Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Como entreter as crianças nas férias: 16 brincadeiras e atividades

Durante as férias, muitos pais não sabem como entreter os pequenos, principalmente quando continuam trabalhando. Por isso, reunimos 16 brincadeiras e atividades para a família e também para os pequenos se divertirem sozinhos – já falamos aqui sobre a importância do brincar independente. Tem para todas as idades! Confira:

Foto: Arina Krasnikova

Brincadeiras de expansão vs Brincadeiras de contração

Você vai notar nesse post que temos várias brincadeiras de expansão e outras de contração. Esses termos são usados para dividir atividades que envolvem mais gasto de energia, movimento, agitação e as que focam mais na concentração, no desenvolvimento de habilidades motoras finas e são menos agitadas.

Qual a importância de saber diferenciar essas duas brincadeiras? Simples: você consegue desenvolver uma rotina com muito menos atritos com seus filhos. Por exemplo, se você o incentiva em uma atividade de expansão antes da soneca ou refeição, as chances dessa criança colaborar e transitar facilmente para a próxima atividade são baixas. Afinal, ele está agitado, cheio de energia e o corpo vai precisar de um tempo para se acalmar.

Por isso, se você sabe que por volta do meio-dia o seu filho vai almoçar, pode colocá-lo ou incentivar uma atividade de contração por volta das onze horas. Isso dá tempo do seu filho se acalmar, focar e transitar para a hora do almoço com muito mais facilidade. O mesmo vale para a hora do sono e banho!

16 brincadeiras e atividades para entreter as crianças nas férias

Foto: Any Lane no Pexels

1. Cozinhar

A cozinha é um ambiente de muito aprendizado para as crianças. Pense em quantas habilidades e informações elas absorvem em uma simples receita de omelete, por exemplo.

Quebrar o ovo, mexer, temperar e colocar na frigideira (momento que deve ser feito ou supervisionado pelos pais). Tudo isso pode parecer simples para uma adulto, mas para uma criança é diversão e muito aprendizado!

Você pode incluir os pequenos no preparo de refeições mais simples: café da manhã, lanche da tarde e sobremesas são boas opções.

2. Dia da fantasia

O dia da fantasia é uma forma de transformar todas as atividades comuns do dia a dia em algo especial. Você também pode pedir para as crianças fazerem suas próprias fantasias ou máscaras.

No dia da fantasia, vale brincadeiras temáticas, cinema em família, oficina de desenho, roda de histórias… Tudo fica mais lúdico quando estamos fantasiados!

3. Máscaras e fantasias caseiras

As fantasias não precisam ser super elaboradas. Você pode produzir em casa itens interessantes e simples. As máscaras, por exemplo, são simples e podem ser feitas das mais diversas formas.

Roupas velhas podem ser customizadas – ou seja, seus filhos podem rasgar e pintar – e se tornarem belas fantasias caseiras. É uma atividade que pode durar mais e funciona melhor com crianças com mais de cinco anos, mas você pode tentar fazer algumas partes junto com crianças menores.

4. Construam brinquedos

Existem muitos brinquedos de construção que você pode comprar pronto e só unir as peças. Porém, existe outra opção: construir brinquedos do zero com papelão. Aqui no site, nós já falamos sobre 10 brinquedos de papelão para fazer em casa, além de mostrar como fazer animais com rolo de papel higiênico.

Essas atividades exercitam a criatividade, a concentração e os itens produzidos podem ser usados depois em diversas brincadeiras.

Foto: Cottonbro no Pexels

5. Aluguel de brinquedos

Nós já falamos aqui sobre como alugar brinquedos é uma medida sustentável! No entanto, nas férias, alugar brinquedos é também uma forma de entreter mais facilmente os pequenos.

Existem empresas que alugam os mais diversos tipos de brinquedos, inclusive os educativos para usar fora de casa! Você pode ver mais sobre o tema na nossa matéria sobre brinquedos alugados.

6. Teia de aranha/cama de gato gigante

Em um corredor da sua casa, você pode usar fios ou faixas de papel para criar uma “cama de gato” (ou, no caso, uma teia de aranha) ao longo do espaço. Vale fazer com qualquer material e formas – o objetivo é que se torne um obstáculo para os pequenos atravessarem. As crianças vão se divertir tentando passar sem encostar nos fios ou competindo para ver quem chega ao outro lado primeiro!

7. Teia grudenta

Se você quer uma brincadeira que ocupe menos espaço, pode fazer a teia grudenta! Em uma porta aberta, passe fita crepe formando uma “teia”. O ideal é que o lado grudento não fique sempre virado para o mesmo lado.

Depois, você e sua família podem brincar de atirar bolas de papel na teia. Quem deixar mais bolas grudadas, ganha. Você pode utilizar papéis usados para as bolas dessa atividade, leia aqui sobre como reutilizar materiais em brincadeiras.

8. Mímica temática

O clássico jogo de mímica pode ser temático! Vocês podem fazer com os personagens de filmes e desenhos, animais e outros temas. É uma atividade que funciona melhor com crianças maiores, mas os pequenos também podem participar se jogarem em dupla com um adulto, por exemplo.

9. Jogo da memória caseiro

Você pode fazer cartas caseiras com as referências que mais façam sentido para os seus pequenos. As cartas podem ser feitas de papelão ou papel. Lembrando que cada desenho precisa estar presente em duas cartas para o jogo fluir.

Foto: Cottonbro no Pexels

10. Cinema (em casa ou não)

Pipoca, coberta e família reunida no sofá! Crie um ambiente bacana para que a criança sinta que é diferente das outras vezes que vocês vêem filmes juntos.

Ir ao cinema também é uma opção, desde que seu filho já consiga se concentrar durante um filme todo. Até os três anos, o ideal é que as sessões de cinema com os pequenos sejam em casa.

11. Roda de histórias

Crianças estão sempre inventando histórias e explorando sua criatividade. Uma roda de histórias é sempre uma forma de estimular esse processo e trocar ideias. Para crianças maiores e adolescentes, vale trazer um livro, poema ou trecho que gostem para compartilhar. Até música é bem-vinda.

A roda de histórias com crianças pequenas é uma forma de fazê-los criar, pensar e sair da realidade. Para as crianças maiores e adolescentes é uma forma de troca, de conexão, de fazê-los se sentir ouvidos e seus gostos valorizados.

Lembre-se de nunca julgar o que qualquer membro trouxer para a roda. Não existe história, música ou poema “ruins”! Abra seu coração para ouvir e aceitar os gostos dos seus filhos, mesmo que sejam diferentes dos seus.

12. Deixe seu filho explorar

Isso é muito valioso para bebês e crianças pequenas. Eles estão descobrindo o mundo, explorando possibilidades, formas, sons, etc. Por isso, ofereça objetos simples e do dia a dia e veja seu filho se divertir até mais do que com brinquedos caros!

Vasilhas, panelas, pincel, forminha de gelo com gelo (ajuda a criança a explorar o quente/frio), balde com areia e água… Coisas simples que vão render longas brincadeiras!

13. Competição de dança

A dança é um excelente exercício para os pequenos e uma boa forma de gerar conexão na família. Aqui, não se pode ter medo do “ridículo” e nem de “errar”. A brincadeira pode ser feita de várias maneiras, uma opção é separar em duplas e cada dupla escolhe a música da dupla adversária. Quem improvisar melhor, ganha a rodada.

14. Karaokê

Incluir arte na rotina das crianças é essencial. Desenhos, música, dança… O karaokê é uma forma de se divertir e estimular alguns pontos importantes nos pequenos que vão ser valiosos na vida adulta.

Por exemplo, falar em público. É algo que assusta muitos adultos, mas a autoconfiança pode começar a ser construída ainda na infância através de atividades como essa.

Foto: Tatiana Syrikova no Pexels

15. Limpar a casa

Essa funciona mais com os pequenos! A limpeza pode ser uma diversão para crianças menores. Varrer as folhas do quintal, limpar superfícies, juntar a bagunça. Tudo pode ser motivo de risos e aprendizado – e uma ajuda com a casa para os pais!

16. Cabaninha

Uma brincadeira muito comum e muito gostosa! É um jeito de transformar um ambiente da casa em um lugar novo e cheio de possibilidades. As cabanas tradicionais – com cadeiras e um cobertor – ou até mesmo barracas armadas no jardim são bem-vindas nas férias!

Inclusive, uma roda de histórias dentro das cabanas ficam ainda mais especiais. Vale a pena testar!

. . . . . . . 

Veja também: Enxoval sustentável: veja dicas

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

DiversãoBrinquedos / Brincadeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *