Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Passeio sustentável: 8 dicas para ter bons hábitos fora de casa

Nas nossas sextas sustentáveis, a maioria das dicas e ideias acaba sendo para dentro de casa. Nós já conversamos, por exemplo, sobre como como criar abelhas sem perigo às crianças e como fazer uma horta caseira. No entanto, com a reabertura dos espaços e a volta gradual do “mundo normal”, precisamos falar sobre como manter a postura sustentável fora de casa também. Por isso, reunimos 8 dicas para você fazer um passeio sustentável, falamos sobre os desafios e mais:

Foto: Olia Danilevich no Pexels

8 dicas para um passeio sustentável

1. Leve mais de uma garrafinha

Parece uma dica boba, mas faz uma diferença enorme – principalmente quando saímos com os pequenos para brincar. Levar sua água em uma garrafinha reutilizável é praticidade, economia e sustentabilidade.

No entanto, considere também levar mais de uma garrafinha para usar em algumas situações, como comprar água de coco no parque. É possível pedir para que encham direto na sua garrafinha, evitando o uso dos copos de plástico.

2. Leve talheres

Os pequenos acabam precisando de talheres para comer, seja a papinha ou uma fruta e lanchinho. Tenha sempre pelo menos uma colher na bolsa!

3. Tenha seus paninhos na bolsa

Os paninhos tem mil e uma utilidades! Podem substituir os guardanapos de papel, higienizar superfícies e muito mais. Ter paninhos na bolsa (e um saquinho para guardar os sujos!) é prático e evita o uso de descartáveis.

Os lencinhos umedecidos industrializados não são a melhor opção, já que são descartáveis. Tenha um vidrinho de álcool na bolsa e umedeça seu paninho caso seja necessário.

Nesse post, nós falamos sobre itens de limpeza sustentáveis – alguns deles podem ser usados nesses casos!

4. Leve alimentos de casa

Frutas, lanches, snacks… Levar comida de casa não é só uma economia, é sustentável e saudável! Afinal, comprar comida fora de casa significa embalagens de plástico, itens descartáveis e outros produtos que nem sempre são descartados da melhor forma. Isso sem falar nos produtos ultraprocessados ou pouco saudáveis. Aliás, temos várias sugestões de receitas caseiras que você pode levar no passeio, como:

Priorizar comer em locais que não utilizam plástico e descartáveis também é uma boa opção!

Foto: Sarah Chai no Pexels

5. Leve os brinquedos de casa

Levar brinquedos na bolsa é uma tática necessária sempre, principalmente se você não quer que seu pequeno consuma telas o tempo todo. Brinquedos lúdicos e práticos são sempre uma boa saída para distraí-los em salas de espera, restaurantes e outros ambientes “entediantes” ou que não foram pensados para eles.

No entanto, na hora de ir ao parque ou outro passeio, acabamos não levando brinquedos – ou levamos apenas uma opção. O ideal é ter sempre uma alternativa para brincadeiras de “expansão” – como bolas e cordas – e outra para brincadeiras de “contração” – como peças de montagem e livros de colorir.

Dessa forma, não importa o ritmo que a criança esteja, ela tem um brinquedo que se encaixa nas necessidades dela. É muito importante também estimular a imaginação das crianças e incentivar que elas brinquem “apenas” com a mente ou criem brincadeiras onde os brinquedos podem ser utilizados de outras formas, além da óbvia.

6. Cuidado com o descarte

O local do passeio possui lixos para o descarte correto? Caso não seja o caso, vale você ter um saco para juntar os pequenos lixos recicláveis, como embalagens, para descarte correto depois.

Se não for possível, descarte no lixo do local. Inclua as crianças na hora de recolher os lixos e jogar fora – é uma forma de ensinar os pequenos sobre sustentabilidade!

7. Consumo consciente

Sair com os pequenos não precisa ser sinônimo de compras. O consumo é também ensinado desde a primeira infância. A associação sair de casa e ganhar presentes só acontece se isso se tornar uma rotina.

É preciso ensinar os pequenos que nem tudo será comprado e também a comprar de forma consciente. Isso evita acúmulo de brinquedos que não serão utilizados, descarte de produtos que só podem ser usados uma vez – e nem sempre podem ser reciclados -, maior consumo de plástico, dentre outros problemas.

Quando precisar comprar algo fora de casa, opte por itens que você pode levar para casa e reutilizar ou que não sejam de plástico.

8. Escolha locais sustentáveis

Levar as crianças para o shopping pode não ser a melhor opção de passeio… Os pequenos são bombardeados a todo momento com gatilhos de compra, estimulados a consumir diversão, alimentos e brinquedos.

Prefira levar seus filhos para outros locais, como parques, museus e zoológicos. Nos parques, eles podem brincar em contato com a natureza, utilizar mais da imaginação, ter contato com outras crianças e usar os brinquedos levados de casa para se divertir. Já alguns museus, como o Museu Catavento em São Paulo, oferecem atividades que divertem os pequenos enquanto eles aprendem.

Optar por restaurantes que diminuíram ou aboliram o uso de plástico também é uma opção interessante!

Foto: Polesie Toys no Pexels

Os desafios de ser sustentável fora de casa

Muitas pessoas optam por consumir itens descartáveis pela “praticidade” – o que gera um descarte enorme de plástico. Abrir mão dessa mentalidade e começar a usar itens reutilizáveis, levar os produtos de casa e outros, pode parecer um desafio maior do que realmente é.

Você pode ir aderindo às dicas aos poucos e, em poucos passeios, já estará aplicando todas! O importante é tentar e lembrar de que essas atitudes ajudam a construir um mundo melhor para os pequenos.

No entanto, não é só a mudança da nossa postura que é um desafio: o mundo como um todo parece não colaborar. A falta de lixos para descarte correto, o excesso de plástico nas lojas e produtos e os constantes gatilhos de consumo parecem atrapalhar nossa busca por uma vida mais sustentável.

Cabe a nós cobrarmos das marcas e empresas posturas mais sustentáveis. Evite consumir de locais que não tem iniciativas para preservar o meio ambiente!

. . . . . . . 

Leia mais: Aluguel mensal de brinquedos: uma opção sustentável de consumo

Veja também: Como fazer uma compra de mercado sustentável?

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

 

Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *