Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

A importância da quinoa na alimentação infantil

Tenho certeza que muitas mães já ouviram falar da quinoa. Mas você sabe realmente o que é e como incluí-la na alimentação dos pequenos?

Considerada um alimento sagrado pelos Incas, há mais de 5000 anos este vegetal da família do espinafre é produzido nas regiões andinas da Bolívia e do Peru, onde a temperatura gira em torno dos 10°C. Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinoa foi considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas.

Se você perguntar a qualquer especialista sobre quinoa, ele provavelmente irá salientar a qualidade da proteína dessa semente, comparável a de alimentos de origem animal. O segredo não está na quantidade, mas na combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhantes a do arroz e feijão juntos. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles podemos citar a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal – e o triptofano, que é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar.

quinoa é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, e ainda tem vitaminas (B1, B2, B3, B6 e A.), ferro, cálcio, fósforo e ômega 3. Com tudo isso, podemos dizer que além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Por suas fontes proteicas serem de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares. Outra grande vantagem da quinoa é ser livre de glúten. Sendo assim, é indicada para celíacos (pessoas com alergia à glúten).

Se depois de ler tudo isso você está se questionando sobre qual é a melhor forma de adicionar a quinoa na alimentação dos pequenos e aproveitar tantos atributos, saiba que não existe consenso. Mas aqui deixo a dica de que o ideal seria assa-la ou cozinhá-la — sem exagerar na quantidade de água.

Para ajudar os pais de primeira viagem, preparei uma receitinha especial com quinoa. Espero que gostem.

Escondidinho de frango com quinoa

Rendimento: 4 porções

Recheio

Ingredientes

– 500 g de peito de frango cozido e desfiado
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
– 1 xícara (chá) do caldo de cozimento do frango
– 1 colher (chá) de raspas de laranja
– 1 colher (chá) de tomilho seco
– 1 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Leve uma frigideira grande com o azeite ao fogo médio. Quando esquentar, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto. Aumente o fogo, adicione o frango desfiado e mexa até dourar.

3. Abaixe o fogo e junte o extrato de tomate, o sal, a pimenta e mexa bem. Acrescente o caldo de frango e tampe. Deixe cozinhar por 6 minutos e desligue o fogo. Junte as raspas de laranja e o tomilho. Retire e reserve.

Para a quinoa

Ingredientes

1 xícara (chá) de quinoa-real em grão
1 xícara (chá) de cogumelos-de-paris
1 colher (sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque a quinoa e 2 xícaras (chá) de água. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até secar.

2. Corte os cogumelos em fatias. Lave as alcaparras e pique bem. Faça o mesmo com a salsinha.

3. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo médio e junte as alcaparras e os cogumelos. Refogue, mexendo bem, por 4 minutos ou até a água dos cogumelos secar. Desligue o fogo e misture a quinoa e a salsinha.

Montagem

Num recipiente refratário, coloque 2/3 da quinoa preparada e espalhe bem com a colher. Cubra com o recheio de frango. Por último, faça uma camada com a quinoa restante. Aperte bem e leve ao forno por 20 minutos para esquentar. Sirva quente.

Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria.
AlimentaçãoNutrição em família

1 comentário

  1. vanessa 29 de maio de 2015

    MEU FILHO TEM 9 ANOS E TEM PROBLEMA SÉRIO DE INTESTINO PRESO, O QUE EU PODERIA DAR PARA ELE, COMPREI QUINOA, FARINHA DE ARROZ, LINHAÇA EM FLOCOS, GERMEN DE TRIGO, FIBRA DE TRIGO, AMARANTO,TRIGO INTEGRAL, PSYLLIUM, AÇUCAR MASCAVO, ADOÇANTE FORNO E FOGÃO 100% STEVIA, CACAU EM PÓ, ALFARROBA,GERGELIM, ÓLEO DE COCO,ÓLEO DE MILHO,CHIA,FLOCOS DE AVEIA, AVEIA EM PÓ, ENFIM, GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO DAR ESTES ALIMENTOS A ELE, ATRAVÉS DE BOLOS E PÃES E GOSTARIA DE SABER AS QUANTIDADES QUE EU POOSO DAR DESTES ALIMENTOS.
    DESDE JÁ AGRADEÇO;

    VANESSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *