Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Erosão dentária em crianças

dentinho-de-leite-coluna

Olá! A coluna de hoje é sobre um assunto que passa um pouco despercebido por muitas mães: o desgaste dos dentes por causa do excesso de ingestão de bebidas ácidas, como sucos e refrigerantes.

Tanto os dentes de leite quanto os permanentes são formados por um tecido vivo, a polpa, coberto por dois outros tecidos mineralizados, a dentina e esmalte. Este último pode ser considerado o tecido mais duro e resistente do nosso corpo, no entanto sua grande quantidade de minerais pode sofrer perdas quando em contato com substâncias ácidas. A este processo damos o nome de erosão dentária.

Atualmente, alguns estudos vêm demonstrando um aumento da sua frequência em crianças. Isso acontece porque houve também uma mudança no padrão de consumo de bebidas ingeridas por elas, no qual refrigerantes e suco de frutas são cada vez mais frequentes. Os sucos de laranja e uva, por exemplo, estão entre os preferidos pelas crianças e geralmente são vistos como opções saudáveis pelas mães.

No entanto, o seu consumo frequente traz riscos não só pela quantidade de açúcar (principalmente no caso dos sucos artificiais), que predispõe ao aparecimento da cárie, quanto também pela sua acidez, que pode levar a erosão dentária. O mesmo pode ser dito dos refrigerantes, que são ainda mais ácidos.

erosao-dentaria-criancas-1

Os sinais iniciais da erosão dificilmente são detectados pelas mães, mas durante o exame clínico, o dentista pode avaliá-los. Os sinais e sintomas mais evidentes são a perda quase que total do esmalte dentário, manchamento, bordas transparentes, sensibilidade, diminuição da espessura do dente e facilidade de sofrer fraturas. Como a partir dos 6 anos já começam a surgir os dentes permanentes, os danos a partir desta fase podem ser mais preocupantes.

É importante saber também que existe uma outra forma de erosão, que chamamos de intrínseca, sendo causada pelo próprio ácido gástrico no caso de refluxo ou regurgitação frequentes decorrentes de problemas médicos ou até psicológicos. A saliva tem um importante papel na remineralização dos dentes, ou seja, ela ajuda a neutralizar o ambiente bucal e devolve aos dentes o mineral perdido. No entanto, caso a presença de ácidos seja muito frequente, não há tempo suficiente para que ela realize esta função.

A perda visível de estrutura causada pela erosão dentária não pode ser recuperada e pouco pode ser feito para evitar sua ação além da mudança de hábitos. Por isso, a informação é sempre a melhor forma de preveni-la!

Até mais!

Dra. Camila Guglielmi é graduada em odontologia. Especialista, Mestre e Doutora em odontopediatria pela Universidade de São Paulo (USP), atua em consultório junto à Clínica Biella Odontologia. Aqui, ela abordará mitos e verdades sobre a dentição das crianças e responderá as principais dúvidas das mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *