Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Valentina, Pedro, Eduarda, Luca, etc...

Ahh! Eu não gostei não, conheci fulana que se chamava assim e era muito chata.” Vamos lá! Quem já não escutou essa frase na época da gestação? É incrível como cada bendito ser humano tem uma opinião sobre o nome de nosso futuro filho. Eu fico abismada. Você chega com o nome que acha maravilhoso e perfeito para sua cria e, de repente, a sogra, a bisavó ou a prima destrói o nome em alguns minutos. E vai, se for alguém da família que fala, você vai prestar mais atenção, não é? Bom, se for o marido é normal trocar. O meu, por exemplo, não gostava do nome Louise de jeito nenhum porque conheceu uma que tinha bigode. Meu contra-argumento sobre a existência da depilação não convenceu…

É terrível e desesperador. Na França, costumamos falar o nome do bebê somente no dia do parto, assim evitamos muita dor de cabeça. Já vejo vocês: “E o enxoval?” Bom, não temos essa tradição de enxoval que nem aqui. Obviamente, vamos comprar tudo que for necessário para o petit, mas não fazemos questão de acrescentar o nome (se for o caso, geralmente a mãe manda fazer). Porém, tem pessoas que aceitam falar o nome antes da data, mas é mais raro. Durante minha gestação, meus sogros, não acostumados com a minha cultura, estranharam muito tudo aquilo e quando falei que eles podiam chamar o bebê pelo apelido (que meu sogro não gostou by the way…) ficaram mais tranquilos.

Por que não divulgar? Primeiro, queremos evitar qualquer comentário. Segundo, podemos mudar de ideia até o final. Terceiro, provavelmente, um pouco de superstição.

De tudo isso, nasceu minha ideia de compartilhar com vocês o Top 10 dos nomes para meninos e meninas 2011-2012 na França.

Vai que dá ideia para algumas de vocês… 🙂

Proo é mãe de primeira viagem, francesa, ariana e não tão cabeçuda quanto o marido fala. Ama o blog da Constance, o Brasil e queria compartilhar com as colegas de fraldas: dicas, “bons plans”, diálogos, endereços (muitos em Paris e alguns aqui!).

fim

Mamãe a bordo

5 Comentários

  1. Proo 30 de setembro de 2011

    hehehehe. mil desculpas mas vai ficar um segredo, não quero divulgar o nome dele 😉
    por enquanto pelo menos, mas não faz faz parte do top 10 2012.
    Beijo

  2. Helô Helê 30 de setembro de 2011

    Por aqui a aceitação do nome da nossa passarinha foi unânine… até porque foi ela mesma quem escolheu, em sonho, uns anos antes de ser concebida. Não tinha nem o que discutir…

    Em compensação, com relação à composição do sobrenome, foi uma palpitaiada sem fim… até que cansei e já respondo “O pai e a mãe dela já decidiram e escolheram assim”. As pessoas não entendem que quando contamos o nome é apenas para partilhar a alegria e não pra pedir opinião.

  3. Leonor 13 de setembro de 2012

    A minha filha é Victória e tb foi ela q escolheu o nome! Mas toda a criatura tinha uma opinião! tanto foi que só o revelámos quando ela nasceu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *