Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Sem dedo na boca

Dica da Marcela, mãe do Bernardo (6 anos), que já tinha tentado de tudo para cortar o hábito dele de chupar o dedo: Thumbguard.

Trata-se de uma “luva” de plástico não-tóxico que impede que a criança chupe o dedo. Ela vem com pulseirinhas coloridas (dá para colocar uma cor diferente a cada dia) que a criança não consegue abrir.

Há três medidas: pequeno (3-4 anos), médio (5-6 anos) e grande (7 anos ou +). E pode-se comprar via  Amazon.

Babies & KidsCuidados e dia-a-dia

27 Comentários

  1. Verônica Cristina 25 de novembro de 2010

    Ai que horror!
    Prefiro coibir o ato enquanto ele for bebe.

    • Constance Zahn 25 de novembro de 2010

      Verônica,

      Por tudo que li a respeito de crianças chupando o dedo, muitos pediatras afirmam que o hábito comece ainda no útero.

      E, ao que tudo indica, é difícil de coibir o ato enquanto bebê, porque eles têm essa necessidade de sucção. Quando se tira a chupeta, o dedo vai à boca.

      Até os 2 anos de idade, isso não é um problema. Mas, depois, pode começar a prejudicar a arcada dentária, o próprio dedo…

      Como a sucção traz um alívio de ansiedade para as crianças, parece que muitas mães têm dificuldade de cortar o hábito.

      Bjs,

      Constance.

  2. Cacau 25 de novembro de 2010

    Depois de muitas visitas e nenhum comentário, achei por bem comentar já que o Gui chupa o dedo desde 6 meses na gestação (tenho ultrasson dele chupando o dedo), prefiro ir em busca de um dentista (apesar que agora o Gui chupe menos o dedo, a moda agora é o dedo do pé, pode?) além de que achei anti-higiênica e bem feia, penso que com isto não possa desencadear um problema psicológico ao invês de dentário, sou mais a favor de buscar o segundo profissional ao primeiro. Bjs, Cacau
    Gosto muito deste blog e achei aqui através do de casamento, com o nascimento do meu filho naturalmente o interesse mudou. Bjs.

  3. Marcela 25 de novembro de 2010

    Cons,

    Essa dica vale ouro para pais que já tentaram de todas as maneiras tirar esse ” vício ” do filho.
    Posso concordar que a estética não seja bonita, mas a criança se diverte com as pulseirinhas coloridas que são trocadas a cada dia, mas o que importa é ser funcional e ela funciona !. Com relação a higienização não vi nenhum problema, é só ferver, como se faz com mamadeiras, chupetas e etc.

    Acho muito válida essa tentativa, já que não temos controle durante o dia quando estamos longe deles.( Ex: soninho da tarde na escola, durante a madrugada).

    Na minha opnião a função do dentista é realmente consertar o que esse ” vício” de chupar dedo causou ao longo do tempo com a arcada dentária e com os dentes, ai eu concordo que um bom ortodentista pode ajudar e muito.

    beijos

  4. Viviane Amorim 26 de novembro de 2010

    Eu como uma “ex chupadora de dedos” rs ( alias essa luva não serviria pra mim, ja q chupava dois dedos, o do meio e o indicador…rs)…Tenho um filho de 4 anos, q chupa o polegar, alias qlq um dos dois, pq ele faz rodizio entre os dois polegares… Mas gente, acho isso mto radical, eu não tiraria esse “vicio” do meu filho dessa maneira, pq acho q ta podando de uma maneira brusca DEMAIS…Sei la, cada um tem sua opinião, mas eu não adotaria isso, meu filho ja chupa bem menos do q antes, durante o dia por exemplo ele num chupa…e a noite rpa dormir só chupa se estiver o meu cabelo pra ele mexer enquanto ta chupando… No meu caso eu reprovo!
    Bjos!

  5. Raquel Pacheco 26 de novembro de 2010

    Viviane, no começo eu também tive esse receio de ser “brusca demais”, mas o médico me recomendou e funcionou tão bem que não tive a impressão de que as coisas aconteceram de forma traumática.

    O meu filho usou a luvinha e foi tranqüilo. Por uma semana, ele usou inclusive de dia, na escola, e os coleguinhas acharam curiosa a novidade e queriam uma também! Coisas de criança….rsrs

    Como a luvinha é de plástico, ela não impede os movimentos.

    Mas respeito a opinião de cada mãe!

    Beijos,

    Raquel.

    • Constance Zahn 26 de novembro de 2010

      Gente,

      Mas vocês estão achando essa luvinha mais “asssutadora” que aquele aparelho de dentes que a gente chama de “freio”?? rs

      Porque eu tive que usar quando era mais nova e isso sim foi ruim!rs Além de ser feio, eu acordava com os dentes tão doídos que não conseguia mastigar nada…

      Respeito a opinião de todas as mães, mas queria eu que a minha mãe tivesse me deixado com essa luvinha por 40 dias ao invés de ter tido que corrigir os problemas dentários com os mais variados (assustadores e dolorosos) tipos de aparelhos por ANOS…! :s

      bjss

    • Michele 16 de abril de 2014

      Onde posso encontrar essa luva? to desesperada porque meu filho tem 5 anos e não para de chupar dedo… me ajudem por favor…

  6. VIviane Amorim 26 de novembro de 2010

    GEnte, tbm respeito a opinião de cada uma! =D …Vim ver de novo, e desta vez mostrei ao meu filho e disse q compraria, falei das cores da pulseira (só pra eu saber o q ele iria achar), ele falou: eu não, eu chupo o outro dedo se vc colocar..Ai falei q compraria duas…rs… Ele falou “eu peço pro meu vô tirar”! rsrs…Acho q assustou um pouco! Qdo eu leva-lo a consulta vou perguntaar pro pediatra o q ele acha tbm…
    Bjoss!

    • Constance Zahn 28 de novembro de 2010

      Viviane, será que a Thumbguard tem luva para os 5 dedos?!?! rsrsrsrs To brincando…. Achei engraçada a reação do seu filho! Pelo jeito, ele curte MUITO chupar o dedo! rsrs

      O pediatra certamente deve ter outras opções para esse caso! Depois conta pra gente?

      Beijoss

  7. Mi 30 de novembro de 2010

    Bom, como psicologa, eu não aprovo muito não…acho sim que pode causar um constrangimento a mais para a criança, e alem disso será rotulada como a chupadora de dedos. Alem do mais, pensando que a criança tem necessidade do vicio por alguma razão emocional também, não vai ser a luva de acrilico que vai impedi-la de chupar….e pior..pode trocar de “vicio” para comer muito ou outras coisas… Serio…já atendi várias crianças com problemas parecidos e acho que o melhor é tentar entender as razões e suprir as possíveis faltas emocionais ou fisiologicas do pequeno. Um bom dentista, pediatra, nutricionista e psicologo pode ajudar a identificar qual a real causa e como soluciona-la.
    Enfim, minha humilde opiniao…
    Cons, aquele aparelho extrabucal quase não vemos mais né? Acho que era a alternativa da época, hoje está mais atual e tecnologia a ortodontia, também usei aparelho, tampão no oculos…tudo que tinha direito…rs
    Beijos a todas

  8. Licia 1 de dezembro de 2010

    Constance e mamães,

    como ortodontista, gostaria de esclarecer algumas coisinhas… A necessidade de chupar dedo existe sim, desde a vida intra-uterina e não deve ser reprimida. Freud já citava essa fase como a Fase Oral da criança, onde o prazer está em se levar à boca. Porém, essa fase dura até os dois anos de idade em média. Após esse período, o que antes era necessário e saudável, torna-se um vício. A criança passa a chupar o dedo como uma “muleta”, um apoio para outras questões, tais como timidez, medo, desconforto, solidão, etc.
    E é justamente nessa fase que podem ter início as alterações bucais. Isso porque a posição de chupar dedo pode trazer inúmeros problemas (dependendo do hábito e da musculatura da criança). E esse problemas não são só estéticos! Fala, respiração e deglutição podem ser afetados.
    Sei que parece assustador proibir esse momento de prazer da criança, mas o que é bonitinho nessa época, vira trauma depois. Tenho pacientes de 15 anos que ainda chupam dedo! O ideal é substituir esse momento por outras coisas prazerosa, como ficar no colo, contar histórias, brincar…
    Adiar, pensando num tratamento dentário futuro não é a melhor opção. O caso fica mais severo e o a solução, mais complicada. E isso quer dizer mais tempo de aparelho, geralmente durante a adolescência, que já é naturalmente uma época mais complicada =)
    E Cons, aquele aparelho extra-oral (o “freio”) continua sendo muito usado e não está ultrapassado. O que ocorre é que hoje as crianças (cada vez mais novas) têm uma exigência estética muito grande, e é muito convencê-las a usar!
    A luvinha de plástico pode parecer feia aos nosso olhos de adultos, mas que tal dar uma chance e criar uma fantasia para que a criança entre na brincadeira?

    Beijos

  9. Mari Silva-Baars 2 de dezembro de 2010

    Meninas, gosto muito quando rola esse debate bacana por aqui (aliás, debate inteligente é só o que se vê, a audiência desse blog é super fina, elegante e sincera, rs…)

    A minha Bia não chupa o dedo, ela é fã das chupetas. Mas se o dedo preferisse, confesso que teria muitas reservas de usar um dispositivo como esse… Estou com a Mi aí de cima.

    Me parece que o aparelho impede que a criança dobre o polegar opositor, mas como foi um ped que receitou, não deve ter nenhum impacto no desevolvimento motor.

    E por falar em chupeta, lá em casa ela já tem data e hora pra acabar… A Bia já está ciente que terá que dar as suas para o papai noel, na noite de Natal, e está muito ansiosa. Vamos ver se funciona…

  10. Glória 14 de dezembro de 2010

    Olá,
    O meu filho tem 3 meses e começou com este hábito há alguns dias… Lembrei que em um
    ultrassom, ele apareceu chupando o dedo. Mas até alguns dias atrás ele não fazia isso. Vi que estas pulseirinhas são para a partir de 3 anos. Alguém tem alguma dica para um bebê menor? Só vou voltar no pediatra dele na próxima semana. Fico no aguardo. Obrigada!

    • Constance Zahn 14 de dezembro de 2010

      Glória, eu não sou pediatra, então só posso fazer uma observação de leiga, mas, pelo que andei lendo por aí na época que fizemos o post, chupar o dedo enquanto bebê é normal e não representa nenhum problema para a criança. Não sei exatamente a idade em que o hábito não é mais recomendável, mas imagino que seja entre 3 e 4 anos… Mas converse com o seu médico mesmo!!! Eu não posso falar sobre o que não sei… Bjos

  11. Glória 15 de dezembro de 2010

    Olá Constance! Muito obrigada pela sua resposta. Como vou ao pediatra na semana que vem, vou ver o que ele me diz e depois te conto, ok? Mais uma vez, muito obrigada. Beijos.

  12. jucelia 26 de janeiro de 2011

    Gostei muito da idéia , pois minha filha tem 4 anos , e chupa os dedos tanto da mão direita quanto da esquerda ( o polega) desde do seu nascimento , esta prejudicando os dentinhos dela. Já fiz de tudo para ela largar esse costume, mas não conseguir. Gostaria de saber como posso comprar esse aparelho. Beijos Jucelia

  13. Ruth 28 de janeiro de 2011

    Gostaria de saber como comprar essa
    “luva” de plástico não-tóxico que impede que a criança chupe o dedo. Ela vem com pulseirinhas coloridas (dá para colocar uma cor diferente a cada dia) que a criança não consegue abrir.
    porque meu filho chupa dedo deste o ventre.

  14. Aline 27 de abril de 2011

    No Brasil realmente não encontrei à venda, mas comprei um Thumbguard para milha filha de 5 anos pelo Ebay. O produto acabou saindo bem carinho (cerca de 320 reais por conta da conversão em dólar, do frete e de 60% de impostos cobrados pela receita federal aqui no Brasil :-O…), mas posso dizer que VALEU CADA CENTAVO. Já tinha quase perdido as esperanças de ver minha filha largar esse péssimo hábito, que realmente era muito intenso. O negócio FUNCIONA. Em 30 dias, ela de fato deixou de sentir a necessidade e estamos todos muito felizes. RECOMENDADÍSSIMO. Pena ainda não ter fácil acesso a isso no Brasil.

  15. Fabiana 20 de agosto de 2011

    Como faço para adquirir esta “luvinha” para a minha filha? Ela em dois anos e meio. Grata.

  16. thais 10 de setembro de 2012

    Pessoal, meu bebê tem 6 meses e agora o hábito de chupar o dedo está mais constante. Nunca quis dar chupeta porque ele nunca precisou, sempre dormiu bem sem sugar nada. Inclusive ele rejeita a chupeta quando tentei dar… ele tira e joga no chão. Estou tentando colocar luvinhas nele (ainda não consegue tirar) para ver se ele não pega o hábito da sucção, mas quando tiro a luvinha, ao menor sinal de fome ou sono, volta o dedo à boca. Tenho medo de deixar e depois não conseguir tirar… mas gostei da idéia da luvinha. Será que até ele fazer dois anos ainda vai existir?

  17. Manu 18 de dezembro de 2012

    Falou tudo Cacau! Prefiro ter de recorrer a um dentista do que a um psicólogo! Minha filha tb chupa o dedo desde antes de nascer e não vejo problema nenhum nisso. Vou deixar que ela largue o hábito quando quiser. Para as mamães que acham isso um problema, chupei dedo para dormir até os 10 anos. Minha irmã tb. Eu tive UM dente torto que corrigi com 2 anos de aparelho ortodôntico. Minha irmã, NADA! Os dentes dela são perfeitos, alinhados e nunca precisou usar aparelho. Então, não se desesperem. Um dia as crianças enjoam e largam o dedo. Além disso, seja o dedo ou a chupeta, para as crianças isso é um calmante e também uma espécie de “refúgio” para momentos de stress, ansiedade ou insegurança. Ou só uma maneira de se sentirem mais confortáveis para dormir, por exemplo. Tirar isso delas, é judiaria…afinal, todos temos nossas manias…pensem nisso!

    • Fernanda 5 de março de 2015

      Meu filho chupou o dedo desde a barriga, até 5 anos de idade. Comprei o Thumbguard e posso te garantir que ele não ficou nada traumatizado. Muito pelo contrário, ele adorava usar e pedia para colocar. Usou por exatos 20 dias e nunca mais colocou o dedo na boca. Acredito que as crianças tirando sarro da cara dele porque ele chupava o dedo era muito pior. E depois que ele perdeu o hábito, os dentes mudaram radicalmente, o sorriso é outro. Acho importante não julgar quem opta por ajudar o filho a superar uma dificuldade.

  18. Elaine 13 de março de 2013

    Minha filha usa essa luvinha há 2 anos, hoje tem 3,5. Ela chupa o dedo só na hora de dormir e no ritual antes do sono já pede prá colocar a luvinha. Comprei a primeira luva e coloquei na mão esquerda, pois ela chupava o polegar esquerdo. Ela começou a chupar o polegar direito. Então comprei outra e coloquei na mão direita e ela começou a chupar os dois dedos do meio. Mesmo com essa “migração” percebi que diminuiu muito o hábito. Quem recomendou essa luvinha foi uma dentista e meu marido encomendou na Inglaterra nas duas ocasiões. Não resolveu 100% mas eu aprovo e, em momento algum trouxe trauma, até porque desde o início apresentamos ela como uma brincadeira – tanto que chamamos as luvinhas de “de brincar”. . Agora vou comprar outra luva, de tecido, para inibir a sucção dos dois dedos do meio. Com a idade percebi também que muita conversa ajuda bastante. Ela já concordou em parar, porque senão seus dentes ficarão “de dragão” – outra metáfora que usamos e ela assumiu. Mas como chupa o dedo À noite,, às vezes nem percebe (por isso a luva ajuda). Toda noite ela diz: “Mãe, coloca o de brincar”.

  19. Jeferson Sathler 7 de fevereiro de 2014

    Pesoal,

    Gostaria de saber o site para comprar a luvinha ou a dedeira da Thumbguard.
    Tenho 2 filhos e ambos( 6 anos e 4 anos) chupando o polegar

    Obrigado,

    Jéferson

  20. Ivaní Amorim 17 de fevereiro de 2014

    A minha sobrinha tem 3 anos e meio, ela chupa dois dedos ao mesmo tempo o Indicador e o médio, tem luva pra esses dois dedos.

  21. Marcia 7 de junho de 2014

    Tbem gostaria de adquirir esta luvinha. Por favor, digam-me onde posso encontrá-la! Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *