Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

10 brincadeiras em casa para as férias

Vocês resolveram não viajar nas férias e as crianças estão sem nada para fazer em casa? Com poucos recursos e muita criatividade dá para inventar brincadeiras divertidas sem gastar muito. Abaixo, separamos 10 atividades super fáceis de executar. Mãos à obra!

1. Carimbo de batata

Materiais: Batata, lápis, estilete, tinta guache e papel

Como fazer: Pegue uma batata crua e corte-a ao meio. Em uma das metades, faça um desenho com lápis (um coração ou uma estrela, por exemplo). Retire com uma faca ou estilete o excesso ao redor do desenho, como se estivesse recortando-o. Separe um pratinho com tinta. Passe a batata sobre a tinta e, em seguida, pressione-a sobre o papel. Experimente fazer vários desenhos diferentes na batata e usar diferentes cores de tintas para as crianças carimbarem.

2. Macarrão colorido

Materiais: Macarrão cru, saquinho plástico com fecho, vinagre e corante alimentar e papel toalha

Coloque um punhado de macarrão cru (de preferência do tipo penne) em um saquinho plástico com zíper. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco e 2-3 gotas de corante alimentar. Feche o saquinho e dê para seu filho agitar até que a massa fique totalmente colorida. Retire, espalhe sobre um papel toalha e deixe secar. Use vários saquinhos para criar cores diferentes. Quando secar, as crianças podem usar as  massinhas para fazer colares e pulseiras, usando um barnate, ou até uma pequena obra de arte 🙂

3. Caça ao tesouro

Faça uma lista de objetos e esconda-os em pontos diferentes da casa (em um local acessível para as crianças, claro). Se eles ainda não podem ler, desenhe um esboço dos itens escondidos. Está pronta a caça ao tesouro!

4. Caixas de papelão

Vá até o mercado mais próximo e veja se eles têm caixas de papelão sem uso para que você possa levar para casa. Entregue as caixas para as crianças e deixe a imaginação tomar conta. Eles podem construir um castelo, decolar em uma nave espacial ou velejar para um novo mundo.

5. Arco-íris de giz

Materiais: Forminhas, assadeira e giz de cera

Como fazer: Deixe que a criança pegue vários pedaços de giz de cera de cores diferentes e coloque um punhado deles em cada forminha (experimente forminhas com formatos e tamanhos diferentes). Não esqueça de retirar qualquer resto de papel, rótulo ou embalagem dos bastões. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido por cerca de 3 minutos. O derretimento é muito rápido, portanto, fique de olho no fogão. Retire a assadeira do forno e deixe o giz secar nas forminhas de quatro a seis horas, em temperatura ambiente. Depois, é só desenformar e o arco-íris está pronto!

Foto: momto2poshlildivas.com

6. Cabaninha
Muito simples: com um lençol e o apoio de cadeiras ou sofá já dá para montar uma cabaninha em qualquer lugar da casa. As crianças podem levar seus brinquedos, fazer contação de histórias e até tirar uma soneca.
.
7. Pega-vareta com palitos de churrasco
Separe 25 palitinhos de churrasco e pinte com tinta guache por cor, sendo 06 amarelos, 06 verdes, 06 vermelhos, 06 azuis e 01 preto. Espere secar e comece a brincadeira. A ideia é tentar pegar as varetas sem mexer, conseguindo uma pontuação alta.
.
8. Rearrumar o quarto
Se seu filho tem idade suficiente para mover com segurança pequenos móveis ao redor, deixe-o explorar seu lado criativo e reorganizar seu quarto. Dependendo do resultado, pode ser uma arrumação definitiva ou só uma brincadeira para uma tarde de tédio.
.

9. História em quadrinhos

Você vai precisar de um bloco de papel e caneta ou lápis para desenhar. Na parte inferior do bloco, a partir da esquerda, faça um boneco, um carro, um cachorrinho ou qualquer coisa que você queira colocar em movimento. Na próxima página, desenhe a figura novamente com uma pose um pouco diferente e um pouco posicionado para a direita da página. Repita esse processo em cada página até chegar ao lado direito do bloco. Agora, folheie as páginas com o polegar para ver o seu desenho se mover ao longo da página!

10. Fantoches com saco de papel

Basta desenhar um rosto em um saquinho de papel (de doces etc) e o fantoche está pronto! Para tornar os personagens mais criativos, decore com fios de barbante, criando cabelos, botões para os olhos e glitter para as bochecas. Os cílios e lábios podem ser desenhados com canetinhas coloridas. Outra dica é fazer os fantoches com meias velhas!

Foto: joshbrewsterphotography.com

*No Goodies tem mais duas receitinhas ótimas para tirar as crianças do tédio: massinha de modelar e bolhinha de sabão caseiras! Mamães, compartilhem outras brincadeiras com a gente nos comentários!

6 Comentários

  1. LUANA 15 de julho de 2012

    ADOREI É MUITO LEGAL

  2. camilly 4 de junho de 2013

    amei

  3. gisele 12 de julho de 2013

    Oi adorei o trabalho com o giz de cera é fantástico, mas será que pode ser feito no microondas?!!!!
    Bjos amei as brincadeiras!!!

  4. tayssa 28 de fevereiro de 2014

    amei as brincadeiras

  5. maria 14 de dezembro de 2015

    amei as brincadeiras vou fazer com a minha sobrinha!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *