Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Chia: muito além da perda de peso

Não faz muito tempo que ouvimos falar da Chia. De uns tempos para cá, ela começou a ganhar espaço na mesa dos brasileiros, principalmente nos interessados em perder peso. O tamanho interesse é justificável. Só que os benefícios dessa pequenina semente não ficam restritos ao emagrecimento. Você sabe o que é chia? Já a ofereceu para seu filho?

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações pré-colombianas (astecas e maias), principalmente por quem precisava de força e resistência física. De sabor parecido com ao das nozes, ganhou os holofotes nos laboratórios por ser fonte de ácido graxo ômega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio.

Como suas sementes são mucilaginosas (ricas em fibras), ao entrarem em contato com a água formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta e o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir menor quantidade de comida. Consumindo menos alimentos por estar saciado, o indivíduo acaba perdendo peso.  Além disso, as fibras da chia ajudam a formar e eliminar o bolo fecal, auxiliando, dessa forma, pessoas que têm intestino constipado.

A chia abriga outra preciosidade — muito mais ômega-3 do que a linhaça. Essa gordura nos protege contra ameaças ao coração. Além de ser um bom anti-inflamatório, ela tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides.

E os benefícios não param por aí, essa pequenina semente ainda ajuda no controle da glicemia, na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Diante de tantos benefícios, fica difícil não incluir a chia na dieta. Qualquer pessoa pode ingerir a semente, principalmente nossos pequenos. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, se seu objetivo for emagrecer, o indicado é ingerir no máximo duas colheres (sopa) de chia.

A chia é encontrada nos mercados na forma de grão, farinha e óleo. Pode ser consumida em iogurtes, saladas, arroz e sucos.

Uma maneira bem gostosa e divertida de trazer a chia para a alimentação dos pequenos é de prepará-la como um sagu. Hoje, preparei uma receitinha bem fácil. Espero que gostem e desfrutem de tantos benefícios!

Sagu de Chia com Uva

Rendimento: 1 porção                                                                                   

Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes

1/2 copo de suco de uva 100% integral e sem açúcar

2 colheres (sopa) de chia

1 colher (sopa) de açúcar  (ou de sucralose)

Modo de fazer

1. Em uma tigela pequena coloque a chia e 1/4 xícara (chá) de água mineral (60 ml). Cubra a tigela com filme plástico e deixe a fibra hidratar por 40 minutos na geladeira.

2. Em seguida, adicione o suco de uva e o açúcar (ou a sucralose). Misture bem e sirva em seguida.

Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria.

1 comentário

  1. Marcela 9 de agosto de 2013

    Adorei a receita! Gostaria de saber a partir de qual idade ela e indicada. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *