Blog

Manual de instruções do bebê

Há alguns dias, estive na casa de uma amiga que está grávida pela 1ª vez e ela me mostrou um livro que havia adquirido em recente viagem: The Baby Owner’s Manual.

Trata-se de um “manual de instruções” do bebê. Mas o linguajar “técnico” e as ilustrações em forma de “esquema” são só para fazer graça… é claro que os autores (um pediatra americano e seu filho) não acreditam que cuidar de um bebê seja como utilizar um aparelho eletrônico. Com certo humor, o livro traz algumas dicas importantes e úteis, sanando centenas de dúvidas sobre amamentação, banho, sono, entre outras… Achei super interessante, um verdadeiro aliado para as mamães de primeira viagem!

* Mas gostaria de saber de vocês, mães, que livros vocês leram que ajudaram no começo da maternidade?

19 Comentários

  1. Ana Patricia 21 de junho de 2011

    Oi Marcela, quando estava grávida li esse manual também, é muito engraçado e bem claro e explicativo, mas li outros como “Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade” da Sociedade Brasileira de Pediatria, e “Criando Bebes”.
    Mas não existe nada como a prática!!!
    Beijos!

  2. Mariana Desimone 21 de junho de 2011

    Marcela, eu li a “Bíblia do Bebê” – nâo é nada católico e nem religioso, é um livri sensacional para toda a gravidez e os primeiros momentos do pequeno em casa. Eu li todos da Encantadora de bebês, e fora a parte do esquema de rotina dela, muitas dicas são bacanas.

  3. Isabela 21 de junho de 2011

    Meu marido ganhou este no trabalho, mas o que ajudou muito foi o Encantadora de Bebes.
    O que precisei ler e adotar foi o Nana, Nene…
    Beijos

  4. Paty Fontes 21 de junho de 2011

    O segredo da Encantadora de bebes, O bebe mais feliz do pedaco. Estes dois livros fizeram a diferenca.

  5. Ivy Farias 21 de junho de 2011

    Quem ai falou da Bíblia do Bebê falou bem! Este é um livro que acompanha muitas gerações e hoje quem revisa é um pediatra discípulo do autor. Não sou mãe, mas toda vez que uma amiga me conta que tá grávida eu corro pra comprar e nunca tem na livraria, sempre tem que encomendar. Uma vez minha irmã e eu estávamos em dúvida quanto ao funcionamento do intestino, procuramos no livro e lá estavam todas as explicações. Vale muito a pena, eu recomendo.

  6. Proo 21 de junho de 2011

    Eu dei este de presente para o meu marido e ele me deu “o que esperar quando você está esperando”. Muito completo!! E, obviamente, o famoso “Nana nene”.

  7. Flavia Figueira 21 de junho de 2011

    Estou lendo O segredo da encantadoras de bebes, estou adorando!

  8. Ana 21 de junho de 2011

    O livro a Encantadora de bebês livro azul foi muito bom, me ajudou muito

  9. Fabiana Nardy 22 de junho de 2011

    Eu li o Nana Nene. E o que me ajudou demais foi o site http://www.brasil.babycenter.com
    Vc faz um cadastro e eles enviam e-mail toda semana, desde a gravidez até os primeiros anos. Todas as duvidas que eu tinha corria lá. Minha filha é super tranquila e eu tirei de letra.

  10. Daniela Freitas 22 de junho de 2011

    Estou grávida de 7 meses e sem dúvida o livro mais útil que li até agora foi “O que esperar quando você está esperando.” Ele explica a gestação mês a mês e os primeiros meses do bebê. Muito bom!

  11. Giovana D. B. B. 22 de junho de 2011

    Eu ainda estou grávida, mas o livro que eu amo é A Encantadora de Bebês!
    É muito bom, pois ensina as mamês a entenderem seus bebês e descobrirem sozinhas o que precisam fazer!

  12. cristina 23 de junho de 2011

    orientaçao da criança – Autora Ellen Gold White – para educaçao dos filho, eh divino. e muito certeiro.

  13. Mary 23 de junho de 2011

    O livro que estou lendo é O Bebê Mais Feliz do Pedaço, do Dr. Harvey Karp que fala sobre a teoria da extero-gestação e como fazer para deixar o seu bebê mais tranquilo após o nascimento. Também estou lendo A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, da Laura Gutman, leitura MUITO enriquecedora tb. Mais do que recomendada.

  14. Fabricia 24 de junho de 2011

    Eu ainda estou na 10ª semana de gestação, esperando gêmeos!!! Foi um susto!

    Antes de engravidar já tinha comprado “O que esperar quando você está esperando” e “Filhos – Da gravidez aos 2 anos de idade” – este último muito fofo, com ilustrações lindas e muitas dicas. Também ganhei o “Nana nenê” e achei muito legal as orientações sobre a rotina do bebê.

    Agora estou à procura de um livro especificamente sobre gêmeos… Tenho muitaaaas dúvidas e preocupações, acho que os livros nos ajudam a reformular as ideias e o pensamento, e botar a cabeça em ordem.

    Abraços

    Fabricia

  15. Daiane Bomfim 25 de junho de 2011

    Li o O que esperar quando você está esperando… grávida pela primeira vez, o livro era perfeito para as dúvidas desesperadas que surgiam…tem tudo! amei!

  16. Ana Maria 26 de junho de 2011

    Ahh amei o NANA NENE.. que ensina como criar uma rotina para os bebes e adorei.. meu filho é calma e dorme a noite toda.. as dicas sao valiosas..

  17. danielle 29 de junho de 2011

    Olá, bom minha filhinha tem 6 meses, até agora li o Nana Nenem (Autor: Ezzo, Gary) e A Encantadora de bebes resolve todos os seus problemas. Pra mim o que eu mais gotei foi o nana nenem, a minha filha dorme a noite toda desde as 7 semanas de vida, graças a rotina e os conselhos dados pelo livro. Mas no meu ponto de vista, tudo depende do “tipo” dos pais, não adianta impor algo que vai contra a cultura, rotina, e jeito da casa, então o melhor livro ou “formula” para cuidar dos seus filhos, somente cada pai poderá descobrir….. Muitas amigas aboninam deixar chorando, outras acham que funcionam….
    Depende neh?!!!

  18. Karina 30 de junho de 2011

    O único livro que li no início da gravidez foi “Casamento a prova de bebês”. Dei pro meu marido o “Manual do grávido”, ambos gostei muito.
    Agora que a Angelina está com dois meses estou aprendendo tudo na prática. Questões técnicas como amamentar, dar banho e trocar fralda aprendi num curso para gestantes. No dia-a-dia vou conhecendo a personalidade dela e sabendo diferenciar a fome, o sono, a cólica, a fralda suja e a safadeza por colo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>