Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Material escolar sustentável: 14 dicas para reuso e consumo consciente!

Com a volta às aulas, a busca pelos materiais escolares começa. Algumas escolas fornecem uma lista obrigatória com os materiais que serão necessários ao longo do ano, o que evita que os pais comprem produtos a mais. Essa medida já é uma forma de consumo sustentável – porém, é possível fazer mais. No post de hoje, você confere todas as dicas para comprar material escolar sustentável:

Foto: Salvatore Ventura no Pexels

Material escolar sustentável: saiba reutilizar

Muitos materiais escolares do ano anterior “sobram” e estão em bom estado. Veja o que pode ser reutilizado na escola e o que pode virar material para atividades em casa. Alguns materiais, como lápis de cor, canetinhas, giz de cera e tintas, podem se acumular – vale a pena separar os excessos e doar para escolas e famílias que precisam desse material.

Veja alguns exemplos de materiais que você pode reutilizar:

  • Tintas

Você pode juntar restos de tinta em um mesmo pote. Importante não misturar cores e checar a data de validade, para não misturar uma tinta nova com uma que vai vencer em breve. O pote pode ser usado na escola ou nas atividades em casa.

  • Lápis

Os lápis podem ser reutilizados na escola até que seja necessária a troca. O problema é que lápis de cor costuma ser vendido apenas em caixa fechada e algumas cores, menos usadas, acabam acumulando.

Assim, os lápis que ainda estão bons para uso podem ir para a escola ou para o estojo de atividades em casa. As cores que acumularem, podem ser doadas – afinal, nenhuma criança precisa de três, quatro ou mais lápis da mesma cor. Você pode doar para escolas públicas, para ONGs ou diretamente para as famílias.

Foto: Pixabay

  • Cadernos, agenda e papéis

Cadernos encadernados duram mais e podem ser reutilizados “parecendo novos” – é só trocar a estampa! Retire as folhas utilizadas e o caderno está pronto para uso no novo ano.

Caso as folhas limpas que sobrem não sejam o suficiente para o caderno escolar, você pode deixar o material para atividades em casa. Nós já falamos aqui sobre atividades que você pode fazer com papel usado.

No entanto, aqui também vale o cuidado: esses cadernos serão utilizados ou estão acumulando na gaveta?

Se o seu filho não utiliza cadernos nas atividades em casa, doe o material. Outras crianças podem usar na escola ou em suas atividades em casa! Existem algumas papelarias que aceitam papel para doação e oferecem descontos para quem doa. Vale a pena pesquisar!

  • Mochilas e lancheiras

Existe uma cultura de trocar a mochila todo ano. No entanto, esse consumo pode ser desnecessário, já que muitas mochilas e lancheiras chegam em bom estado no próximo ano.

Se você tem esses materiais em bom estado, tem algumas opções: reutilizar, reformar ou doar. Na primeira, você pode reutilizar as bolsas como estão, sem problema nenhum.

Já a segunda opção é para quem quer reutilizar sem ter “a mesma cara”. Você pode pintar as bolsas, customizar, consertar pequenos defeitos e colocar para uso novamente! E claro, caso não queira reformar ou reutilizar, você sempre pode doar as mochilas e lancheiras.

Foto: Pixabay

  • Grupo de trocas com mães

Os grupos de trocas de mães é muito importante! Lá você pode trocar: material escolar, livros didáticos e uniformes. O ideal é ter um grupo com mães de outras séries, para que a troca seja mais efetiva.

  • Uniformes

Os uniformes podem entrar nas trocas, mas também podem ser reformados! Calças podem virar bermudas e serem usadas por mais tempo, por exemplo. O cuidado na lavagem também faz com que as peças durem mais tempo!

  • Ensine as crianças a preservar os materiais

Os pequenos precisam aprender a preservar os materiais – ou não sobra nada para reutilizar, trocar e doar! Esse é um trabalho que pode levar tempo e repetição, mas é importante. Explique quantas vezes for necessário, com calma, e com o tempo você verá o resultado.

  • Giz de cera

O giz de cera pode ser “reciclado” em casa! Você pode juntar os giz quebrados e fazer um novo. Esse giz pode ser usado na escola ou nas atividades em casa. Aprenda o passo a passo:

  1. Em uma forma de alumínio ou silicone, no formato que você mais gostar, coloque os pedaços de giz (sem papel ou adesivos). Você pode colocar tons da mesma cor juntos ou até cores diferentes em cada forminha, se quiser.
  2. No forno convencional: pré-aqueça por 5 minutos em 200 graus. Depois, deixe o giz assar por cerca de 10 minutos.
  3. No microondas: aqueça por 4-6 minutos, na potência máxima.
  4. Se quiser uma cor homogênea, é só mexer assim que sair do forno com um palito de madeira.
  5. Deixe esfriar. Se quiser, pode colocar no freezer para acelerar o processo! Espere até ele estar bem firme para desenformar.

Foto: Anthony no Pexels

6 dicas para compras de material escolar sustentável

1. Compras conscientes

Quando falamos em material escolar sustentável, não falamos apenas dos produtos. É preciso comprar de forma consciente! Por isso, o primeiro ponto é: nada de exageros. Faça uma lista com tudo que você realmente precisa para evitar consumir mais do que o necessário.

Com a lista em mãos, você pode escolher a versão sustentável dos produtos que necessita. Veja aqui algumas ideias:

2. Cadernos e papéis de material reciclado

É verdade que não existem muitas opções de capas infantis para os cadernos com material reciclado. Porém, você sempre pode encadernar com a cor ou estampa que seu filho mais gosta!

3. Nada de plástico!

Muitos materiais escolares são normalmente feitos de plástico: régua, apontador, estojos, dentre outros. No entanto, todos esses materiais já tem uma versão sustentável! Eles são feitos de metal, madeira, papel e outras matérias primas.

O material escolar sustentável é mais duradouro ou de reciclagem mais simples que o plástico. Por isso, sempre que for comprar um produto feito de plástico, cheque se não há uma versão com outra composição.

Foto: Kindel Media no Pexels

4. Produtos recarregáveis

Alguns produtos, como canetas e marca texto, já possuem a opção de recarregar. Esse tipo de material escolar sustentável é vantajoso também para diminuir o consumo de plástico.

5. Atenção às empresas

Muitas empresas estão comprometidas com o meio ambiente. Busque os produtos dessas empresas! Veja quais tem produtos ecológicos e com certificados de cuidado com a natureza.

Consumir dessas empresas é apoiar uma postura mais sustentável delas. Mas vale sempre cobrar por mais produtos sustentáveis e produções com menor impacto social e ambiental!

Foto: Jess Bailey Design

6. Inclua os pequenos

Você pode pensar: “e se meu filho não quiser esse material escolar sustentável?”. É uma possibilidade, principalmente quando os produtos infantis costumam ser muito coloridos e os produtos ecológicos costumam ser mais neutros.

Por isso, um ponto importante é explicar para as crianças sobre sustentabilidade. Faça da compra dos materiais escolares uma forma de aprendizado sobre consumo consciente e ecológico.

Mostre para as crianças as vantagens desses materiais e, sempre que possível, deixe que os pequenos te ajudem a personalizar os itens. Seja encadernando, colocando adesivos, pintando ou desenhando. Isso pode aumentar ou melhorar a receptividade dos pequenos com o material escolar sustentável.

. . . . . . . 

Leia mais: Escola sustentável: 12 atitudes para analisar e sugerir na volta às aulas

Veja também: Passeio sustentável: 8 dicas práticas

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

 

Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *