Livro de arquitetura para crianças
Idealizado pela jornalista Bianca Antunes e a arquiteta Simone Sayegh, o livro de arquitetura para crianças Casacadabra, da editora Pistache, aproxima os pequenos de grandes projetos de forma lúdica e divertida. “Se o ensino de arquitetura começar pela criança, as cidades têm a chance de receber, no futuro, um olhar mais crítico e apurado de quem a constrói, na busca de melhores soluções urbanas”, argumenta da dupla.
Na obra, as crianças fazem uma viagem por dez casas ao redor do mundo, todas reconhecidas como grandes ícones da arquitetura. A escolha dos projetos priorizou o aspecto lúdico das moradas. Por exemplo, estar construída em cima de uma cachoeira, como é o caso da casa Fallingwater, de Frank Lloyd Wright; ter um dragão dormindo no telhado, a exemplo da Casa Batlló, de Gaudí; ou ser um abrigo sem paredes, como a Casa NA, de Sou Fujimoto. As construções ganham vida com as ilustrações descontraídas da designer Carolina Hernandes, que também assina o projeto gráfico do livro.
Recém-lançado, o livro é vendido através de uma campanha de financiamento coletivo do site Catarse. As contribuições, que vão de R$ 30 a R$ 173, garantem desde o livro até uma maquete da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. Assista ao vídeo com a explicação completa:
Algumas ilustrações do livro de arquitetura para crianças Casacadabra:

Casa NA (Sou Fujimoto): A casa sem paredes fica em Tóquio, no Japão

Casa Batlló (Antoni Gaudí): Detalhes, cores e um dragão no meio de Barcelona

Casa de Vidro: Lina Bo Bardi construiu sua casa como um mirante

Quinta Monroy (Alejandro Aravena/Elemental): Aqui, é o morador que constrói a outra metade da casa
(Fotos: Divulgação)
Veja também: 7 livros de arte para crianças
E mais: Aplicativo traz livros infantis com ilustrações em aquarela