Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Quais são os primeiros exames do bebê?

Os primeiros exames do bebê começam assim que ele nasce. São tantos nos primeiros dias que os pais podem ficar confusos – ou com medo de deixar algum passar. Por isso, a nossa colunista, Dra Gabriela Ochoa (CRM 162.456), explica aqui quais são os procedimentos necessários nos primeiros dias, onde esses exames são feitos e mais. Confira:

Foto: Büşranur Aydın no Pexels

Quais são os primeiros exames do bebê?

Os primeiros exames do bebê são realizados ainda na maternidade para garantir que o bebê está saudável e apto para ir para casa. Eles são obrigatórios e feitos gratuitamente! Veja quais são esses exames:

Teste do pézinho

Existem três tipos de teste do pézinho:

  • Básico: avalia 6 doenças;
  • Ampliado: avalia 10 doenças;
  • Expandido: avalia 54 doenças.

Os dois primeiros são oferecidos sem custos nas maternidades, mas o expandido deve ser pago à parte caso os pais o queiram.

Teste da orelhinha

O teste é feito para checar a saúde auditiva. Se for localizada alguma alteração, o bebê já pode começar a tratar o problema, que pode ser curado ou amenizado.

Teste da linguinha

Esse é o teste que checa se a criança tem qualquer problema do freio lingual (ou seja, se ela tem “língua presa”). Alterações no freio prejudicam a amamentação, alimentação e fala dos pequenos, por isso deve ser feito e repetido caso o bebê apresente dificuldades para mamar. De preferência, caso seja necessário, repita o exame com outro profissional qualificado.

Na nossa coluna sobre freio lingual e amamentação você pode entender mais sobre o tema e quais são os caminhos para manter o aleitamento materno.

Teste do coraçãozinho

Com um oxímetro, o profissional checa a oxigenação do sangue e os batimentos do bebê. Caso tenha qualquer alteração, o bebê é encaminhado para outros exames mais detalhados e, se necessário, já inicia tratamento.

Teste do olhinho

O exame do olhinho é feito para garantir a saúde ocular dos pequenos. Em caso de alterações, os bebês precisam fazer mais exames específicos para fechar o diagnóstico.

Teste sanguíneo

Ele é feito para checar o tipo sanguíneo do bebê. Esse teste é importante porque, caso haja incompatibilidade com o sangue da mãe, o risco dele desenvolver icterícia é maior.

Teste do quadril

O exame checa a saúde óssea dos pequenos.

Existe exames eletivos para bebês?

Todos os exames citados acima são obrigatórios. Depois, existem alguns testes eletivos que podem ser feitos caso os pais queiram – mas eles são pagos à parte! São eles:

  • Teste da bochechinha (ou DNA Bebê);
  • SCID e AGAMA.

O teste DNA Bebê não é recomendado atualmente como um exame de rotina para os pequenos. Já o SCID e AGAMA pode ser feito junto com o teste do pézinho e é focado em detectar imunodeficiência primária.

Esses exames podem ser repetidos?

Caso tenha alguma alteração nos testes obrigatórios ou a criança apresente algum sintoma posterior, o recomendado é que sejam feitos outros exames mais específicos para cada caso. No entanto, o teste da linguinha pode ser repetido, já que nem sempre o problema no freio é detectado no primeiro exame – e não existe outro exame que possa ser feito para diagnosticar a língua presa.

Até a próxima coluna,

Dra. Gabi Ochoa

Pós-graduada em Emergências Pediátricas pelo Hospital Albert Einsten; Nutrologia Pediátrica pela Boston University School of Medicine e Nutrição Materno Infantil pela FAPES; e consultora de amamentação e sono; a médica pediatra Gabriela Ochoa tira todas as dúvidas das mães sobre o bem estar dos bebês e das crianças na coluna “Saúde dos Pequenos”.

. . . . . . . 

Leia mais: A importância do vérnix par a recém-nascido

Veja também: Como evitar que o bebê fique com a cabecinha amassada?

Já segue a gente no InstagramFacebook?

ColunasSaúde dos pequenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *