Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Dia das crianças: 10 atividades para fazer com os pequenos e mais!

O dia das crianças é uma data super especial para quem tem filhos. É o momento de celebrar os pequenos, fazer atividades especiais em família e curtir alguns eventos que só acontecem nessa época do ano. Por isso, reunimos nesse post todas as informações que você precisa sobre o dia dos pequenos! Aqui, você vai descobrir a origem da data, como é comemorada em cada país, 10 atividades para fazer com seus filhos e vamos refletir sobre os presentes para crianças! Confira:

Dia das crianças: 10 atividades para fazer com os pequenos e mais!

Créditos: Budgeron Bach, Pexels

Nesse post você encontra:

Origem da celebração

O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro no Brasil desde 1924, quando a lei que propunha a data foi oficializada. Assim como em outros países do mundo, a proposta não foi feita pensando no lado comercial. Ter uma data comemorativa para os pequenos é uma forma de manter em pauta as questões sociais que cercam a infância e que eles tenham seus direitos garantidos.

A UNICEF considera o dia 20 de novembro de 1959 como dia das crianças, porque foi quando a Declaração dos Direitos das Crianças foi aprovada. Alguns países – como Canadá, França, Finlândia, dentre outros – seguem essa data como oficial. No documento, a organização esclarece os direitos das crianças e jovens, dentre eles: educação elementar gratuita, alimentação, moradia e assistência médica.

Outra data comum para a celebração é dia 1 de junho. Isso porque, em 1925, ocorreu a “Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança”, na Suíça. Nesse encontro, ficou decidido que a data seria considerada o dia internacional das crianças. É assim em alguns países do mundo, como: Portugal, Angola, Moçambique, Rússia, Etiópia, China, dentre outros. As demais datas foram escolhas de cada países, por motivações e homenagens próprias.

Como se comemora em cada país

Cada país tem sua forma de comemorar o dia das crianças. No Brasil, há o costume da troca de presentes e festas. Por ser um feriado, muitas vezes as famílias optam por viajar para algum destino que agrade os pequenos.

Alguns países, como a Noruega, realizam desfiles e outros, como Portugal, organizam uma série de eventos nas cidades, como peças de teatro e oficinas. No Japão, a data é dividida: há um dia para as meninas e outro para os meninos, cada um com comemorações próprias. No fim, diversas culturas construíram festividades e tradições para celebrar os pequenos, principalmente após o século XX, quando as datas oficiais foram adotadas.

10 formas de comemorar o dia das crianças

Apesar do costume de dar presentes, essa não precisa ser a única forma de comemorar o dia das crianças. Existem diversas atividades que você pode fazer com seu filho, muitas delas em casa, para celebrar a data. É uma ótima oportunidade para criar boas lembranças juntos, formar laços e ter um tempo de qualidade com os pequenos. Confira algumas ideias:

  • Cozinhem juntos

Dia das crianças: 10 atividades para fazer com os pequenos e mais!

Créditos: Mathilde Langevin

Seu filho com certeza tem algumas comidas especiais, que ele gosta muito de comer. Escolha uma simples e o convide para ajudar no preparo. Não é hora de se estressar com a bagunça! Use esse momento para conversar, ensinar coisas novas e se divertir!

Se você quiser incluir o pequeno na escolha da refeição, você sempre pode sugerir duas opções fáceis e deixar a decisão final para ele. Isso pode deixar a criança mais animada para a atividade, já que ela sente que tem um papel importante no processo desde o começo.

Lembrando que ajudar na cozinha é uma atividade que pode ser feita desde a primeira infância até a adolescência. O que muda é apenas a complexidade e o quanto seu filho vai poder ajudar em cada receita. Um bom exemplo é o pequeno Kobe, que ficou famoso no Instagram por fazer diversas receitas – você pode conferir os vídeos dele aqui. A Flávia Calina, youtuber focada em maternidade e educação infantil,  também posta diversos vídeos cozinhando com os filhos – em um deles a Vivi, de 7 anos, prepara estrogonofe! A Paula Weber também tem um canal com vídeos cozinhando com crianças, você pode conferir aqui.

  • Construam algo juntos

Créditos: Tatiana Syrikova

Aqui, sua criatividade é o limite! Vocês podem construir um LEGO, uma casa de bonecas com papelão ou até fazer fantasias colando adereços em roupas velhas. O importante é ter certeza que seu filho tem idade suficiente para lidar com os materiais que serão usados.

Uma dica legal é construir ou fazer algo que pode ser usado em brincadeiras depois. Com crianças mais velhas e adolescentes, você também pode pensar em fazer itens que, depois, eles podem usar como decoração no quarto.

Existem diversos vídeos ensinando a fazer brinquedos e atividades com os pequenos. Alguns, inclusive, usam materiais recicláveis – o que já é uma ótima oportunidade para conversar sobre sustentabilidade com seus filhos! Aqui no site, nós já mostramos algumas possibilidades, como: os brinquedos de papelão que você pode fazer em casa, o passo a passo para construir um teatrinho de colher de pau e animais feitos com rolo de papel higiênico. A Estefi Machado produz diversos conteúdos bacanas ensinando a fazer brinquedos em casa, você pode conferir aqui.

  • Tarde de jogos

Créditos: Cottonbro, Pexels

Uma tarde de jogos em família é diversão na certa! Separe alguns jogos que seus filhos gostam e alguns que você quer apresentar para vocês se divertirem juntos. É importante lembrar que a escolha dos jogos deve levar em consideração a rotina e personalidade da criança.

Por exemplo: se seu filho é mais agitado durante o começo da tarde, vale a pena procurar jogos que gastem mais energia e o coloque em movimento. Depois, uma atividade mais calma pode ajudar a acalmá-lo antes da soneca ou do jantar. É preciso ter equilíbrio e conhecer os pequenos para fazer as escolhas certas.

Se você tem filhos em diferentes fases, nem sempre vai ser fácil colocá-los na mesma atividade. Vale tentar algumas em conjunto – como jogar bola – e outras diversas, mais no mesmo espaço – como desenhar, fazer colagens e montar quebra-cabeças. Exige mais jogo de cintura, mas funciona!

Para quem quer criar atividades novas e simples, nós ensinamos 6 brincadeiras feitas com fita adesiva para fazer em casa. Vale a pena conferir!

  • Caça ao tesouro

Que tal fazer uma caça ao tesouro? A brincadeira pode ser feita em casa e envolver toda a família. Você pode fazer um mapa onde a criança tem que encontrar e coletar “chaves” antes de chegar ao baú do tesouro ou fazer todo o caminho com pistas, que precisam ser desvendadas até encontrar a localização do prêmio.

O tesouro não precisa ser, necessariamente, um brinquedo – se desvendar todas as dicas, a criança pode ganhar um almoço no lugar favorito, uma tarde na piscina, uma ida ao cinema com os pais ou outra atividade que ela goste muito.

É uma oportunidade de brincar, estimular a curiosidade e raciocínio dos pequenos, além de criar várias memórias para a vida toda. Essa atividade costuma funcionar melhor com crianças depois dos quatro anos, quando elas conseguem participar mais ativamente da descoberta das dicas. A Tempo Junto fez um post reunindo alguns tipos de caça ao tesouro que podem ser feitas com pequenos de todas as idades, você pode conferir neste link.

  • Picnic

Dia das crianças: 10 atividades para fazer com os pequenos e mais!

Créditos: Jimmy Dean

Ar livre, comidinhas gostosas e um tempo fora de casa: combinação perfeita para um feliz dia das crianças! Claro, o piquenique sempre pode ser adaptado no quintal de casa. O importante é criar a atmosfera: separar o que vão comer, um lençol para colocar no chão e escolher algumas atividades ao ar livre.

O bacana é a criança participar desde a preparação. Ela pode, por exemplo, cortar algumas frutas para o lanche, encher a garrafa de água, pegar as bolachas no armário, dentre outros. Na hora de escolher quais brinquedos levar, você pode facilitar o processo oferecendo escolhas – usar “isso ou aquilo” costuma funcionar muito bem com os pequenos e evitar brigas ou demora antes de sair de casa.

  • Cinema (em casa ou não)

Pipoca, coberta e família reunida no sofá! Um cinema em casa pode ser um ótimo programa para dia das crianças. Crie um ambiente bacana para que a criança sinta que é diferente das outras vezes que vocês veem filmes juntos.

Ir ao cinema também é uma opção, desde que seu filho já consiga se concentrar durante um filme todo. No dia das crianças, o cinema pode ficar um pouco cheio, então compre os ingressos com antecedência pela internet ou celebre a data no dia anterior!

  • Passeios culturais

Normalmente, no dia das crianças, acontecem alguns eventos culturais pelas cidades. Peças de teatro, apresentações musicais e artísticas, oficinas, feiras… São diversas opções – e a maioria gratuita! Vale a pena ficar atento e procurar saber mais sobre o que acontece pela sua cidade.

Além desses eventos pontuais, também há as opções “de sempre”. Museus, exposições e galerias são sempre boas ideias! Mais uma vez,  fique atento à questão de ingressos ou reservas para entrada. Se na sua cidade não tem muitas opções de passeios culturais,  procure algo na região. No interior de São Paulo, por exemplo, você encontra algumas fazendas da época colonial com atividades para os pequenos e passeios em prédios preservados da propriedade.

  • Festinhas compartilhadas

Uma boa ideia para quem gosta de curtir o dia com amigos é fazer uma festinha compartilhada. Pode ser na casa de alguém, em uma área de lazer ou até mesmo em um parque da cidade! O importante é convidar outras famílias e dividir com eles todos os custos e dinâmicas.

Por exemplo: vocês podem combinar de ir ao parque juntos, cada família leva algumas comidinhas (acordadas previamente) e as crianças podem brincar juntas enquanto os adultos interagem entre si, revezando no cuidado com os pequenos.

  • Aluguel de brinquedos

Dia das crianças: 10 atividades para fazer com os pequenos e mais!

Créditos: Monstera, Pexels

Uma forma de se divertir em casa ou em viagens é alugando brinquedos. Você pode alugar estruturas maiores, como pula-pulas, ou outros tipos de brinquedos, como jogo da velha gigante. Tudo depende do espaço disponível e das atividades que você planejou para o dia.

É uma forma, também, de trazer novas brincadeiras e experiências para os pequenos sem ter que comprar. Dessa forma, você pode analisar quais brinquedos e atividades seu pequeno mais gostou e, futuramente, investir na compra de um deles. Com o aluguel, o presente não é o brinquedo em si, mas a experiência que ele proporciona à criança e à família.

Uma empresa que trabalha com aluguel de jogos, a grande maioria para usar fora de casa, é a Outside – você pode conferir mais sobre a marca neste link.

  • Dia do “Era uma vez”

Créditos: Amina Filkins

Uma ideia diferente para fazer com seus filhos é escolher o livro, filme ou desenho favorito deles e criar um dia temático. Toda a família se veste como personagens da trama escolhida e fazem atividades relacionadas ao tema.

Vocês podem comer comidas iguais a da história ou inventar juntos um cardápio. Para criar toda a experiência lúdica, você pode contar com a criatividade dos seus filhos. Na hora de montar o cardápio, por exemplo, você sempre pode perguntar: “Filho, você acha que o Batman come batata ou cenoura?”. Dessa forma, é mais fácil para criança entrar no universo lúdico da brincadeira, além de se sentir ouvida e parte ativa da atividade. Mais uma vez, o truque do “isso ou aquilo” funciona muito bem para evitar ideias mirabolantes (e impossíveis) das crianças!

Se você tem mais de uma criança e elas não tem um gosto em comum, não se preocupe. Você sempre pode criar uma nova narrativa! Deixe que cada criança escolha seu personagem e, na hora das atividades, pergunte as crianças como elas imaginam os dois interagindo. Por exemplo: “O que o Batman gostaria de apresentar para a Cinderela?”, “Que comida a Cinderela ofereceria para o Batman: salada de frutas ou misto quente?”, dentre outros. Assim, você estimula a criatividade deles e ainda os ajuda a encontrar soluções e respeitar o próximo.

Devo dar presentes no Dia das Crianças?

Créditos: Karolina Grabowska

Dar ou não presentes nessa data é uma escolha de cada família. Você pode optar por outras formas de celebração que não envolvam presentes, como as sugestões acima. Tudo depende do que funciona na sua casa e de quais mensagens você quer passar nessa data.

Uma atividade bem bacana para se fazer nessa época do ano é doar brinquedos e roupas que não são mais usados ou não servem mais. É uma forma de criar boas tradições e não focar tanto na parte consumista do dia.

Se você optar por não dar presentes, esteja preparada: nessa época, aumentam as propagandas e vídeos “abrindo brinquedos”, o que pode estimular os pequenos a pedirem mimos. Por isso, se seu filho questionar o porquê de não ganhar presentes, converse honestamente com ele. Explique os motivos que te levaram a tomar essa decisão e suas crenças. Pode ser que os pequenos não entendam completamente – ou não concordem -, mas é uma forma de criar diálogos e manter a relação de vocês bem esclarecida.

Para quem optar para dar presentes, vale a pena conferir alguns brinquedos educativos para crianças de 0 a 12 anos, que listamos neste post!

 

Veja também: Brinquedos de papelão para fazer nas férias

Já segue a gente no Facebook e Instagram?

FestasDatas comemorativasDiversão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *