Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Como dar banho de toalha em recém-nascidos

Hoje, vou falar de um tema que talvez seja um pouco polêmico: o banho de toalha em recém-nascidos. Não sei vocês, mas eu fiquei muito insegura nos primeiros banhos do Luis Felipe. Eu ainda não tanta segurança para “manejar” um bebê tão pequeninho, tinha medo que ele escorregasse das minhas mãos, tinha medo que entrasse água no ouvido…  e mesmo com a enfermeira (experiente) dando o banho, ele chorou muito nas duas primeiras vezes. Ele ficava com aqueles bracinhos estendidos tremendo, como se estivesse com uma sensação de estar caindo, me deu muita aflição por ele.

Se eu fiquei aflita com o banho de banheira do Luis Felipe, o que dizer da minha mãe? Vovó ficou horrorizada! Para ela, aquilo foi uma sessão de tortura com um ser totalmente indefeso! No dia seguinte, no segundo banho em casa, ela começou a esbravejar: “Mas para que fazer ele passar por essa agressão de novo? Você não está vendo que ele está sofrendo? Ele não se sujou de ontem para hoje, vai lavar o cabelo de novo?”

Bom, daí perguntei para a pediatra “Você acha imprescindível que o bebê tome banho todos os dias ou pode tomar um dia sim, um dia não?”. Ela foi categórica, na opinião dela, tinha que tomar banho todo dia. Já a Associação Americana de Pediatra recomenda que se dê banho no bebê três vezes por semana – mas higienizando muito bem as partes íntimas diariamente – para não ressecar a pele do bebê. Sei que a questão do banho difere muito no Brasil x EUA/Europa… por isso disse que o tema do post poderia ser polêmico aqui.

Independentemente da quantidade de banhos por semana, queria encontrar uma maneira gentil de banhá-lo para que o Luis Felipe apreciasse esse momento (ou, pelo menos, não sofresse). Fui então para o YouTube procurar por mais vídeos de banhos em recém-nascidos. E foi em meio a essa pesquisa que descobri a opção da qual nunca tinha ouvido falar antes: o banho de toalha em recém nascidos!

banho de toalha

Crédito: FreePik

Em inglês, eles chamam de “sponge bath“, mas como nos vídeos o banho era dado com uma toalhinha, traduzi como “banho de toalha”. Testei em casa e fiquei maravilhada! Dava o banho de toalha no trocador, com o quarto bem quentinho e uma música relaxante. O Luis Felipe ficava super calminho, eu conseguia interagir melhor com ele, conversava, podia passar a toalhinha nele com toda a delicadeza… tudo na maior paz! Fiquei tão aliviada com essa solução que não sei nem explicar!

Pesquisei mais um pouco a respeito e vi que a Associação Americana de Pediatria recomenda o banho de toalha até que caia o coto umbilical. Nem consultei a pediatra, porque imaginei que ela fosse ser contra… me senti segura de seguir a recomendação da Academia Americana de Pediatria – e assim fiz. Dei banho de toalha nele diariamente por 10 dias (até cair o coto umbilical) e ele está vivo e saudável, então diria que correu tudo bem! rs

Quando o coto umbilical caiu, ele voltou a tomar banho de banheira. Mas aí eu já estava mais preparada. Seguindo a recomendação de uma amiga, comprei uma almofada de banho, à qual ele se adaptou muito bem. Não ficou mais com aqueles bracinhos estendidos tremendo, porque a almofada passou segurança a ele. Não é todo bebê que gosta da almofada, mas, por sorte, funcionou aqui em casa. A partir de então, ele começou a gostar do banho… e hoje, AMA!

COMO DAR BANHO DE TOALHA EM RECÉM-NASCIDOS

Vou deixar aqui o vídeo que me inspirou, mas se quiserem procurar por outros no YouTube, tem aos montes:

Você vai precisar de:

  • uma superfície segura para colocar o bebê
  • uma toalha grande para cobrí-lo enquanto dá o banho
  • duas toalhinhas para dar o banho
  • algodão para limpar os olhinhos
  • uma bacia com água morna
  • shampoo/sabonete líquido é opcional (eu usava)
  • cotonete e álcool para a higienização do coto umbilical após o banho
  • fralda e pomada para a troca

O banho:

Deixe tudo à mão. Tire a roupinha do bebê, mantendo a fralda. Cubra o bebê com a toalha, para ele se sentir protegidinho. Comece pelo rosto. No vídeo, ela limpa os olhinhos com a toalhinha umedecida, eu limpava com algodão umedecido, como haviam ensinado na maternidade… Depois, limpe as perninhas e braços. Vá cobrindo cada parte novamente em seguida. Vire-o de costas e limpe as costas. Como eu usava sabonete, passava primeiro a toalhinha umedecida com bem pouquinho de sabonete e, depois, uma só com água. Por fim, tire a fralda e higienize a parte íntima. Depois, coloca-se a fralda e faz-se a higienização do coto umbilical com álcool. No vídeo, a moça lava o cabelo ao fim. Não me lembro mais, mas acho que eu lavava no começo (com ele ainda empacotadinho), mas não todos os dias.

Toalhas:

As minhas toalhas preferidas são as da Carter’s, super macias e, na minha opinião, dispensam o uso de fraldinha de pano mesmo para recém-nascidos. A toalha de pintinho vem acompanhada de 3 washcloths, as toalhinhas que usei para dar banho. Já a toalha de ursinho vem acompanhada de uma outra toalha, macia também, sem capuz.

banho de toalha em recém-nascidos

Toalhas de bebê da Carter’s

. . . . . . . 

Veja também: 5 mães contam quais os itens que elas mais usaram no enxoval

Já segue a gente no Facebook e Instagram?

 

Saúde

2 Comentários

  1. Miriam 25 de maio de 2021

    A melhor maneira de dar banho em recém nascidos é no chuveiro. Pq a gente complica tanto as coisas? Compra milhões de acessórios para algo tão simples. Além da facilidade, tem o contato pele a pele. Se bater insegurança nos primeiros dias, utilize uma cadeira/banquinho para se acomodar. É uma das experiências mais doces. Minha filha mamava e dormia comigo debaixo d’água. Recomendo o teste.

    • Constance Zahn 26 de maio de 2021

      Miriam,

      sabe que a primeira vez que vi falar de banho no chuveiro com bebê foi no livro da Bela Gil e eu fiquei super tentada a experimentar. Como você descreve, acho que deva ser uma experiência maravilhosa!! Quando o Luis Felipe voltou a tomar banho de fato, eu não tive coragem. Tinha medo de ele escorregar, de EU escorregar no box, sei lá… Depois ele foi crescendo e começou a ficar tão pesado e tão agitado que achei que não conseguiria… e no fim, acabei nunca experimentando. 🙁

      Mas ele ama tanto o banho de banheira que acho gostoso de ver a alegria dele batendo as mãozinhas na água, brincando com os brinquedinhos… tem seu lado bom também. 🙂

      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *