Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Suco, néctar ou refresco?

Eba, o verão chegou! Nada melhor, com todo esse calor, do que nos refrescarmos com um bom suco de frutas. Mas você ainda tem dúvidas sobre qual suco é a melhor opção para oferecer para os nossos pequenos? Qual a diferença, afinal, entre suco, refresco, néctar e suco de caixinha? Você acha que é tudo igual? Foi pensando nisso que resolvi desmistificar a diferença entre eles.

Na maioria das vezes, a palavra “suco” é utilizada popularmente para se referir a toda bebida que é feita de frutas. Mas, na verdade, o que poucos sabem é que há muitas diferenças entre essas bebidas. Como podemos perceber logo abaixo:

– Suco Natural

É o líquido resultante do esmagamento da fruta. De acordo com a legislação brasileira, os sucos são aqueles que possuem apenas fruta em sua composição, sem adição de água, açúcar, corantes ou conservantes. Por esses motivos, além de ser ricos em vitaminas, do ponto de vista nutricional o suco é sempre o campeão e a melhor opção. Mas devemos ter cuidado ao oferecer em quantidades muito grandes, pois por serem concentrados podem ter o valor calórico maior e algumas frutas, tais como uva, melancia e laranja, têm índice glicêmico alto, o que dificulta o controle da glicemia em crianças diabéticas.

– Néctar

Já ouviu a expressão “néctar dos deuses”? Ela tem um sentido muito positivo e acaba confundindo os consumidores na hora da compra. Por esse motivo, o governo já estuda outra nomenclatura para classificar este tipo de bebida, já que o nome sugere que o néctar é superior ao suco, o que não é verdade. Néctar significa doce. É uma bebida que já vem adoçada e diluída em água, pronta para o consumo. Nesse tipo de bebida coloca-se de 20% a 30% de suco e o resto é água e açúcar. Dica: se for optar por  um néctar, sempre escolha frutas que sejam menos ácidas e que precisem de menor quatidade de açúcar.

– Bebida de fruta (em caixinha)

Bebida de fruta ou também encontrada no mercado com o nome de refresco de fruta. É a bebida com a menor concentração de fruta da categoria. Nesse tipo de bebida coloca-se apenas 8% de suco de frutas.  Nesta versão está liberado o uso de corantes artificiais – substâncias proibidas tanto no suco como no néctar. Alguns são especialmente nocivos para as crianças, pois podem provocar alergias alimentares.

Polpa congelada

Nada mais é do que o suco ou néctar de fruta congeladas, vendida em porções individuais em saquinhos. Em geral, é batida com água no liquidificador. “Se não tiver açúcar acaba sendo uma boa opção para quem está em dietas para perda de peso. Apenas temos que nos preocupar com a qualidade de água adicionada na hora do preparo.

Desidratado

Conhecido como suco de pozinho para diluição em água, embora não devesse ser chamado de suco. É bastante artificial. Para cada 100g de produto seco (pó) há só 1g de polpa de fruta. Além disso, muito deles vêm com uma quantidade muito grande de açúcar.

Orgânico

São bebidas feitas a partir de frutas cultivadas sem agrotóxicos. Para crianças, mais sensíveis aos agrotóxicos, são os mais recomendados. Como não levam conservantes, tendem a durar menos que itens tradicionais e costumam ser mais caros

Portanto, queridos leitores, para saber qual produto é o mais indicado para seus filhos, o mais importante é ler os rótulos. Na parte frontal das embalagens das bebidas, os fabricantes são obrigados, por legislação, a trazer a referência e informações sobre esta classificação que menciono acima. Os sucos têm a indicação de “100% fruta” ou “integrais”, enquanto para as bebidas com menor porcentagem de fruta são denominadas nos rótulos como néctar ou refresco, seguido pelo sabor da fruta.

Outro ponto importante para salientar é a lista de ingredientes dos rótulos. Eles aparecem em ordem decrescente, ou seja, os primeiros são aqueles presentes em maior quantidade no produto. Por isso, fique atento aos produtos que o açúcar aparece entre os primeiros ingredientes. É recomendado dar prioridade para aqueles em que a fruta ou o suco de fruta aparecem logo no começo da lista.

Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria.
AlimentaçãoNutrição em família

1 comentário

  1. andrea 21 de janeiro de 2014

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber da Dra. Heloisa Tavares se há alguma alimentação mais especifica que possa ajudar minha filha que tem problemas respiratórios desde quando nasceu. Ela tem agora 2 anos e toma remédios contínuos para alergia respiratória. Quais os alimentos que são bons para ela em termo de nutrientes quando se toma esses remédios fortes. Obrigada pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *