Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Enxoval da amamentação: o que comprar e o que evitar

Estamos no Agosto Dourado, mês de incentivo a amamentação, e não podemos deixar de falar dos itens que ajudam – e até salvam! – esse processo. O enxoval da amamentação não é obrigatório, mas algumas peças ajudam no sucesso do aleitamento materno – e algumas peças podem ser adaptadas com o que você já tem em casa!

Confira os itens que vale a pena comprar e quais você deve evitar:

ALMOFADA DE AMAMENTAÇÃO

Enxoval da amamentação

Almofada de amamentação na Amazon

A almofada é um alívio para as longas mamadas, garantindo o conforto da mãe e do bebê. Elas ajudam a mãe, principalmente nos primeiros meses a manter uma boa postura e a não sentir dores nos braços e nas costas por ficar segurando os pequenos por muito tempo. E podem ser boas aliadas para variar as posições do bebê – o que é recomendado para que todas as glândulas mamárias trabalhem igualmente, evitando o acúmulo de leite em algumas delas e uma consequente mastite. 

Existe uma almofada que seja boa para todo mundo? Não. Depende da altura da mãe, da poltrona usada, da rigidez ou maciez da almofada… o ideal seria fazer um “test drive” antes, tentando simular as posições de amamentação no cantinho escolhido na casa para isso.

Não quero comprar uma almofada” Você pode até usar um travesseiro… mas o formato em U da almofada facilita o manuseio dela e do bebê. 

SILVERETTE

Enxoval da amamentação

As conchas de prata da SilveretteFornecedoresSILVERETTE®Enxoval do Bebê Enxoval do BebêSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais são consideradas milagrosas por muitas mães, como já contamos aqui. Como são de prata pura, têm ação ​​antimicrobiana, antifúngica e antibacteriano natural, além de conter agentes antiinflamatórios. Por isso, ajudam a curar cortes, feridas e rachaduras em poucos dias de uso. E a ação antifúngica ajuda a prevenir a candidíase mamária

Não conhecia as conchas quando passei pela fase mais difícil da amamentação, mas, quando contei meu relato, recebi muitas mensagens de mães no Instagram recomendando as conchas, dizendo que eu tinha que comprar (mesmo já não tendo mais feridas!rs), porque eram milagrosas e haviam sido o melhor investimento que fizeram!

COLHER DOSADORA OU COPINHO AMERICANO

Enxoval da amamentação

Colher dosadora Buba na Amazon

Se em algum momento você precisar oferecer leite materno fora dos seios ou até mesmo fórmula, não precisa recorrer à mamadeira. O mais indicado pelas consultoras de amamentação é que o leite seja oferecido nas colheres dosadoras ou nos famosos copinhos americanos (ou “de pinga”), que a maioria das pessoas tem em casa. Dessa forma, diminui-se as chances de confusão de bicos ou confusão de fluxo, que levam ao desmame precoce.

Meu filho tomou fórmula no copinho na maternidade e, em casa, dei algumas vezes na colher dosadora quando estava com fortes dores nos seios e quis dar um descanso para os mamilos feridos, tirando leite na bomba (próximo item da lista).

BOMBA DE LEITE E POTES DE ARMAZENAMENTO

Bomba dupla elétrica da Medela da Amazon

A bomba de leite não serve apenas para mães que trabalham ou vão dar leite materno na mamadeira. Elas podem ajudar também a aumentar a produção de leite, aliviar os seios cheios e a criar um estoque de leite materno.

Ter seu armazenamento de leite é recomendável, pois se, em algum momento, você precisar se ausentar ou tiver que parar de oferecer o peito (por conta de uma medicação, por exemplo), terá leite materno para oferecer de outras formas. 

Entre a bomba manual e a elétrica, a segunda opção é, sem dúvida nenhuma, a mais prática! Seguindo a recomendação de amigas, escolhi uma bomba dupla para que a extração fosse mais rápida.

Já ouvi falar de serviços de aluguel de bomba. Pode ser uma opção para não fazer um alto investimento de cara.

SUTIÃS DE ALGODÃO

Sutiãs de amamentação 92% algodão na Amazon

Os sutiãs da lactante devem ser confortáveis e permitir que a pele respire. Por isso, devem ser de algodão, sem aro ou bojo e com boa sustentação. Hoje em dia, é difícil achar modelos 100% algodão, mas procure os que têm as maiores porcentagens em sua composição.

Mas preciso mesmo comprar aqueles sutiãs horrendos de amamentação?” Bom, tem uns que não são tão feios assim… rs Você pode até não comprar modelos específicos de amamentação (que abrem o triangulinho) – eu, por exemplo, tive poucos assim -, mas você provavelmente vai precisar de um novo jogo de sutiãs de tamanho maior do que costumava usar antes da gestação.

“Quantos comprar?” Depende de quantas vezes por semana irão para a máquina de lavar. É preciso ter alguns sutiãs na gaveta, já que devem ser trocados constantemente. Isso porque os seios podem vazar e a região não pode ficar úmida, para se evitar candidíase mamária. Então, tenha em mente que as trocas devem ser frequentes, todos os dias. Muitos sites recomendam 5, mas eu comprei mais e não me arrependo.

SLING

Sling Wrap na Amazon

O sling é um acessório que dá liberdade à mãe, ao mesmo tempo que traz aconchego para o bebê. Com as mãos livres, você pode fazer muitas coisas enquanto passeia com o bebê ou faz alguma atividade em casa (não esportiva, claro). O bebê pode ficar no sling para dormir, passear, ficar aninhado acordado e até mamar. Deixo aqui um link com dicas e cuidados que se deve tomar para que o bebê possa mamar e dormir em segurança no sling.

A vantagem do sling em relação ao canguru, principalmente nos primeiros meses, é que oferece diferentes amarrações e posições variadas e confortáveis para o bebê.  

QUE ITENS EVITAR? 

Muitos itens famosos nas listas de enxoval não são indicados pelas consultoras de amamentação, por contribuírem para o desmame precoce ou até mesmo por desencadearem problemas de saúde para a mãe. Separamos aqui alguns deles:

  • Conchas de silicone e absorventes de seios: sufocam os seios e criam o ambiente perfeito para desenvolver candidíase mamária;
  • Bicos de silicone: não são indicados pelas consultoras de amamentação, pois atrapalham a pega e podem agravar feridas;
  • Pomadas para os mamilos: se usadas de forma incorreta (o que é comum), podem atrapalhar a pega do bebê, o que agrava feridas;
  • Mamadeiras: podem causar a confusão de bico e fluxo, que faz com que o bebê se desinteresse pelo peito. Por isso, o indicado é a colher dosadora ou copo americano (indicados anteriormente) no lugar da mamadeira. 

Se você estiver com dificuldades para amamentar, vale a pena procurar uma consultora de amamentação. O serviço pode ser contratado inclusive antes do nascimento, para preparar a mãe e/ou para assistência imediata no pós-parto. 

. . . . . . . 

Leia mais: 8 coisas sobre amamentação que você precisa saber

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre apojadura e pega

Já segue a gente no InstagramFacebook?

 

MãesAmamentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *