Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Xixi noturno: 17 dicas para evitar o vazamento de fralda noturna

Não é à toa que dizem que maternidade é padecer no paraíso. Por um lado, não dá para descrever a emoção de sentir o cheiro do cabelinho de um filho, por outro… ter que encarar troca de lençol do berço às 2:30h da manhã por causa de vazamento de fralda noturna está pau a pau com limpar vômito do sofá, com sorriso no rosto, dizendo “Não foi nada, meu amor, isso acontece!” no top 10 da lista de coisas que poderíamos passar sem ao nos tornarmos mães. Em algum momento, vai acontecer vazamento noturno, pode ter certeza, não vai ter como escapar dessa. O pior é que o xixi noturno encharca as roupinhas, os lençóis e interrompem o sono.

No Instagram, vocês, leitoras, contaram um pouco sobre as experiências que viveram e o que ajudou nessa fase. O fluxo de mensagens foi tão grande, que resolvemos nos aprofundar no tema e trazer um post completo para vocês! Agora, vamos dividir com vocês tudo o que aprendemos para evitar o vazamento da fralda. Com certeza uma (ou duas, ou três…) dessas dicas vai ser super útil para sua família.

xixi noturno

Créditos: Willian Fortunato

Por que a fralda vaza?

Existem alguma razões para o vazamento de fralda noturna:

  • O corpo do bebê não produz hormônio antidiurético suficiente.

O hormônio antidiurético diz para nosso corpo para diminuir a produção de urina. Nos adultos, os níveis desse hormônio aumentam durante a noite para você não ficar acordando constantemente para o banheiro no meio da madrugada. Os níveis do hormônio antidiurético nos bebês são mais baixos, e a produção de urina permanece alta durante a noite, o que causa o vazamento noturno.

  • O bebê está entre dois tamanhos de fralda

Quando isso acontece, nenhum tamanho se ajusta perfeitamente no corpo do bebê. É uma situação provisória, vai passar logo.

  • O bebê se mexe muito durante a noite

O quando o bebê se movimenta durante a noite (o que é muito normal), a fralda se movimenta junto e pode se desarranjar, aumentando as chances de vazamento noturno.

  • O bebê dorme de bruços

Dormir de bruços coloca pressão em diferentes pontos da fralda e aumenta as chances de vazamento de fralda noturna.

  • Fraldas de má qualidade

Algumas fraldas, por serem de qualidade inferior e menos anatômicas, não cumprem o que prometem.

Créditos: Zelle Duda

17 dicas para evitar o vazamento da fralda durante a noite

Fizemos uma coletânea com as melhores dicas que recebemos das mães e pais que nos acompanham abaixo, confira e teste:

1. Troque a fralda do bebê pouco antes dele dormir

Nem precisamos dizer que uma fralda seca deixa o bebê a mais confortável e ajuda a dormir melhor, né? Inclusive, se você precisa de mais dicas para ajudar seu filho a dormir melhor, leia nosso texto sobre como ensinar o bebê a dormir.

2. Use fraldas noturnas

As fraldas noturnas são projetadas especificamente com camadas ultra-absorventes para manter o bebê seco por mais de 12 horas.

3. Use um tamanho maior de fralda à noite

O vazamento de fralda durante a noite acontece quando o xixi noturno tem um volume grande demais para a fralda absorver. Tente aumentar um tamanho para que haja mais espaço e absorção durante a noite. Para muitas das nossas seguidoras, essa simples dica funcionou!

4. Mude a marca da fralda

Cada marca absorve o xixi noturno de forma diferente. Experimente algumas marcas e tamanhos diferentes.

5. Use fraldas de pano

Fraldas de pano são mais absorventes do que as descartáveis. Pode ser uma boa opção para a noite. Elas podem, inclusive, ser usadas em conjunto com a fralda descartável. Nós já comentamos aqui no site sobre as opões de fraldas ecológicas.

xixi noturno

Créditos: Polina Tankilevitch

6. Adicione um absorvente íntimo noturno feminino dentro da fralda

A necessidade é a mãe da invenção! Colocar um absorvente feminino (corte as abas) na fralda antes dele dormir ajuda na absorção de xixi noturno, evitando o vazamento da fralda

Falando em absorventes descartáveis, você já conferiu nosso post sobre substitutos sustentáveis – e muito mais práticos – para uma menstruação com menos lixo?

7. Meninos, pipi para baixo!

Este é um passo importante que muitos pais esquecem. Na última troca de fralda antes de dormir, certifique-se de colocar o pênis para baixo antes de fechar a fralda.

8. Trocar as fraldas durante as refeições noturnas ou ao acordar

Sempre que o bebê acordar para mamar ou estiver agitado durante a noite (veja aqui 15 motivos por que o bebê não dorme bem) verifique a fralda e troque-a. Isso vai ajudar, inclusive, ao bebê a adormecer mais rápido, pois uma fralda sequinha é muito mais confortável.

  • Dica: Esse processo de troca no meio da noite tem que ser feito sem acender a luz do quarto, sem som e de forma mecânica para que o bebê entenda que essa não é uma hora para acordar e ter inteiração. Portanto evite contato visual e não converse com o bebê.

9. Incentive a posição de costas

As fraldas dos bebês que dormem de barriga para baixo têm muito mais probabilidade de vazar. Incentive ou bebê a dormir de costas. Nem precisamos dizer que esse é um hábito mais seguro para dormir, né? Lembre-se de que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) adverte que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.

10. Limite líquidos à noite

Esse dica é para ser usada com muita cautela e observando bem a criança. Acreditamos que, se o bebê está mamando no peito, tomando mamadeira ou pedindo água, suas necessidades vêm antes (ele pode ficar levemente desidratado ou com fome e isso o impede de voltar a dormir facilmente).

xixi noturno

Créditos: Taisiia Shestopal

11. Adicione um protetor de colchão

Isso cria uma camada extra de proteção entre o bebê e a cama. Os lençóis impermeáveis são excelentes opções para evitar que o xixi chegue até o colchão. Caso seu filho também durma na sua cama ou se alimente por lá, vale comprar uma capa para sua cama também. Assim, se cair água, leite ou vazar xixi, todos os colchões estão preparados e protegidos.

  • Dica: Se o bebê tem menos de 12 meses, não é recomendado que durma com nada extra na cama, pois existe o perigo de sufocação se ele puxar o protetor para cima e ficar enrolado. Portanto, se for usar o forro, tem que ser embaixo do lençol.

12. Faça camadas de lençol com forro no colchão

Economize tempo (e humor) durante a noite fazendo várias camadas no colchão, que podem ser trocadas facilmente no caso de vazamento de fralda noturna: lençol, forro, lençol, forro, lençol, forro. Coloque quantas camadas achar necessário. Assim, quando uma camada molhar, é só retirar a dupla “lençol + forro” que a próxima camada de “lençol + forro” já estará lá, pronta para ser usada.

13. Troque novamente o bebê quando você for dormir

Experimente fazer uma troca extra de fralda mais tarde, antes de você ir deitar, mesmo que ele esteja dormindo. Claro, se a fralda estiver completamente seca, não vale a pena. No entanto, é importante checar e trocar, mesmo que ela não esteja totalmente “cheia”. Novamente, a ideia aqui é fazer esse processo sem acordar o bebê ou agitá-lo.

14. Use duas fraldas

Experimente usar uma fralda sobre a outra, cortando as laterais de uma fralda e colocando  outra por cima. Aqui a dica é fazer alguns furos na parte externa da fralda que fica em contato com o bebê para que o xixi noturno vaze para a fralda externa. Embora essa seja uma dica muito compartilhada pelas mães, é preciso lembrar que há pediatras que não a aconselham. Consulte o seu.

Créditos: Tuva Mathilde Løland

15. Tapete ou lençol descartável

Uma alternativa para os vazamentos noturnos é colocar um terceiro item na cama: o lençol (ou tapete) descartável. No Instagram, algumas mães compartilharam que colocam o tapete higiênico (aquele de cachorro, sabe?) entre o lençol comum e a capa impermeável. Assim, é só trocar o lençol e jogar fora o tapete higiênico. Por conta dos produtos químicos do tapete animal, não é ideal que ele fique por cima do lençol, onde pode ter contato com a pele do bebê.

Outra opção são os lençóis descartáveis, idealizados para bebês e crianças. Com 85cm x 64cm, esse produto é feito com material absorvente. Seu tamanho não abrange o berço todo, por isso é preciso encaixar na região onde o bumbum do bebê costuma ficar (e por onde pode passar ao longo da noite). Como é específico para os pequenos, ele pode ser colocado por cima do lençol convencional – o que facilita ainda mais a troca noturna, já que é só jogá-lo fora e colocar um novo.

16. Forro geriátrico (lavável)

Para quem prefere opções mais sustentáveis, os forros geriátricos são uma boa pedida. Os materiais são resistentes e laváveis. Dentre os produtos para a terceira idade, você encontra diversos para cama que são impermeáveis ou absorventes. Vale a pena testar alguns deles!

17. Leve seu filho ao banheiro antes de dormir

Se o bebê já começou a ir ao banheiro, mesmo que sem o desfralde completo, vale a pena incluir o banheiro na rotina noturna. Dessa forma, você já cria uma rotina positiva e pode evitar um vazamento depois. Nem sempre a criança vai ter vontade, mas é sempre bom oferecer!

. . . . . . . 

Leia mais: Meu leite é insuficiente para o meu bebê. O que posso fazer?

Veja também: A amamentação depois do primeiro mês

Já segue a gente no InstagramFacebook?

Babies & KidsCuidados e dia-a-dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *