Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Pais em Ação | Educar os filhos: um caminho de respeito

Educar os filhos pode, às vezes, parecer uma missão impossível. O cansaço, o medo e as inseguranças podem abalar os pais durante o caminho. Por isso, Daniela Nogueira, do Pais em Ação, traz em sua coluna uma reflexão sobre o lado dos pais no cuidado com os filhos. Confira:

Um caminho de respeito

Foto: Gustavo Fring no Pexels

Sabe o que eu queria que vocês guardassem no coração? Que não existe técnica ou metodologia perfeita para ser pai e mãe. Em um mundo tão polarizado como estamos vivendo, é fácil se perder na infinidade de informações que existem por aí sobre todo e qualquer assunto – na maternidade não seria diferente.

Então, o que eu sempre digo nos meus aconselhamentos é: saibam o que são cuidados de alta qualidade para crianças pequenas e entendam quais são as verdadeiras necessidades físicas, emocionais e cognitivas de um bebê. Se perguntem o que existe de mais respeitoso nos cuidados e nos serviços oferecidos.

Creio que este é um excelente ponto de partida, pois já sabemos que não basta ter amor ou ser ”ótima com crianças” – é preciso respeito. E para os profissionais é preciso também formação contínua. Partindo daí, veja o que é possível na sua casa, veja o que bate com seus valores e com o humano que você quer educar.

O melhor presente que podemos dar aos nossos filhos é nos sentirmos competentes para cuidar deles. E certamente o conhecimento nos ajuda a adquirir a confiança necessária para encarar os desafios do desenvolvimento infantil.

Deixo com vocês um trecho do livro “Dear Parent: caring for infants with respect”, da autora Magda Gerber, que ainda não existe tradução para o português:

“Meu objetivo é que você realmente entenda o que quero dizer. Daí você fica com o que gosta e rejeita o que não gosta. Mas isso é que é tão difícil: o entendimento [do que é educar com respeito]. É fácil dar conselhos, mas se bons conselhos funcionassem, seríamos todos perfeitos. Não espero que você ou qualquer outro pai/mãe seja um super-humano. Só espero que os princípios do RIE [método educacional] lentamente se tornem parte da sua consciência, do seu pensamento e das suas ações e que, eventualmente, quando eles realmente se tornarem parte de você, eles sirvam como as suas próprias diretrizes internas. Essas diretrizes internas podem lembrá-la gentilmente sempre que você der uma escorregada para “tentar novamente”, o que significa usar um pouco mais de paciência, empatia e sensibilidade na próxima vez.”

Me digam, é ou não é um excelente ponto de partida?

Como mães, pais e cuidadores não é fácil estarmos atentos aos pequenos detalhes tão necessários para educarmos bem com respeito. Mas essa energia enorme que estamos investimos ao escolher educar as crianças assim, trará seus frutos!

Até a próxima coluna,

Daniela Nogueira.

Daniela Nogueira é psicóloga de formação e educadora de coração. Aprofundou seus estudos sobre a primeira infância na abordagem Pikler pela Associação Pikler-Lóczy França (APL) em Paris e nos fundamentos do RIE, em Los Angeles, EUA. Idealizadora do Pais em Ação, projeto que apoia pais e mães na educação dos filhos oferecendo aconselhamento personalizado, domiciliar ou online, com um olhar de profundo respeito pela criança e sua infância. Daniela está envolvida no universo infantil há mais de 18 anos com experiências em co-educação nos EUA, trabalho terapêutico em instituições para crianças desabrigadas de suas famílias e atuação como professora na educação infantil em escolas particulares de São Paulo e Rio de Janeiro. Além do aconselhamento parental, ministra palestras e workshops ao vivo e online para escolas, empresas e grupos maternos. É mãe orgulhosa de casal de gêmeos de 5 anos.
ColunasPais em Ação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *