Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Como criar abelhas em casa - sem perigo às crianças

Ontem foi o Dia Mundial das Abelhas e logo pensei que criar abelhas em casa tinha que ser o tema dessa #SextaSustentável!

Como assim? Bom, para quem não estiver satisfeito de criar apenas minhocas (na composteira), pode também criar abelhas em casa. Elas não picam e não demandam o uso de nenhum tipo de roupa especial, como acontece nos apiários.

como criar abelhas em casa

Para quem não sabe, as abelhas estão sob ameaça de extinção – esse foi o motivo pelo qual a ONU criou o Dia Mundial das Abelhas, em 2017. O que a extinção das abelhas representa para o nosso ecossistema? Sem as abelhas, assim como outros insetos polinizadores, há um risco de escassez global de alimentos

De acordo com dados da ONU, cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal. Na mesma situação estão mais de dois terços das safras alimentares e 35% das terras agrícolas globais. A ação dos polinizadores não apenas contribui, de uma forma direta, para a segurança alimentar, mas também é fundamental para a conservação da biodiversidade.

E é por isso que se começou um trabalho de conscientização da preservação das abelhas, que tem levado muitas pessoas a criarem o inseto em casa. A primeira vez que ouvi falar disso, foi quando uma seguidora me contou que tinha aderido à ideia, graças ao projeto Poliniza, da Beeliving, que oferece consultoria para a implantação de colônias de abelhas em residências. Eu ainda não tenho, mas não descarto a possibilidade num futuro próximo. Quis deixar a ideia aqui porque pode interessar a alguém… e não deixa de ser uma ferramenta muito interessante para que as crianças interajam com os bichinhos e aprendam sobre a importância da conservação da natureza desde cedo. (Se você ficou interessado, basta solicitar um orçamento através do e-mail beelivingmel@gmail.com)

As abelhas criadas em casa são da espécie Mandaçaia e Jataí – e, portanto, não possuem ferrão. Elas vivem em caixas de madeira, que podem ser instaladas no jardim ou até mesmo na área de serviço, perto de uma janela (como no caso da minha seguidora). A instalação das colônias só é feita na primavera e no verão, já que entre o outono e o inverno ocorre o período de recolhimento dos insetos. E o principal: dá para conviver com elas tranquilamente e acompanhar o trabalho desses serzinhos. O mel das abelhas Jataí, inclusive, é um dos mais “nobres” e caros do mercado!

como criar abelhas em casa Mandaçaia e Jataí

No Youtube tem vários vídeos sobre o tema, basta digitar “criar abelha em casa” ou “abelha Jataí”! No vídeo abaixo, por exemplo, o rapaz ensina como escolher a caixa ideal para a colônia de abelhas jataí, o melhor local, o tipo de alimento correto e outras dicas para o manuseio dos insetos:

. . . . . . . 

Leia mais: Panos encerados reduzem o uso de plástico na cozinha

Veja também: Composteira: tenha uma e recicle o lixo orgânico em casa

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

SustentabilidadeEtc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *