Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Barriga de mãe: onde tudo começa

Sabia que o que você come durante a gestação influencia diretamente a vida do seu filho? Diversos estudos nas últimas décadas nos mostram que a exposição da gestante a fatores ambientais e nutricionais podem ter efeitos importantes sobre as condições de saúde do adulto.

O retardo de crescimento intrauterino ou o ganho de peso excessivo nos primeiros anos de vida têm sido associados com o aumento do risco para obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares na vida adulta. Por isso, querida gestante, é preciso ficar atenta à alimentação!

O ideal é se preparar para a chegada do bebê com uma dieta balanceada, já que a má nutrição fetal pode ser conseqüência da má nutrição materna. Quando falo em “má nutrição materna”, quero dizer a alimentação pobre em nutrientes e não necessariamente rica em calorias, gorduras e carboidratos refinados. Isso não significa também que a gestante precise comer por dois. Nessa fase, os excessos são tão prejudiciais quanto a comida racionada.

No desenvolvimento fetal ocorre uma multiplicação celular muito rápida e intensa; esse processo demanda diversas vitaminas, minerais, energia, proteína e gorduras saudáveis. Sem esses ‘tijolos’ não se constrói uma casa. Há alguns nutrientes que devem ser presentes na alimentação da gestante, como o ovo, por exemplo. A gema possui vitaminas como a colina e a betaína, importantíssimas para o desenvolvimento cognitivo.

O assunto que estamos abordando hoje é fundamental, pois a tendência atualmente é trabalhar na prevenção e não no tratamento das doenças. E a primeira das prevenções, claro, começa na barriga da mãe. Por isso, é com muito prazer que, de hoje em diante, abordaremos aqui no site Constance Zahn { babies & kids } as questões mais importantes da alimentação durante a gestação e os primeiros anos de vida do seu filho. Tudo para que tanto ele como você esbanjem saúde por aí.

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional.
* Envie dúvidas e sugestões para a coluna pelo email karina@karinaalassal.com.br .

asdasdasd

Nutrição em família

5 Comentários

  1. Cegonha Trends 8 de março de 2011

    Oi Karina! Que bom será ter vc por aqui! Meu filho completará 6 meses na próxima semana e iniciará a introdução alimentar (até agora ele mamou exclusivamente no peito). Mesmo com toda a orientação detalhada da pediatra dele, sempre me restam muitas dúvidas, então vou adorar pegar suas dicas aqui sobre a alimentação dos pequenos =)
    Bjs, Eleoonora

  2. joice 9 de março de 2011

    Obáá que legal…. meu baby tem 4 meses e vou adorar saber dicas sobre o mundo dele. Beijos.

  3. Lilian 9 de março de 2011

    Como já disse antes, adoro as dicas
    da Constance, tanto de casamento, quanto de bebês…
    E vendo o comentário acima, venho recomendar tbem o site da Cegonha Trends!
    Vcs são ótimas!

  4. Gabriela 9 de março de 2011

    Descobri que estou grávida e essas dicas são ótimas, obrigada!
    Bjos.

  5. Jaciana 15 de março de 2011

    Oi Dra. Karina! É uma honra tê-la aqui! Fiquei muito feliz em ver essa matéria que muito me interessa, acabei de descobrir minha gravidez e estou tendo muito enjoos, o assunto da alimentação é um dos que eu mais me preoculpo atualmente.
    Aguardo suas publicações.
    Bjus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *