Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Cálcio muito além do leite!

É certo que o cálcio é fundamental para a formação e manutenção dos ossos, mas é importante lembrar que ele sozinho não vai adiantar. Para que ele se direcione ao lugar certo, ele precisa de outros minerais como magnésio, boro, silício e também da Vitamina D.

A Vitamina D está mais presente nos peixes gordurosos como salmão, sardinha, atum, ovos e nos óleos. Além da fonte alimentar, a Vitamina D é sintetizada pelo sol, portanto, é extremamente importante a exposição por pelo menos 10 minutos sem protetor. Procure um horário em que o sol não esteja tão agressivo – pela manhã é o ideal.

A falta de Vitamina D pode gerar uma osteoporose, má formação óssea, cáries, além de depressão e maior risco para câncer. E essas doenças podem se desenvolver em qualquer fase da vida, mesmo na infância. Portanto, mamães, vamos caprichar na Vitamina D dos nossos pequenos. Importante ressaltar para as lactantes que o leite materno é rico em Vitamina D.

Voltando para o cálcio… ele não serve somente para os nossos ossos. É muito utilizado no nosso organismo, ajuda a transportar nutrientes através das membranas celulares, e participa da produção de hormônios e enzimas que irão ajudar a regular nosso metabolismo essencial para contração muscular.

O leite e seus derivados são ricos em cálcio, mas, para quem não pode consumir esse grupo de alimentos, não há o que se preocupar, pois eles não são a nossa única fonte. Podemos encontrar cálcio em verduras e legumes verdes escuros como agrião, mostarda, espinafre, couve, brócolis e também no tofú, quinua, lentilha e castanhas.

Vamos caprichar nas fontes de cálcio e Vitamina D, desde a infância. Essa atitude poderá prevenir doenças futuras!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional.
* Envie dúvidas e sugestões para a coluna pelo email karina@karinaalassal.com.br .

1 comentário

  1. Gabi 23 de maio de 2012

    Bom saber sobre a vitamina D.

    Eu sabia sobre a exposição ao sol, mas não sabia que estava presente em outros alimentos!

    Ótimo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *