione ao prato dos pequenos: arroz integral, feijão (lentilha, grão de bico, feijão azuki), verduras, peixe, frango ou carne (assados, grelhados ou cozidos, de preferência) e de sobremesa uma fruta ou uma gelatina. As famílias que costumam usar alimentos mais práticos no jantar podem optar por sopas e tortas de legumes e por lanches naturais.

4-alimentacao-saudavel-ferias

Nas férias, é comum o aumento no consumo de alimentos como chocolates, balas, salgadinhos e refrigerantes. O ideal é que os pais limitem o consumo desses alimentos apenas para o fim de semana. Durante a semana, sirva frutas picadas, palitos de cenoura e pepino, tomatinho cereja e queijo branco temperado com azeite e orégano, além de picolés caseiros, pipoca e bolos caseiros. O ideal é criar novas receitas saudáveis e fazer com que a criança participe no preparo.

5-alimentacao-saudavel-ferias

Para tanto, recomenda-se o consumo de frutas cítricas (laranja, limão, mexerica, acerola, kiwi), vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula) e alimentos tais como carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas e cereais.

Depois disso tudo, só posso desejar um feliz e saudável final de férias a todos. Até a próxima!

Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria. Contato: helotavares@terra.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *