Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Ensaio newborn: tudo o que você precisa saber para escolher um bom profissional

Cada vez mais encontramos – e temos acesso – a novas tecnologias de fotografia, o que aumenta ainda mais o desejo de registrar todos os momentos dos pequenos. Porém, quando o assunto é recém-nascidos, todo cuidado é poucos. Ensaios newborn, como são chamados, devem ser feitos por profissionais devidamente treinados. Para entender melhor como funciona uma sessão de fotos deste tipo, bem como os cuidados, conversamos com a fotógrafa expert no assunto Vivi Guimarães. Dá uma olhada nas orientações que ela deu para os papais:

– O que é considerado um ensaio newborn?

É uma sessão de fotos na qual o bebê é fotografado no seu primeiro mês de vida. Os ensaios podem ser realizados em estúdios, devidamente preparados para receber os bebês, ou na própria residência da família. Uma das características deste tipo de ensaio é clicar o bebê em seus primeiros dias de vida. Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens.

– Com quantos dias é recomendado o ensaio?

Para o newborn clássico, indico fazer o ensaio até 15 dias de vida. Nesse período, os bebês são mais maleáveis e ficam confortáveis por maior tempo nas poses que lembram a posição que eles ficavam no útero materno. As cólicas geralmente começam a partir de 21 dias e para colocar os bebês nas poses desejadas o ideal é que eles estejam em sono profundo, o que geralmente fica um pouco mais difícil depois desse período. Já o estilo lifestyle, por ser um ensaio sem poses e no qual não manipulo quase nada o bebê, até 40-60 dias.

– Existe alguma regulamentação para um profissional fazer esse tipo de ensaio?

Não existe uma “regulamentação”, porém, há a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém- Nascidos, a ABFRN, que não só orienta os profissionais com atualizações, assim como possuí diversas indicações para os pais.

– E qual é a sua formação para ser expert em ensaios newborn?

Fiz cursos de fotografia no exterior com as melhores profissionais da área, para aprender sobre a fisiologia dos bebês e me aprimorar nesse assunto. Estou sempre estudando e tento, pelo menos uma vez por ano, me reciclar com workshops fora do Brasil. Faço parte do conselho da FHOX, que é uma das maiores feiras de fotografia do Brasil, na qual buscamos conhecimentos e profissionais para trazer para o Brasil.  O intuito é que possamos sempre melhorar o nível profissional nessa área tão específica da fotografia.

– Seus ensaios trazem uma veia mais lifestyle, com menos poses armadas e mais naturalidade do bebê. Algum motivo especial por optar por esta linha ou são sempre pedidos das mães?

Costumo dizer que o intuito do ensaio é que daqui a 20 anos, quando os pais forem olhar o álbum, que além de se emocionarem, não achem que está “fora de moda”. Por isso, prefiro sempre apostar em um ensaio mais clean e atemporal, fugindo um pouco do modismo. E acaba que minhas clientes se identificam com esse meu estilo, gosto e olhar.

– Quais os cuidados básicos que se devem ser tomados?

Segurança, conforto e bem-estar do bebê têm sempre que estar primeiro lugar!! Antes de uma foto bonita, zelo por esses fatores. Um ambiente preparado para atender os pequenos clientes (com temperatura, iluminação e acessórios certos) e um profissional competente e capacitado são os pontos de partida. Outro ponto MUITO importante é que no dia do ensaio ninguém pode estar doente – nem os pais, e muito menos a fotógrafa. Para mim, isso é respeito e cuidado!!

– Quais são as condições mínimas que um estúdio precisa ter?

Controle de temperatura e umidade. A temperatura do ambiente deve estar entre 26 a 30 graus. Essa poderá variar conforme o bebê sentir frio ou calor. O ambiente e todos os acessórios e equipamentos usados devem estar devidamente higienizados e as mãos devem ser constantemente limpas com álcool gel durante a sessão.

– Por quanto tempo um bebê pode ficar na mesma posição?

Não existe uma regra de “um tempo determinado” para cada pose, porém, cabe ao profissional que conheça as limitações e os riscos envolvidos em cada uma das poses que o bebê se encontra.  É de responsabilidade do profissional garantir essa segurança e conforto do fotografado.

– Por que os pais não devem tentar repetir as posições em casa?

Existem muitas técnicas para manusear e fotografar um bebê, e todo cuidado é pouco. Diferente dos pais, um fotógrafo newborn estudou, além de técnicas de fotografia, a fisiologia do bebê. Outro ponto importante é a segurança do que se está fazendo. Qualquer insegurança, que é normal os pais terem neste começo, pode prejudicar e machucar o bebê.

– Quanto tempo deve demorar um ensaio?

Geralmente entre três e quatro horas. Tudo é feito com muita calma, respeitando sempre o bebê, suas necessidades e rotina, como mamar, trocar fraldas… Nunca peço para que mudem a rotina do bebê no dia das fotos, principalmente no que se refere aos horários das mamadas. Quem se adapta a ele sou eu, e não o contrário. Interrompo a sessão quantas vezes forem necessárias para que o bebê esteja bem e confortável.

– Algum cuidado ou atenção especial aos acessórios decorativos?

Sim!! Tudo deve ser higienizado constantemente. Jamais deixe o fotógrafo usar acessórios pontiagudos ou de vidro. Tudo que entrar em contato com o bebê, como mantas e gorrinhos, além de serem higienizados com produtos próprios para recém-nascidos, devem ser antialérgicos para que não causem nenhum tipo de alergia em contato com a pele. No meu caso, uso tudo do meu acervo, pois tenho certeza da higiene e segurança.

(Fotos: Vivi Guimarães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *