Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Organize-se para ter seu próprio negócio em casa!

financas-para-as-maes-cabecalho

Equipe Finanças Femininas

Garantir renda todo mês sem precisar sair de casa diariamente, enfrentar trânsito e a correria das ruas é como vislumbrar um sonho, não é verdade? Mas essa é uma realidade que tem conquistado cada vez mais as pessoas. Buscar formas de ganhar dinheiro sem precisar passar pelos percalços das rotinas em empresas, ter autonomia para conquistar objetivos, são motivos que levam muita gente a investir em um negócio próprio.

Se você é empreendedora e pretende trabalhar em casa, o lance aqui é montar boas estratégias para ver o negócio prosperar, sem as preocupações de cuidar de uma carreira dentro da empresa ou esperar um aumento demorado. Afinal de contas, sua chefe é você!

Agora, para não deixar que esse sonho vire um enorme pesadelo, é preciso ter muita organização! Sem disciplina, não há vitória. O fato de você ser a autora das regras daqui para frente não significa que as coisas serão mais fáceis, é sinal de que você está disposta a assumir uma grande responsabilidade! Pense no quanto isso é excelente! Não dá nem para descrever a satisfação pessoal que temos ao ver o que criamos crescer e dar certo!

JOGUE FORA O DESLEIXO!

Levantar da cama sabendo que não será preciso enfrentar o trânsito, nem calçar aquele salto incômodo é mesmo maravilhoso! Mas essas “regalias” do home office não significam que você tenha que trabalhar feito um trapo!

Imagine se ainda estivesse trabalhando como funcionária de uma empresa, como você iria sentir-se se chegasse ao escritório de pijama, com a cara toda amassada? Péssima, né? E não digo apenas pelos olhares estranhos que iriam recair sobre você, mas para si mesma, com certeza a situação iria te deixar para baixo.

Trabalhar em casa, ainda que você tenha muito mais conforto do que no escritório, exige estar atenta a pequenos cuidados que vão interferir na sua motivação. Manter uma boa aparência vai te ajudar a trabalhar com gás, bem disposta. Continue colocando seu relógio para despertar cedo, tome um bom banho e troque o pijama por uma roupa confortável, mas que não deixa de ser arrumada!

comecar-negocio-em-casa-home-office-maes-gravidez

CONTAS SEPARADAS

Assim como será preciso separar as gavetas de itens pessoas daquelas com documentos de trabalho, você também precisa se preocupar em manter suas despesas separadas dos gastos pessoais. O convívio do trabalho com o ambiente do lar facilita a misturar as despesas e o resultado disso não será bom.

Com as contas misturadas, é bem possível que você passe a encarar uma situação de descontrole financeiro. À medida que seu negócio for dando retorno, separe o dinheiro que será para mantê-lo vivo daquele que servirá para bancar a sua vida. Use também planilhas separadas para detalhar seus gastos.

Manter a organização das contas vai te ajudar a avaliar a saúde do seu negócio, observar as estratégias que estão dando retorno e quais pontos precisam ser repensados para você aumentar seu faturamento.

ADAPTAÇÃO DO ESPAÇO

A partir do momento em que definiu que irá trabalhar de casa, o ideal é que você faça a adaptação de algum cômodo para transformá-lo em um escritório. Se houver uma sala de TV, converse com sua família para analisar a possibilidade de levar o aparelho para a sala de jantar e liberar o espaço para você. Caso tenha crianças com quartos independentes, uma alternativa é colocá-las para dividir o mesmo cômodo e usar um deles como escritório.

Em um primeiro momento, tudo isso pode gerar um desconforto e muita reclamação, mas lembre a todos que as mudanças são para a saúde financeira da família! Além disso, o objetivo aqui é fazer o negócio crescer, certo? Mostre a todos que a dificuldade inicial será temporária e como o negócio pode melhorar as condições de vida de todos vocês.

Se não for possível usar um cômodo com exclusividade, tenha uma conversa firme com todos que moram com você e determine que, nos horários em que precisar trabalhar, não poderá ser incomodada com nenhum assunto doméstico. É importante ser firme neste tipo de postura, para que as pessoas realmente enxerguem seu trabalho como uma prioridade, e não como simplesmente tarefas que se encaixam na rotina doméstica.

Se as crianças estiverem muito agitadas, será preciso avaliar algumas atividades extraescolares para preencherem o dia. Atividades esportivas, aulas de dança, reforço escolar nas matérias mais complicadas, tudo isso vai ajudar seu filho a se manter ocupado de um jeito produtivo tanto para ele quanto para você.

DIVERSIFIQUE SUA ROTINA!

Em algumas situações, trabalhar em casa pode ser bem solitário, principalmente se você morar sozinha. Se a carga de trabalho for excessiva, você precisa se policiar para não acabar tornando-se escrava da profissão e se isolar do mundo.

Aproveite para preencher o tempo que você gastaria com deslocamento, por exemplo, para praticar um exercício fora de casa. Marque almoços com amigos ou mesmo com clientes. É uma maneira de você respeitar o horário da alimentação – sem cortá-lo com as tarefas do trabalho – e socializar!

Então, preparada para montar seu próprio negócio? Conte sua experiência para nós!

Finanças Femininas é o 1º site do Brasil para falar das questões financeiras da mulher. Nele, você aprende a organizar as suas contas, a gastar melhor e a investir. Aqui, as dicas serão voltadas para as despesas que envolvem a chegada de um bebê e como controlar os gastos. Envie dúvidas e sugestões pelo e-mail contato@financasfemininas.com.br
Finanças para mães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *