Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Escola sustentável: 12 atitudes para analisar e sugerir na volta às aulas

Uma escola sustentável não é uma ideia distante. Muito pelo contrário: é mais simples e possível do que você imagina. Por isso, separamos aqui uma lista de 12 atitudes sustentáveis que as escolas podem ter para que você analise antes de matricular seu filho. Você também pode apresentar essa lista na escola atual dos seus pequenos, sugerindo as mudanças. Confira:

12 atitudes simples de uma escola sustentável

Foto: Anastasia Shuraeva no Pexels

1. Grupo de troca de uniformes

Muitas crianças perdem os uniformes rapidamente, já que estão em fase de crescimento. Vale lembrar que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Assim, diminuir a compra das peças é um caminho!

Uma escola sustentável pode oferecer grupos de troca de uniformes. É uma economia para os pais e uma vantagem para o meio ambiente!

2. Troca e doação de livros e material escolar

No final do ano, os pais sempre tem livros e outros materiais escolares em bom estado, porém sem utilidade nenhuma. Uma escola sustentável pode oferecer grupos de troca dos livros e materiais escolares.

Outra possibilidade é fazer campanhas de doação desses materiais para escolas carentes. É uma forma de contribuir com o meio ambiente e com a sociedade!

3. Lixo separado em todos os ambientes

Separar o lixo orgânico e reciclável é uma atitude básica para qualquer instituição de ensino. É necessário checar se os lixos são separados em todos os ambientes: nas salas de aula há separação do lixo ou apenas na cantina? Os lixos estão bem sinalizados?

Se você se atentar a esses detalhes, vai perceber qual local está realmente engajado em ser uma escola sustentável e qual só colocou lixos coloridos no pátio para parecer moderna. Para existir uma separação de lixo correta, o sistema de descarte deve ser bem feito.

4. Cantina saudável

Esse tópico é muito importante! Analise o cardápio da cantina da escola: quantos produtos são naturais? Quantos são ultraprocessados ou são frituras? Quantos têm açúcar?

Uma escola sustentável preza pelo meio ambiente e pela saúde dos seus alunos. Oferecer alimentos saudáveis e naturais, estimular o consumo de produtos frescos e regionais, além de aplicar políticas contra o desperdício de alimentos são alguns pontos importantes.

escola sustentável

Foto: Rodnae Productions no Pexels

5. Não ao plástico!

Copo de plástico para beber água? Talheres de plástico para os pequenos? Existem muitos materiais descartáveis? Essas são perguntas simples e muito importantes que você deve fazer sobre a rotina da instituição.

Uma escola sustentável oferece alternativas para evitar o uso de descartáveis e plástico no geral. Por exemplo, cada criança deve ter sua garrafa d’água. O cuidado deve se estender a todas as áreas da escola, como recepção e sala dos professores. A redução do uso de plástico deve ser um valor da escola e não apenas uma atitude pontual!

6. Economia de energia

Existem uma série de atitudes para economizar energia nas escolas. Veja algumas:

  • Salas de aula com janelas amplas para boa circulação de ar e entrada de luz natural;
  • Uso de painéis de luz solar;
  • Uso de lâmpadas de LED;
  • Sensores de ambiente para desligar as luzes automaticamente quando ninguém estiver no local;
  • Infraestrutura moderna, com eletrônicos que gastam menos energia.

Uma escola sustentável terá a maioria desses itens. É uma vantagem para o meio ambiente e até mesmo uma redução de gastos da própria instituição – lembre-os disso caso tenha que exigir mudanças nas reuniões de pais.

7. Consumo consciente de água

Assim como com a energia, o cuidado com o consumo de água é essencial. Uma escola sustentável pode aplicar diversas ações para isso, como:

  • Sensor nas torneiras;
  • Captação da água da chuva para limpeza e outros;
  • Cuidados e manutenção com a estrutura para evitar vazamentos;
  • Avisos nos banheiros, bebedouros e outros espaços para recordar sobre o consumo consciente; entre outros.

Se você mora em uma cidade com racionamento de água, a dedicação das escolas nesse tópico deve ser ainda maior – ainda que o bairro da escola não entre no racionamento. Com atitudes coletivas, o cenário de toda cidade pode mudar.

8. Reduzir o uso de papel

Pode parecer uma missão difícil em uma escola, mas não é! Principalmente se pensarmos na grande quantidade de papel gasta na parte burocrática da escola. Com a tecnologia, não existe mais necessidade do papel ser o principal meio utilizado para documentos e outros itens desta área.

Ter um sistema eletrônico bem estruturado é cada vez mais barato e o impacto na natureza é infinitamente menor. Além disso, é muito mais seguro: os documentos ficam salvos para sempre em nuvem, enquanto papéis podem ser rasgados ou perdidos.

Modernizar o sistema da escola é uma atitude prática e sustentável!

Foto: Yan Krukov

9. Ter uma horta e/ou um espaço verde

O contato das crianças com a natureza é essencial, principalmente – mas não só! – na primeira infância. Ter um espaço verde permite que os pequenos tenham contato com terra, grama, pequenos insetos, árvores, flores…

Além de ajudar no desenvolvimento, estar próximo a natureza pode ajudar no controle das emoções, na expansão de conhecimentos do mundo e na criatividade.

A horta coletiva também é uma excelente forma das crianças terem contato com a natureza e ainda aprenderem brincando! Nós já falamos sobre como fazer hortas coletivas e caseiras aqui – e a manutenção é mais simples do que parece!

Ah, e tem mais uma vantagem da horta: os produtos podem ser usados na cantina da escola! Os produtos que não serão usados podem ser doados para famílias carentes da região.

10. Rede de caronas

Economia de gasolina, tempo e ainda diminui a emissão de gases. Só vantagens! A escola pode organizar um grupo para que os pais que moram perto montarem seu esquema de caronas.

Os pais também podem tentar organizar sua rede de caronas sem a ajuda da instituição, porém a escola pode facilitar esse match de famílias. Afinal, são muitas salas e, às vezes, uma criança mais nova ou mais velha pode morar próxima da sua casa e você não saberia.

11. Aplicar sustentabilidade nas aulas

Atividades de reciclagem, uso de materiais reciclados e outras ações podem ser aplicadas no dia a dia da sala de aula. Afinal, não há forma melhor de aprender do que vivenciando!

Consumo consciente de materiais, atividades que estimulem a sustentabilidade e aulas ao ar livre são algumas formas de aplicar a sustentabilidade nas aulas. É possível perguntar sobre isso nas visitas à escola ou na reunião com os professores, já que tudo isso deve estar na base da preparação das aulas.

Um ponto importante é que a escola pode usar os materiais recicláveis gerados ali mesmo para as atividades escolares, em vez de pedir para que os pequenos tragam de casa. Afinal, já há lixo reciclável sendo separado na escola – e a criança vai identificar as várias formas de usar esses materiais.

Atualmente, existem diversos materiais sobre produção de brinquedos e atividades sustentáveis que se tornam úteis por muito tempo. O ideal é que esse seja o foco das atividades de reciclagem. Até porque não faz sentido atividades de reciclagem em que o produto final não tem utilidade e será jogado fora em um prazo muito curto.

Aliás, você também pode aplicar essa dica em casa. Leia o post nosso post sobre como reaproveitar materiais para brincadeiras – tem várias dicas de atividades bacanas por lá!

12. Ensinar sobre sustentabilidade em ações

Você já ouviu a frase: “Crianças são como esponjas, aprendem absorvendo todas as informações ao redor”? Essa é uma afirmação verdadeira e muito importante para os educadores – afinal, não adianta falar algo aos pequenos e agir de forma contrária. Os pequenos vão absorver suas ações e, provavelmente, as reproduzir. Nós falamos mais sobre isso no post como ensinar sustentabilidade para crianças!

Por isso, é essencial que uma escola sustentável viva o que prega. Os funcionários, professores e gestores precisam seguir as mesmas regras. Assim, todas as medidas aplicadas serão realmente efetivas como aprendizado!

Foto: Yan Krukov no Pexels

. . . . . . . 

Leia mais: Como descartar pilhas e remédios corretamente

Veja também: Passeio sustentável: 8 dicas práticas

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *