Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Tira dúvidas: Alergias na infância

Alergias de pele podem causar bastante desconforto para o bebê e sua mamãe. Os sintomas e causas são variados, por isso pedimos ajuda à Dra. Carla Vidal para tirar algumas dúvidas sobre os tipos de alergia que podem aparecer nos pequenos e como identificá-las.

Quais são as alergias de pele mais comuns em bebês e crianças?

Em bebês são comuns as alergias chamadas dermatite de contato e as reações alérgicas medicamentosas. As dermatites de contato são reações a algumas substâncias que entram em contato com a pele e provocam uma lesão restrita ao local de contato. São comuns as reações causadas por xampus, sabonetes, perfumes e também a dermatite de contato das fraldas, na região pubiana e nádegas dos bebês. As reações alérgicas medicamentosas podem ser causadas por analgésicos, antiinflamatórios ou antibióticos. Nos pequenos são comuns as reações alérgicas medicamentosas e um tipo de alergia chamada dermatite atópica: reação alérgica que apresenta componente imunológico, em que a criança começa a apresentar lesões avermelhadas, descamativas e espessas na região das dobras.

Quais são os primeiros sinais de alergia de pele?

Os primeiros sinais são: vermelhidão, coceira, ardor e lesões cutâneas. As lesões podem ser classificadas em: pápulas, placas, vesículas, exantemas, dependendo do tipo de alergia e da fase em que se encontra.

Quais as diferenças entre os tipos de alergia?

Existem alergias causadas apenas pela irritação local de alguma substância e alergias causadas através de mecanismos imunológicos. Elas também podem apresentar diferentes quadros clínicos.

Qual a diferença entre uma reação alérgica e uma irritação?

A reação alérgica pode se apresentar em vários locais do organismo, pois pode ocorrer um mecanismo que chamamos de sensibilização. Já a irritação local é restrita ao local da pele que teve contato com a substância que provoca a irritação.

Como a mãe pode descobrir se o que o filho tem é de fato uma alergia? Quais são os exames que podem ser feitos?

Existem alguns testes que podem ser realizados para ver se a criança apresenta alergia a algumas substâncias e exames laboratoriais que podem também mostrar se o filho apresenta uma reação anormal a alguns alimentos, substâncias ou medicamentos. Os exames precisam ser correlacionados com uma história clínica do paciente extremamente detalhada, contendo as substâncias ingeridas e as lesões cutâneas.

Quais são os produtos e alimentos que mais causam alergias nas crianças?

Os produtos que mais causam alergia são os medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos) e os alimentos que mais causam alergia são: frutos do mar, alimentos com corantes e conservantes e amendoim.

Existe alguma maneira de preveni-las?

A única maneira de prevenir é evitando a ingestão ou contato com a substância alergênica.

Existe alergia sazonal?

Não existe alergia sazonal, mas sim épocas do ano em que as alergias pioram, como no inverno, em que a pele fica mais seca e ocorre piora das lesões cutâneas relacionadas a algumas dermatites.

As crianças serão sempre alérgicas ou existem alergias que passam com o tempo?

Existe uma tendência de melhora da dermatite atópica com o aumento da idade. É comum em crianças e adolescentes, apresentando melhora na idade adulta.

Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *