Blog

Cuidados com o melasma durante a gravidez

Muitas mulheres sofrem com melasma durante a gravidez, aquelas manchinhas escuras na face que aparecem principalmente nas maçãs do rosto, na testa, nariz, lábio superior e têmporas. A maquiagem sempre ajuda a disfarçar, mas também dá para evitar o aparecimento das incômodas manchas tomando as devidas precauções. Abaixo, a dermatologista Samar Harati do Hospital e Maternidade São Luiz, dá dicas de como prevenir e tratar o melasma.

O que é o melasma e por que ele é tão comum durante a gravidez?

Melasma é uma doença crônica, sem cura, que tem 3 causas principais: genética, exposição solar sem uso de fotoprotetores e alteração hormonal. Pode também ser chamada de cloasma, quando ocorre na gravidez, onde é muito frequente devido a alteração hormonal e aumento da melanogênese.

Como prevenir o melasma?

Usar protetor solar com FPS 30, no mínimo, de duas a três vezes ao dia, reaplicado após sudorese, contato com água e exposição direta ao sol. Além da proteção física feita por chapéus, bonés, sombrinhas e óculos de sol.

Como tratar o melasma?

Por se tratar de uma doença crônica, o tratamento é amplo e depende da extensão e profundidade do melasma, onde é classificado em epidérmico, dérmico, misto, inaparente.

- Cremes clareadores: São mais indicados nos casos em que há predisposição genética ao problema. Podem ser usar ácidos tópicos, como retinóides ou glicólicos, associados a despigmentantes como a hidroquinona, sempre com o acompanhamento de um dermatologista. Os resultados começam a surgir, em média, dois meses após o início do tratamento e a eficácia do tratamento depende da profundidade da lesão.

Peeling e laser: grávidas podem fazer peelings menos agressivos e, dentro de duas semanas, já dá para perceber a pele mais clara. Peelings químicos e laser ou luz intensa pulsada têm resultados mais eficazes e profundos, mas o fundamental e imprencindível é o uso de fotoprotetores diariamente, principalmente com bases ou cores tonalizantes para aliviar os estigmas das manchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>