Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

O aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Num piscar de olhos, chegou o aniversário de 1 ano do Luis Felipe! Sim, porque ele nasceu há, no máximo, 4 meses! rs Quando dizem que o tempo voa, não é brincadeira… Enfim, comemoramos a data com uma microfesta só para parte da família direta (avós, tio e família). Éramos 10 pessoas no total, contando o aniversariante. Foi uma comemoração pequena, mas deliciosa! E fiquei muito feliz que o Luis Felipe se divertiu também. Embora não tivesse nenhuma atração, para ele, a sala de casa ainda é um grande playground – com balões, então, nem se fala! rs

Como de costume, tenho bastante coisa para contar, de cada escolha, cada detalhe… Quem não se interessar pode descer direto para as fotos. 🙂

Comemorar ou não?

Não é fácil tomar a decisão de fazer ou não uma comemoração nesse momento. Assim como no batizado, tive dúvidas, quase desisti, pensei em fazer só entre Tiago, eu e Luis Felipe… mas a minha mãe, que é vizinha e frequenta a nossa casa, ficaria triste de ficar de fora. Se ela fosse a única convidada, os outros avós ficariam sentidos… O único tio que mora no Brasil quase nunca vê o sobrinho… No fim, decidimos fazer essa lista bem enxuta, adiamos a data para que todos os avós estivessem vacinados, o tio + família pegaram Covid pouco tempo atrás e estão, em tese, imunizados por um tempo, e meu marido e eu fizemos exame PCR dias antes e ficamos isolados. Graças a Deus, tudo correu bem.

As inspirações para o aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Que a festinha de 1 ano do Luis Felipe teria um pézinho no Japão eu já sabia antes mesmo de ele nascer! rs Meu marido e eu somos apaixonados pelo país, vamos frequentemente e sempre sonhamos em levar nosso filho (no dia em que tivéssemos um) para lá. O Japão é maravilhoso para adultos, mas para os pequenos é ainda mais incrível!! São tantas coisas fofas (kawaii) – personagens, bichinhos, comidinhas… a gente até volta a ser criança. Pra mim, é melhor que a Disney! rs

Pois bem, um belo dia (meses atrás), vi uma festa de aniversário que a Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais (parceira nossa há anos) fez no tema kawaii. Pirei!! E fiquei com ainda mais vontade de fazer uma festinha para o Luis Felipe com a estética fofa japonesa. Esse foi o meu primeiro pedido à FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais.

O ponto de partida foi um moodboard lindo criado pela Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais, com tema “bosque kawaii“. Era um projeto mais minimalista (como eu havia pedido inicialmente), numa paleta de branco + verde + marrom + amarelo, com flores em tons suaves, plantas desidratadas + aqueles pomponzinhos amarelos, bastante madeira e fibra natural. Adorei porque era lindo, leve, combinava com a minha casa (onde seria a festa) e porque amarelo é a cor preferida do Luis Felipe!!

A partir disso, fomos evoluindo. Depois de rever todas as fotos dos meus aniversários e os do meu irmão (deixei salvo nos Destaques do meu Instagram, como “80’s”), fiquei com muita vontade de ter algo que remetesse às Festinhas de antigamente. Tem alguma coisa nas Festinhas dos anos 80 que eu amo, nem sei explicar bem o que é… O fato de não serem tão “perfeitas”? Ou o fato de que muita coisa era feita em casa mesmo? Ou seria simplesmente uma memória afetiva, porque vivi a época? Não sei, mas disse pra Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais que se desse para ter um toquezinho 80’s, eu ficaria muito feliz!

O mais legal é que as ideias foram surgindo aos poucos, a FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais foi captando meus desejos, que eu nem sabia colocar em palavras tão bem!rs Uma sintonia total! Foi muito gostoso trabalhar com ela nesse projeto mais do que especial, porque, fora o talento, ela tem um carinho e um cuidado com os detalhes que é fora de série! E uma paciência também, porque não foram poucas as trocas de mensagens! rs

O bolo “vintage”

Queria muito o bolo “plano” dos anos 80 (como aquele clássico do palhaço do aniversário do meu irmão, que postei), só que em outro tema. Já que tínhamos o bosque em mente, pensei de fazer o bolo no formato de algum ursinho. Pesquisando, cheguei no Rilakkuma, que é um personagem infantil japonês, um ursinho marrom.

A ideia não era fazer uma festa exatamente temática do Rilakkuma, mas ele e sua turminha estavam tão fofos que acabaram ganhando destaque (porém não nos prendemos 100% a eles). O ursinho marrom foi escolhido para o bolo. Acabei desistindo do modelo “plano”, porque acho que fica mais legal quando é grande e não queria um bolo grande para tão poucos convidados… Então, pensei em fazer um bolo de meia circunferência, como foi o bolo do meu aniversário de 1 ano (só que o meu foi no tema da Moranguinho).

Comidinhas kawaii

Quando imaginava festinha do Luis Felipe com pézinho no Japão, uma coisa era certa: tinha que ter comidas fofas (kawaii)!!

Pesquisando, vi muitas festas infantis japonesas com uma mesa única de doces e salgados + o bolo… e pensei, por que não? Acho que a FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais levou um susto quando disse que queria fazer assim… rs E ela levantou uma boa questão: “Mas e aí, na hora do parabéns, a mesa não vai estar muito mexida?”. Fiquei alguns dias pensando e resolvi: o parabéns ia abrir a festa! Na festinha de 1 ano, só para a família, não ia ter problema algum em inverter a ordem das coisas…. Aliás, quem disse que o Parabéns tem que ser mais para o fim? kkk  No dia, os convidados chegaram, comeram, sim, algumas coisinhas, o Luis Felipe brincou um pouquinho com todo mundo e quando fomos cantar Parabéns (ainda no início), a mesa foi reposta, deu tudo certo, tudo lindo!

Falando das comidinhas… o que são comidinhas kawaii? Comidinhas lindinhas com carinha de bichinho, que os orientais fazem tão bem. Tem aos montes no Pinterest e eu ficou louca com todas! Confiei à Ghee BanqueteriaFornecedoresGHEE KIDSComidinhas ComidinhasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais esse desafio. Chegamos a fazer duas degustações para alinhar sabores e carinhas. A Ghee BanqueteriaFornecedoresGHEE KIDSComidinhas ComidinhasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais fez sanduichinhos de ursinho no pão de forma – tamago sando (o típico sanduíche japonês de ovos) e de salmão com pepino; sanduichinho de carne louca com brioche em forma de ursinho; mini-pizza de ursinho, pão de batata recheado de passarinho; cural com carinha de pintinho; mousse de doce de leite com carinha de ursinho; e tortinhas de frango e de palmito decoradas com folhinhas. Tudo gracinha e delicioso!

Tivemos ainda o tradicional sanduíche de porco empanado (katsu sando) e inari zushi, feitos por dois chefs que meu marido adora. Descobri no Instagram, uma menina muito talentosa que faz uns pãezinhos e biscoitos super kawaiis, e encomendei os pãezinhos de gatinho deitado e os biscoitos bicolores de gatinho.

Ainda bem que não temos celíacos na família! rs

Docinhos

De doce mesmo, queria os tradicionais brigadeiro, beijinho, quindim e… balas de coco!! Sim, aquelas embaladas no papel “descabelado”, que não podiam faltar nas Festinhas dos anos 80! Uma amiga de Goiânia disse que ia me mandar as melhores, com gostinho de infância, e eram mesmo deliciosas! Já, já explico como elas foram colocadas na mesa. Para os docinhos, escolhi a forminha básica sanfonada (marrom), porque achei que tinha mais carinha de festa de antigamente.

Ainda na lista de doces, teve os suspiros que sempre figuram nas festas de casa, os macarons de ursinho e os biscoitinhos que a mamãe aqui fez! Comprei os cortadores do Rilakkuma e do pintinho amigo dele na Amazon. Peguei a receita de cookies de chocolate da Rita Lobo e adaptei para que ficasse inteiramente marrom. Para o biscoito em forma de pintinho, usei uma receita que uma seguidora me mandou de biscoito de fubá. Em breve, dividirei ambas com vocês no meu Instagram.

DIYs

Sobre as balas de coco que eu tanto queria, fiquei quebrando a cabeça em como apresentá-las na mesa… antes de ter o Rilakkuma em mente, tive a ideia de pegar uns potinhos de papel, desenhar carinhas neles e encher de bala de coco, de modo que o embrulho parecesse o cabelo desgrenhado do bichinho. Esse foi o primeiro DIY da festa. Comentei com o Oghan, da Ghee BanqueteriaFornecedoresGHEE KIDSComidinhas ComidinhasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais, que estava procurando copinhos de papel para comprar, mas só encontrava em enormes quantidades e ele me mandou alguns potinhos! Comprei cartolina para encapar os potinhos e a Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais desenhou a primeira carinha kawaii. Com base nela, depois fui criando bichinhos variados aleatórios, que não tinham a ver com o Rilakkuma, mas na paleta da festa.

O segundo DIY foram os chapéus. Adoro chapéu de aniversário e achei que era agora ou nunca (duvido que ao 2 anos ele aceite! rs). Numa das pesquisas, vi um Rilakkuma de pelúcia que tinha um chapéuzinho de festa amarelo com bolinhas brancas. Eu já tinha comprado uns itens de papel kraft com bolinhas brancas (saquinhos de pipoca, guardanapo, copo de papel), então achei que o chapéuzinho de bolinha do Rilakkuma combinaria perfeitamente. Pedi para a nossa designer do site desenhar o chapéu e imprimi na Alphagraphics. Para finalizar, comprei um kit de fazer pompom + lã amarela numa loja de tricô de Pinheiros. Fiz todos os pompons e montei os chapéus. Fiz um para cada convidado e, na hora do Parabéns, todo mundo usou!

O terceiro DIY foram as lembrancinhas. Para o convite (virtual), escolhi uma imagem do Rilakkuma com sua turminha, em que comiam mel. E aí, pensando nas possibilidades de lembrancinha, lembrei disso. Meu pai tem uma amiga que faz mel orgânico e encomendei os potinhos com ela, comprei os mini-pegadores de mel de madeira no Elo 7 e pedi para a nossa designer criar uma tag com a turminha do ursinho. Mas ainda não sabia com o que cobrir a tampa (tecido estampado, liso?) Quando a Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais veio aqui em casa, ela viu os saquinhos de pipoca de bolinha branca e teve a ideia de usá-los nos potinhos de mel. Adoro essas soluções que se apresentam por acaso, mas que são perfeitas, sabe? Aí, ela fez um lacinho de barbante, depois pegou o barbante cru e misturou com o amarelo e achamos que ficou mais bonitinho. E assim, as lembrancinhas foram lindamente finalizadas.

O quarto DIY foi para o backdrop da mesa. Quando disse pra FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais que não queria um fundo super hiper mega elaborado pra mesa, porque queria algo que tivesse um ar mais de festinha de antigamente, ela me mostrou uma festa dela de aaaanos atrás, para a qual havia recortado várias bolas de papel e colado na parede, atrás da mesa do bolo. Na hora falei: “é isso!”. Bolas têm tudo a ver com festa infantil e com o Japão (não só por causa da Yayoi Kusama)! Além disso, já tinha as bolinhas dos saquinhos de pipoca e copinhos, do chapéu do Rilakkuma… era o fundo perfeito! A princípio, as bolas seriam coladas na parede mesmo, porque eu não queria paineis. Mas quando fomos à Voilà Festas escolher as peças para a mesa, a FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais montou um pequeno cenário com uma mesa, as peças escolhidas e uns paineis ao fundo – ficou tão lindo que me rendi! E aí, lá mesmo, ela já fez uns testes de cortar algumas bolas de papel para a gente ver como ficaria o resultado final e adorei!

O quinto DIY foram os olhinhos e orelhinhas para decorar os balões e as suqueiras. Eu estava pensando em usar as bexigas tradicionais pra dar a carinha de anos 80. Mas com tantas bolas na festa, concordei com a FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais que os balões rendondos iam conversar mais com o todo. Então, no fundo da mesa, tinha balões na paleta da festa e os transparentes (bubbles). E na entrada, tinha 3 balões com os olhinhos e orelhas, bem kawaii, para dar as boas vindas aos convidados.

Peças da mesa + bonecos do Rilakkuma

Falando das peças, fomos na Voilà Festas pessoalmente para nos inspirar e definir as peças. A FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais escolheu um mix lindo com materiais de fibras naturais, de madeira, brancas com detalhe em ouro envelhecido, algumas orientais… e aí, complementamos com as minhas peças orientais + as bandejas de vime da minha mãe que estiveram presentes em todas as festas do meu irmão e minhas! rs Para os arranjos de flores, a FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais escolheu vasos de vidro fumê em tons lindos! E ainda na Voilà Festas, a FabiFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais encomendou os bonecos da turma do Rilakkuma, feitos especialmente para a festa e que ficaram para mim depois. Fiquei chocada com a perfeição deles!!

Presentes

No lugar de presentes, pedi aos convidados que fizessem uma doação para a campanha #CoronaNoParedão, da ONG Gerando Falcões, que reverte o valor em cestas básicas para comunidades carentes.

Bom, acho que expliquei tudo, tim-tim-por-tim-tim!rs Vamos às lindas fotos da Carol Thusek?

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Decoração Fabi Moura

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Bolo de aniversário de urso da Tammy Montagna

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Sanduíches do aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Mesa do aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe docinhos

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe Rilakkuma

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe comidinhas kawaii

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe Rilakkuma

Aniversário 1 ano do Luis Felipe

Aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Balões bexigas kawaii

Mel de lembrancinha do aniversário de 1 ano do Luis Felipe

Fotos: Carol Thusek | Projeto e decoração: Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais | Paineis, peças da mesa e bonecos do Rilakkuma: Voilà Festas Locadora | Buffet: Ghee BanqueteriaFornecedoresGHEE KIDSComidinhas ComidinhasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais | Bolo, brigadeiros, beijinhos e macarons: Tammy Montagna | Vela: Flamingo Festas | Quindins: Galeria dos Pães | Pãezinhos de gatinho e biscoitos bicolores de gatinhos: The Cookie Shop

. . . . . . . 

Veja também: O batizado do Luis Felipe

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

FestasAniversário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *