Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

L'histoire du Doudou

Queridas mães (e futuras mães),

Alguém sabe o que é um “doudou” (pronuncia-se « dudu ») na França? Até hoje nunca consegui uma tradução exata em português. Na família da minha sogra, eles chamam isso de “gogói”, mas o dia que falei isso para um paulista, ela olhou para mim como se eu fosse um E.T. Se tiver uma leitora gaúcha por aqui, provavelmente vai saber do que se trata (ou não…).

Enfim, o “doudou” é aquele item do qual a criança nunca pode se separar quando vai dormir. Na verdade, varia de criança para criança (quando criança eu tinha dois! Hoje só meu marido ?), pode ser uma pelúcia, um paninho, uma fraldinha, um cobertor, uma roupa até!

Meu filhote não escolheu o dele. Na verdade, foi o pai que decidiu qual bicho ia ser e, por incrível que pareça, funcionou. Toda noite ele dorme com um leãozinho no colo. Meu medo é de, um dia, durante uma viagem, me esquecer dele… Fiquei tão assustada (já escutei historias terríveis de perda de doudou), que pedi para minha mãe correr comprar outro – obviamente em Paris -, ou seja, fácil para repor em causa de fuga, perda, morte do objeto… Minha supermãe foi lá e um segundo leão chegou nas malas de amigos bem intencionados (paguei caro, viu?!).

Hoje, o leão nr. 2 mora na casa da madrinha do filhote, onde ele vai com frequência. Aí, pensei, será que preciso de um terceiro? Problema resolvido, o simpático leão saiu de linha. Quem mandou inventar moda até nas pelúcias?!

Agora eu vivo no “terror” de um dos leões sumir – e isso tudo é culpa do pai (né, Doudou?).

E vocês meninas, como lidam com o “doudou”? Seus filhos têm? Vocês já compraram vários exemplares?

Bisous!

Proo é mãe de primeira viagem, francesa, ariana e não tão cabeçuda quanto o marido fala. Ama o blog da Constance, o Brasil e queria compartilhar com as colegas de fraldas: dicas, “bons plans”, diálogos, endereços (muitos em Paris e alguns aqui!).

fim

Mamãe a bordo

15 Comentários

  1. Cris 16 de novembro de 2011

    Acho que em SP o nome disso eh “nana” ou “naninha”, rs…

    Eu ainda estou gravida e ainda nao escolhi a minha (ou melhor, do baby, rs)… muito fofo o leaozinho!

    bjs

  2. Camila 16 de novembro de 2011

    Eh, o nome disso e naninha e acho que quase td mundo acaba comprando ou ganhando, pelo menos dos meus conhecidos em SP. Eu tenho varios e minha filha ainda nao pegou nenhum, eh bom para ajudar na angustia de separacao mas ainda nao funcionou. Ela gosta mto de uma gatinha da carters mas nao para dormir.

    A paola da vinci vende varios modelos, eu sempre ponho um cachorrinho de la para ela abracar mas ela nao da mta bola nao.

  3. Debora Teixeira 16 de novembro de 2011

    Muito fofo o leão! Meu Luquinhas tem duas naninhas, aqueles paninhos com cabeça de bicho- um leãozinho e um coelhinho, mas ainda estamos no processo de acostumá-lo aos bichinhos…

  4. Thais D' 16 de novembro de 2011

    Tenho um filho que acabou de completar 4 anos e é adepto ao doudou, alias o dele é aquele amigo inseparável para a hora de dormir. Desde que nasceu ele tem o seu “paninho”, o problema foi que ao passar do tempo além do paninho ele comecou a chupar os dois dedinhos do meio da mao, foi duro mas esse “vicio” durou até os 2 aninhos onde com muito aperto no coracao eu resolvi sumir com o doudou dele. No comeco do ano passado mais de ano ele descobriu onde estava o tal do doudou e para a minha sorte nao lembrou o que significava mas mesmo assim foi amor a primeira vista e até hoje é o companheiro para embalar o soninho….bem agora pelo menos ele nao chupa mais os dedinhos….rs….

  5. Thais D' 16 de novembro de 2011

    Fica a dica de onde achar os doudou, o do meu filho foi comprado aqui….www.noukies.com espero que gostem!

    bjs

  6. Diogo 16 de novembro de 2011

    Olá,

    O nome disso é cheirinho aqui no sul. Mas pode ser um boneco ou um cobertor.

    Diogo.

  7. Carol Barros 16 de novembro de 2011

    Adorei o tema!!
    Lá em casa acontece exatamente isto, a Bia tem um patinho que, coitado, já está velhinho, mas que ela não vive sem, e o pior é que ela ganhou de uma amiga que mora fora…
    Bjs

  8. CArol Mafil 16 de novembro de 2011

    O Doudou da minha filha é meu peito, ela nao dorme sem aperta-lo. Acho q pq dei muito tempo de mama e ela apertava-o para sair mais leite, hj precisa dele para dormir:(. Nao consigo tirar por nada. JA coloquei naninha, fralda, bichinos e nada substitui. Ela esta com 2 anos e meio e queria saber ate quantos anos as criancas que precisam dos “doudou”para dormir???

  9. Leda K Teixeira 16 de novembro de 2011

    Nana, naninha, cheirinho … Minha filha tem um cavalo marinho que toca musicas de ninar e acende uma luz bem branda. Já tentei trocar por outro, pq. a tal naninha dela é pesadinha e ela adora cobrir o rosto com ele (ficar cheirando mesmo!), mas não teve jeito, nada fofinho ou com cheirinho … ela gosta mesmo é do cavalo marinho! Só por curiosidade, em japonês, chamamos de neneko, ou pelo menos é assim na minha família.

  10. Satya 17 de novembro de 2011

    O meu era um cobertozinho, chamado Naná ou naninha.

  11. Natacha 18 de novembro de 2011

    Os pediatras chamam de “objeto de transição”, uma vez a minha explicou e disse que era importante para a criança ter isso, mas já não me lembro mais pq.

    Bjs

  12. Ge Martins 18 de novembro de 2011

    Ai Proo, só vc mesmo com essas matérias fofas…
    Eu não tenho babies ainda, mas todo mundo na minha família teve naninha, eu acho algo maravilhoso e que deixa muitas saudades quando a gente cresce, né?!
    Hoje meu naninha é o marido, a gente fica abraçadinho e eu faço cafuné nele até pegar no sono, rsrsrs…
    Bjs.

  13. Cassia 24 de novembro de 2011

    Ah aqui é naninha mesmo .. meu filho tinha fralda quando era bebê para não acostumar eu fui trocando as fraldas de tempos em tempos .. agora ele tem 5 anos e dorme com um bicho de pelúcia ( homem aranha )
    li que nessa fase eles precisam de algo para dormir para não ter medo ..

    ja tentou dar outro Doudou para ele enquanto pega no sono ?
    beijo

  14. Flávia 28 de janeiro de 2013

    O da minha filha de cinco anos são as fraldinhas de quando ela era pequena. Não me preocupo pois são várias, na verdade ela não deixou me desfazer de nenhuma e como o material é bom e são super bem feitas acho que serão eternas, rssss.

  15. Barbara Tavora 6 de junho de 2015

    Chegando atrasada no post uns 4 anos rsrsrs

    Acho que aqui no Rio também chamam de naninha.
    Aqui em casa é o reino dos Doudous.
    Meu primeiro filho ganhou 2 doudous (vindos direto da inglaterra) e duas naninhas. O eleito favorito dele foi uma naninha nacional mesmo. Era um travisseirinho com braços e pernas e uma fronha com rosto e corpo de menino bordado, que ele chamava de Neném. O neném resistiu firme e forte até pouco tempo (6 anos); ainda bem, porque não preciso me preocupar em repor.
    O do meio herdou os doudous sobreviventes do primeiro e ganhou mais um (made in UK), mas não se apegou a nenhum.
    E a minha menininha também herdou os doudous sobreviventes e ganhou mais 3 (2 ingleses e um francês). Ainda não se apegou a nenhum, mas estou torcendo para que se apegue ao francês lindo de morrer da Doudou et Compagnie, que já vem com o Doudou Tatoo (para caso de perdas).

    Acabei de contabilizar… são 8 doudous pela casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *