Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Vacina da Covid-19: gestantes, lactantes e crianças podem tomar?

Depois de um ano tão difícil, 2021 começou com uma luz no fim do túnel: a vacina da Covid-19. Mais de um milhão e meio brasileiros já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 depois da autorização emergencial da Anvisa para as vacinas CoronaVac, do laboratório Sinovac, e Oxford, em parceria com a AstraZeneca. Naturalmente, muitas dúvidas surgiram em torno delas. Dentro do nosso universo aqui do site, a principal pergunta é: afinal, gestantes, lactantes e crianças podem tomar a vacina da Covid-19?

vacina-da-covid-19

LACTANTES PODEM SER VACINADAS

Gestantes e lactantes não fizeram parte das três fases de testes das vacinas, porém as comunidades pediátrica e científica chegaram ao consenso de que o imunizante é seguro para as mães que amamentam e não trazem riscos para os bebês. “O que sabemos é que pelo mecanismo de ação dessas vacinas é improvável haver riscos para o bebê. Das vacinas já existentes e amplamente aplicadas, as únicas que são restritas para as nutrizes são as de varíola e febre amarela, por conterem vírus vivos”, explica a pediatra Márcia Zani (@nucleopequenostesouros).

Nenhuma das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 contém vírus vivos em suas composição. A CoronaVac usa o vírus inativo e a de Oxford em parceria com a AstraZeneca usa um adenovírus que carrega partes do Coronavírus que não se replica em humanos. O que mostram os estudos feitos até agora é que não há a passagem de outros componentes pelo leite, e se passassem eles seriam digeridos pelo estômago do bebê”, completa Márcia.

Segundo a pediatra, outro ponto importante que está sendo levado em consideração pela comunidade médica é que já existe documentação científica que mostra a passagem de anticorpos produzidos pelo corpo da mãe pelo leite. “O fato dos bebês receberem os anticorpos da mãe através da amamentação torna a vacinação altamente vantajosa no caso das lactantes, e também quando a mãe está doente, pois nesse caso os anticorpos imunizam o bebê. A minha opinião como médica e pedriatra é que a amamentação não deve ser suspensa ou adiada no caso de vacinação”, comenta Márcia.

a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um guia na semana passada em que atualiza as informações a respeito das vacinas aprovadas da Covid-19 em que recomenda que as lactantes sejam sim vacinadas, assim como já era defendido pela Sociedade de Obstetrícia e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC): “Embora não haja estudos nessa população, é improvável que haja algum problema na utilização de vacinas inativadas da COVID-19 em mulheres que estejam amamentando. A SBP preconiza a vacinação de mulheres que estejam amamentando“.

GESTANTES DEVEM SER AVALIADAS CASO A CASO

As gestantes, assim como as lactantes, estão dentro do que a gente chama de categoria B de risco, isso quer dizer que, na teoria, conseguimos usar os dados e estudos de outras vacinas semelhantes à do coronavírus para refletir sobre a segurança dos imunizates para as mulheres grávidas e mães que amamentam”, comenta Márcia. “Ainda precisamos comprovar o que pensamos na teoria na prática. Mas, visto urgência e gravidade da situação que estamos vivendo e, principalmente, o risco que as gestantes e puérperas até 40 dias correm de desenvolver casos mais graves, os benefícios de se tomar a vacina podem ser maiores do que os possíveis riscos“.

No início do mês a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) publicou uma atualização sobre o tema em seu site oficial recomendando a vacinação de gestantes e lactantes apenas no caso do imunizante da CoronaVac. “A conclusão é que, apesar de não ter sido testada em gestantes, é possível considerar outras evidências. Os trabalhos em animais mostram que não há riscos de mal-formação do feto e, além disso, a vacina da Sinovac é bem similiar a outros imunizantes que são liberados para gestantes como o da influenza, tétano e coqueluche. E como durante a gravidez a infecção por Covid-19 pode levar a um maior risco de complicações e mortalidade, a recomendação é vacinar após uma discussão de prós e contras com o médico obstetra responsável“, explica Márcia.

Contudo, provavelmente, não teremos uma indicação oficial do governo para a vacinação das gestantes. “Não vamos ter uma posição oficial, por isso é de extrema importância que os prós e os contras sejam avaliados individualmente. O que sabemos é que a CoronaVac é feita a partir do mesmo processo que a vacina da gripe, que é segura para as gestantes, mas enquanto não tivermos os testes oficiais não vamos conseguir ter uma posição unânime”, conclui a pediatra.

No guia lançando pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encontramos as seguintes informações em relação à vacinação das gestantes: “para as mulheres pertencentes ao grupo de risco e nestas condições, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor. As sociedades cientificas recomendam que devido ao risco maior de complicações apresentado pelas gestantes, elas deverão ser vacinadas”.

A VACINA DA COVID-19 AINDA NÃO É INDICADA PARA CRIANÇAS

As crianças não se encaixam na chamada categoria B de risco, como as gestantes e lactantes. Além disso, não participaram dos testes, de modo que não pode haver a liberação do uso dos imunizantes para os pequenos. “No caso das crianças, sem os testes, não conseguimos saber se as vacinas são seguras ou se existem riscos de desenvolvimento. Provavelmente será liberado, mas só teremos certeza depois que todos os testes forem feitos”, ilumina Márcia. Mas tudo indica que teremos mais notícias em breve. “As crianças estão começando a ser incluídas nos testes agora, e provavelmente teremos dados para publicar atualizações sobre a eficácia e segurança das vacinas para os pequenos“, conclui.

. . . . . . . . 

Veja também: Saiba tudo sobre a vacinação contra a gripe H1N1 nas crianças

Saiba mais: Conheça o calendário de vacinação infantil

Já segue a gente no Facebook e Instagram?

GestantesSaúde gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *