Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Desmame

Após seis meses de aleitamento materno exclusivo, chegou a hora de o seu bebê iniciar a alimentação. A partir desse momento, as necessidades nutricionais dele não são supridas somente com o leite materno. Mas isso não significa que é preciso parar com o leite! Muito pelo contrario, deve-se manter a amamentação, só que em menor quantidade para poder abrir espaço para a introdução de novos alimentos.

Essa fase de introdução é chamada desmame. Preste atenção, mamãe: é uma fase muito importante na vida de seu filho pois, introduzindo a alimentação de forma correta, contribui-se para o desenvolvimento sadio do bebê e a fase é determinante para o comportamento alimentar da criança no futuro.

A introdução de novos alimentos deve ser um processo gradativo e controlado; não deve se apresentar diversos tipos de alimento de uma só vez. O ideal é iniciar com um por vez.

Inicialmente, dê suco de fruta no horário do lanche. Lembre-se que não é recomendado fazer misturas de frutas, portanto, escolha uma opção e mantenha-se nela para que o bebê consiga reconhecer o sabor. Depois de adaptado com o suco, o próximo passo é partir para as papas de frutas, essa fase deve durar em torno de um mês. Aos poucos, vá introduzindo variedade de frutas. Não há necessidade de adicionar açúcar nesses sucos! Evite sucos industrializados, utilize sempre a fruta natural.

Após as frutas, podemos passar para as papinhas salgadas, ou seja, sopa de legumes. A consistência deve ser observada e procure não utilizar o liquidificador. Cozinhe muito bem e amasse e triture os alimentos por completo, com o garfo e peneira, para não perder o teor de fibras da alimentação e acostumar o bebê com a consistência da comida. Adicione o mínimo de sal para que o seu bebê possa sentir o sabor real dos alimentos.

A consistência vai evoluindo gradativamente, de acordo com o desempenho de cada criança. Ofereça sempre a alimentação mais natural possível e observe a aceitação de cada alimento.

Dica: monte um cardápio de sopas semanal, sempre incluindo na sopa um alimento de cada grupo, como por exemplo uma proteína (carne ou frango), uma porção de verdura e legume, um carboidrato (arroz, batata, mandioca, mandioquinha, batata doce etc) e um grão (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). No primeiro ano, evite oferecer peixe, mel, amendoim e ovos, pois estes podem provocar alergias. Não substitua as refeições por mamadas, ofereça-as nos intervalos.

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional.
* Envie dúvidas e sugestões para a coluna pelo email karina@karinaalassal.com.br .

fim

Nutrição em família

3 Comentários

  1. Debora Mingues 26 de maio de 2011

    Parabéns! Sempre ótimos temas!

  2. LUCIANA 26 de maio de 2011

    INFORMAÇÕES MUITO LEGAIS!!

  3. Cegonha Trends 26 de maio de 2011

    Ótimo post, como sempre, Karina! Vale lembrar que com a introdução alimentar, é preciso começar a oferecer água para o bebê também!
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *