Como descartar pilhas e remédios corretamente?
Com criança em casa, o consumo de remédios e pilhas pode aumentar. E o descarte correto desses materiais é essencial para o meio ambiente e para nossa saúde. Nós já conversamos sobre descarte de lixos orgânicos na composteira, por exemplo. Por isso, na #SextaSustentável de hoje, vamos ensinar como descartar pilhas e remédios corretamente! Confira:
Como descartar pilhas e remédios

Foto: Hilary Halliwell no Pexels
Pilhas e baterias
Muitos brinquedos infantis precisam de pilhas, além dos nossos usos do dia a dia. E o cuidado com o descarte delas tem que ser alto, já que podem ser prejudiciais não só ao meio ambiente, como também a saúde de pessoas e animais.
Todas as pilhas, assim como baterias, devem ser descartadas da forma correta e passar longe do lixo comum. Veja alguns tipos de pilhas e baterias:
- Bateria de íons-lítio;
- Baterias hidreto metálico/óxido de níquel;
- Bateria níquel/cádmio;
- Bateria de chumbo;
- Pilha de lítio;
- Pilha alcalina;
- Pilha Leclanché.
Algumas são mais perigosas que outras, mas nenhuma delas é inofensiva. Nem mesmo as alcalinas, que têm menos produtos tóxicos em sua composição. Fique atenta também a pilhas que ficam muito tempo dentro de brinquedos em desuso! Algumas podem vazar, então evite esses cenários – retire as pilhas dos brinquedos que não são usados com frequência e guarde em lugar fresco e seguro.

Foto: Cottonbro no Pexels
Como descartar pilhas e baterias
O primeiro passo é armazenar as pilhas e baterias em um saco resistente, para impedir contato com a umidade e vazamentos. Depois, você deve procurar um posto de recolhimento próximo a sua casa e levar os itens até lá. Se você não encontrar um posto na sua região pelo link, procure saber em supermercados e oficinas mecânicas se eles têm um ponto de coleta ou conhecem um na sua região.
Jamais descarte no lixo comum! Evite deixar as pilhas e baterias armazenadas em casa por muito tempo também, mesmo depois de acabar sua carga – pode acontecer vazamentos e os materiais que compõem as baterias e pilhas são tóxicos e, alguns deles, inflamáveis.

Foto: Mart Production no Pexels
Remédios
Os remédios nunca devem ser descartados no lixo comum, muito menos em vasos sanitários ou pias. O Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo – então ter um descarte consciente é uma questão de saúde pública e ambiental!
Você pode descartar remédios vencidos ou em desuso. Por exemplo, se você ou seu filho fizeram um tratamento e na caixinha veio cápsulas ou ml a mais, você pode descartar esse remédio que sobrou. Se escolher guardar, lembre-se de colocar uma etiqueta grande com a data de validade, para saber quando jogar fora.
Para evitar um grande volume de descarte de medicamentos, uma das dicas é evitar comprar remédios para deixar guardado em casa. Principalmente remédios que não são de uso constante!

Foto: Polina Tankilevitch
Como descartar remédios
Todas as farmácias possuem um posto de coleta dos medicamentos. Lá, eles vão ser destinados para o local correto – normalmente, os remédios são queimados. É simples, rápido e prático!
As caixinhas e bulas podem ser descartadas no lixo reciclável de papel. Já os copinhos medidores, que normalmente vem com os xaropes, podem ser descartados junto com plástico!
. . . . . . .
Leia mais: Como reaproveitar materiais para brincadeiras?
Veja também: Ensine sustentabilidade para crianças com 15 dicas práticas

















