Os primeiros dentinhos do bebê
Olá, mamães!
Tenho percebido que o nascimento dos dentes do bebê é uma das primeiras dúvidas das mamães, até por uma questão cronológica natural: não nos preocupamos muito com a saúde bucal dos pequenos até que nasça o primeiro dente. Por esse motivo, acho que este é um bom assunto para o início desta coluna sobre Odontopediatria!
Questões como “Quando nasce o primeiro dentinho? É normal ter febre ou sentir dor? Como higienizar?” são bastante comuns, portanto vamos lá!
QUANDO NASCEM OS PRIMEIROS DENTINHOS
Os primeiros dentes a irromperem são aqueles que ficam bem no centro da arcada inferior (os incisivos centrais inferiores) e a época para o seu aparecimento é entre 5 e 8 meses. Depois deles, aparecerão os incisivos centrais superiores, seus correspondentes na arcada de cima, entre 6 e 10 meses de idade. A partir de então, até os 2 anos e meio da criança, todos os outros dentinhos surgirão aos poucos até que se completem os 20 dentes de leite, 10 deles no arco superior e 10 no arco inferior. Assim permanecerá a dentição até os 6 anos da criança, quando nasce o primeiro dente permanente. Ao contrário do que muitas mães pensam, ele nasce lá atrás, sem que caia nenhum outro dente. Concomitantemente, os dentinhos da frente embaixo começam a ficar com mobilidade.
É interessante saber que, por mais que o bebê nasça sem nenhum dente de leite, estes já começam a se formar ainda na barriga da mãe, no terceiro mês de gravidez. Desta forma, alterações na dentição de leite são bem menos comuns que na dentição permanente, ainda que possam ocorrer. Isso significa que as mamães podem ficar calmas antes de acharem que há algum problema quando o dente do bebê estiver demorando a nascer. Assim como a hora de começar a engatinhar, andar e falar, a época do nascimento dos dentinhos são próprias de cada criança e as vezes acabam fugindo um pouquinho da média.
É NORMAL SENTIR FEBRE OU DOR?
É normal que o bebê se mostre irritado e recuse certos alimentos alguns dias antes e/ou depois do nascimento de qualquer um dos dentes de leite. De fato, seu surgimento causa desconforto e às vezes até dor local e, para isso, a melhor opção é oferecer a eles mordedores ou frutas geladas. Em alguns casos, medicamentos podem ser necessários, mas sempre sob recomendação do odontopediatra.
Outros sintomas como febre baixa, diarreia leve e aumento da salivação também são comumente associados a esta fase. Nem sempre eles estão diretamente relacionados ao aparecimento do dente, mas sim ao fato de esta ser uma época repleta de mudanças: introdução de novos alimentos, início da escolinha e do contato com outras crianças, maturação das glândulas salivares e, o que acontecesse com bastante frequência, o hábito de levar a mão ou outros objetos diferentes à boca, justamente como forma de alívio. Tudo isso pode ser responsável pelo aparecimento destes sintomas. Na realidade, a erupção dentária é um processo fisiológico e, cientificamente, não há nenhuma explicação para o aparecimento da febre por conta dela. Portanto, atenção: febre alta e vômitos devem ser investigados.
COMO HIGIENIZAR
Outro ponto importante: a partir do aparecimento do primeiro dente deve ter início também o uso da escova de dente convencional – apropriada para esta fase – e do creme dental. As dedeiras são ótimas para higienizar a cavidade bucal do bebê antes dos dentes nascerem, mas assim que isto ocorre não são mais suficientes. O uso da pasta com flúor é um assunto bastante polêmico e por isso merece uma coluna só para ele!
Até mais!
Dra. Camila Guglielmi