Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Atividades físicas para cada fase da infância

A prática de atividades físicas, além de contribuir para o desenvolvimento saudável, é uma boa maneira de evitar que as crianças passem tempo demais no computador ou no videogame. Hábitos saudáveis adquiridos desde cedo ajudam a criança a ter uma melhor qualidade de vida quando adulta, prevenindo possíveis doenças causadas pelo sedentarismo. Mas para escolher a melhor opção em cada etapa da vida, é importante ter conhecimento de que há esportes específicos que auxiliam no desenvolvimento biológico, social e físico. Abaixo, o Dr. Fabiano Prata, especialista em ortopedia pediátrica do Hospital e Maternidade São Luiz, indica quais os esportes mais adequados para cada faixa etária.

atividades fisicas para criancas

Foto: kids.lovetoknow.com

De acordo com o especialista, praticar atividades físicas precisa ser mais uma questão de diversão do que obrigação. É importante que os pais tomem cuidado para não sobrecarregar a criança. Atividades muito pesadas podem causar problemas na formação dos músculos, principalmente na infância, período de crescimento ósseo e amadurecimento biológico.

Até completar o primeiro ano de vida

É indicado que as atividades básicas sejam caminhar e andar.

De 1 a 6 anos

A natação é um dos esportes mais indicados, principalmente para os bebês, uma vez que ajuda a trabalhar o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura. Além disso, a criança deve subir e descer escadas e se adaptar aos diferentes terrenos.

Entre 6 e 12

Os pais já podem ingressá-la em uma escola de esportes para que ela possa aprender técnicas e regras, verificar suas aptidões físicas e estimular a competitividade. Esportes como vôlei, futebol e basquete trabalham o aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades, aprender a perder e ganhar. Já as artes marciais auxiliam no desenvolvimento disciplinar e psicomotor, trabalhando coordenação motora, equilíbrio e a condição cardiorrespiratória.

*Musculação

A musculação, uma das atividades mais procuradas pelos adolescentes, exige cuidados redobrados, pois pode causar lesões nas articulações. Com acompanhamento médico, as meninas podem começar somente entre os 12 e 14 anos (após a primeira menstruação) e os meninos entre os 15 e 16 (após o estirão de crescimento).

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *