Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Pode ter planta no quarto do bebê?

Já pensou em colocar planta no quarto do bebê? Uma idéia inimaginável até pouco tempo atrás é uma tendência do momento (acompanhando a recente onda de se criar uma pequena selva urbana dentro de casa).

Mas o que é importante saber antes de escolher as plantas para o quarto do bebê? Reunimos tudo aqui!

planta no quarto do bebê

Crédito: Pinterest

QUARTO COM PLANTA FICA COM POUCO OXIGÊNIO?

Uma crença do tempo das nossas avós é que a de não se podia ter planta no quarto, porque o ambiente poderia ficar com pouco oxigênio e muito gás carbônico. Na verdade, o que acontece é que, na presença de luz, as plantas realizam o processo de fotossíntese, absorvendo gás-carbônico e liberando oxigênio. E durante a noite, na ausência de luz, elas realizam apenas a respiração celular, na qual consomem um pouco do oxigênio que liberaram durante o dia.

Isso quer dizer que, durante a respiração celular, a quantidade de oxigênio que elas consomem é muito pequena e chega a ser menor do que o oxigênio consumido pelos nossos bichinhos de estimação, por exemplo. Então, não precisamos nos preocupar com uma possível falta de ar no quarto.

MEU BEBÊ PODE TER REAÇÕES ALÉRGICAS?

Um ponto importante são as possíveis alergias. Nesse caso, a única preocupação deve ser com as flores que soltam pólen, pois ele pode desencadear processos alérgicos nos bebês e nas crianças. Espirro e coriza constantes apenas nos ambientes em que as flores estão podem ser um sinal de alergia.

planta no quarto do bebê

Crédito: Pinterest

QUAIS SÃO AS PLANTAS SEGURAS PARA O QUARTO DO BEBÊ?

Quando for escolher plantas para decorar o quarto do bebê, é fundamental ter alguns cuidados. Algumas espécies podem ser tóxicas para os pequenos, por isso, o ideal é optar pelas que são seguras para toda a família.

Uma boa opção podem ser espécies que não precisam de tantos cuidados e que precisam apenas de luz indireta.

ESPÉCIES SEGURAS

As melhores opções para o quarto do bebê são a árvore-da-felicidade, o bambu-da-sorte, o lírio-da-paz, lavanda, camomila, espada de São Jorge e suculentas.

planta no quarto do bebê

Crédito: Pinterest

MELHOR EVITAR

Espécies como jibóias, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, antúrio, avenca e bico-de-papagaio estão proibidas no quarto dos bebês porque podem ser venenosas para os pequenos em caso de ingestão. O ideal é não escolher nenhuma planta que possa ter um cheiro muito forte, para evitar alergias, e também é muito importante evitar as que possuem espinhos, como os cactos. As pendentes com folhas que caem muito, como a samambaia, podem fazer muita sujeira e ainda há o risco do bebê colocar as folhas secas direto na boca.

AS PLANTAS PODEM AJUDAR A FILTRAR O AR DO QUARTO

Estudos da Nasa confirmam que as plantas podem ser um poderoso filtro do ar natural, capazes de, inclusive, neutralizar possíveis presenças de gases tóxicos e totalmente invisíveis, sobre os quais dificilmente pensamos.

É assustador pensar nisso, porém mobiliários como guarda-roupa, estantes, berço, trocador, poltrona e até as roupinhas novas podem conter gases tóxicos como formol, no caso da madeira e corante dos tecidos e tintas, xileno dos papéis de parede, amónia dos produtos de limpeza e benzeno dos vernizes.

planta no quarto do bebê

Crédito: Pinterest

Um estudo realizado pelo cientista americano Bill Wolverton para a Nasa, mostra que as plantas filtram e neutralizam naturalmente todos esses gases tóxicos invisíveis, e ainda ajudam a manter um bom fluxo de oxigênio nos ambientes. 

A boa notícia é que as plantas podem ser aliadas na hora de manter a temperatura e a umidade reguladas dentro do quartinho do bebê, principalmente no caso de crianças com problemas respiratórios causados pela secura. Nesse caso, as plantinhas podem ajudar a regular o ambiente e isso pode fazer com que a noite de sono dos pequenos seja mais agradável.

AS 12 PLANTAS COM MAIOR A CAPACIDADE DE FILTRAR O AR

Em seu livro “How To Grow Fresh Air”, Bill Wolverton mapeou as espécies de plantas domésticas com a maior capacidade de purificação do ar. Algumas delas são: Hera-inglesa, lírio-da-paz, espada-de-são-jorge, clorofito, babosa, jibóia, ráfia, gérbera, azaleia e samambaia.

Nem todas as espécies dessa lista são indicadas para o quarto do bebê, como a jibóia e a samambaia, mas você pode aproveitar e colocá-las em outros cômodos da casa.

CUIDADOS GERAIS

São vários os benefícios, não só estéticos, de ter uma planta no quarto do bebê, porém alguns cuidados básicos são necessários. É  importante manter as plantas sempre muito bem cuidadas, seguir a rotina de rega que a espécie que você escolheu precisa e também a sua necessidade de luz.

Assim fica mais fácil garantir que a planta no quarto do bebê não vai desenvolver algum tipo de mofo, praga, cheiro forte, ou até chamar insetos. Caso você opte por ter sempre um arranjo floral no quartinho do pequeno, cuide para que as flores estejam sempre bonitas, e troque a água todos os dias.

Só as plantas saudáveis podem ficar no quarto do bebê, se notar algum sinal estranho, troque o vaso de ambiente. E se você gostou dessa ideia e quer seguir essa tendência converse com o pediatra do seu filho, veja o que ele pensa sobre isso, e siga as suas instruções de segurança também.

. . . . . . . 

Veja também: Arte no quarto do bebê

Já segue a gente no Facebook e Instagram?

Quartos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *