Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Café para criança: nunca!

A cafeína é uma substância psicoativa e sua ingestão vicia, podendo alterar o funcionamento do organismo de um adulto. Nas crianças, seus efeitos são mais potentes ainda, podendo: provocar dilatação dos vasos sanguíneos, aumentar a circulação, acelerar os batimentos cardíacos e a atividade cerebral, bem como deixar a criança ansiosa, com alterações de humor, falta de sono e com aumento da secreção do suco gástrico.

A cafeína também pode alterar o apetite, o que não é bom para as crianças, pois atua no Sistema Nervoso Central, inibindo a vontade de comer. Também interfere na qualidade do sono dos pequenos, deixando as crianças hiperativas e com déficit de atenção, comprometendo o rendimento escolar. Além do quê, com poucas horas de sono, a criança fica mais compulsiva por doces e carboidratos simples.

Outro contraponto do consumo dessa substância por crianças é que ela aumenta a excreção de cálcio pela urina, ou seja, diminui a absorção de cálcio pelos ossos, o que é fundamental para uma criança que está no auge do crescimento.

Só para lembrar, a cafeína não é encontrada  somente no café. Ela está presente em vários alimentos como os chocolates (teobromina), chá verde, chá mate, chimarrão e em bebidas à base de cola (Coca e Pepsi) e no guaraná.

Uma pesquisa realizada em 2010 constatou que 75% das crianças americanas consomem muita cafeína ao dia, através dos refrigerantes.

Portanto, mamães: fiquem de olho no consumo desses produtos pelos seus filhos, e não deixem para fazer uma reeducação alimentar – invistam na educação alimentar, pois ainda é tempo.

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional.
* Envie dúvidas e sugestões para a coluna pelo email karina@karinaalassal.com.br .

fim

3 Comentários

  1. Adriana 15 de setembro de 2011

    Acho que café e crianças não combinam.
    Eu estou grávida de 3 meses, e tomo pouco café, normalmente no final de semana uma xicára pequena no café da manhã. Será que isso traz algum problema para o bebê? As vezes também tomo um pouco de refrigerante…
    Beijos

  2. Karina Al Assal 18 de setembro de 2011

    Olá Adriana, para vc uma xc ao dia não tem problema nenhum, refrigerante alem da cafeína tem ou adoçante ou açúcar e outros quimicos tb, ai já não acho uma boa
    bjs

  3. Adriana 2 de outubro de 2013

    Olá, meu bebê tem 1 ano e 6 meses e toma um dedo de café + leite (ele adora!) e SOMENTE essa quantidade e pela manhã. Vc acha q faz mal tb?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *