Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

10 livros sobre maternidade recomendados pelas seguidoras

Depois de compartilhar 9 livros de maternidade que li durante a gravidez, perguntei no Instagram quais livros mais impactaram vocês na maternidade. E recebi vááárias indicações! Escolhi os dez livros mais citados (que ficaram de fora da minha lista de leitura) para compartilhar aqui. 

Alguns são crônicas, outros explicam técnicas e teorias para a criação dos filhos e há livros “de mãe para mãe“, com conversas sinceras sobre maternar, muitos são best-sellers… Como não li nenhum deles ainda, peguei as sinópses de cada obra. Os links nos títulos de cada livro levam para o site da Amazon, que entrega em todo o Brasil. 

Boa leitura!

livros de maternidade 60 dias de neblina

60 dias de neblina – Rafaela Carvalho

Um dos livros mais citados entre as leitoras! “60 dias de neblina” é uma coletânea de contos sobre a vida materna, em todas as suas dores e delícias. A escritora Rafaela Carvalho descreve como “​​um livro sobre nós, e sobre essa jornada enlouquecedora, incrível que é a maternidade”. Mães de primeira, segunda e muitas viagens recomendam essa leitura na gestação e no puerpério. O livro é tipo por elas como acolhedor, tranquilizador e escrito “de mãe para mãe”.

É fase – Rafaela Carvalho

Outra coletânea de crônicas da escritora best-seller. Assim como “60 dias de neblina”, É fase traz conflitos do dia a dia, histórias do cotidiano em família, com todas as suas dificuldades e privilégios. As leitoras elogiam o tom bem humorado do texto e como é fácil se identificar com o que é compartilhado. 

. . . . . . . .

livros de maternidade bésame mucho

Bésame Mucho: Como criar seu filho com amor – Carlos González

Outro best-seller, o livro foi escrito pelo pediatra espanhol Carlos González para ajudar pais que querem criar seus filhos baseados no amor, no respeito e na liberdade. No livro, o autor apresenta estudos, questiona o senso comum e estimula os pais a seguirem seus instintos. As mães recomendam ler na gestação, mas pode ser lido em qualquer momento. Apesar do tema mais denso, a obra é conhecida pela leitura fácil.

O cérebro da criança – Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson

Os autores, o neuropsiquiatra Daniel J Siegel e a psicoterapeuta Tina Payne Bryson, têm como objetivo ensinar pais e educadores a ajudar crianças no amadurecimento da sua inteligência emocional. Com linguagem acessível, os autores explicam como funciona o cérebro da criança, seu lento desenvolvimento, de onde vêm certos sentimentos e “explosões” e como conduzir situações de forma positiva. Além das estratégias para cada idade, ilustrações ajudam pais e filhos a se comunicarem de forma mais efetiva. 

. . . . . . . .

livros de maternidade disciplina positiva

Educar na curiosidade – Catherine Lecuyer

A autora Catherine Lecuyer acredita na criança como protagonista da própria educação. No livro, ela aborda as dificuldades de se educar em um mundo onde a criança já recebe tantos estímulos externos desde cedo e como lidar com esses obstáculos. Mesmo com o tema denso, a leitura é leve e rápida, recomendada para pais e educadores.

Disciplina positiva – Jane Nelsen

A psicóloga, educadora e mãe de sete filhos, Jane Nelsen, acredita em uma educação que respeite o indivíduo, independentemente da idade. Por isso, sua técnica pode ser usada não só com crianças, mas também com adolescentes e adultos. A autora se baseia nas teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e consegue passar as informações de forma simples. A leitura é válida em qualquer fase da maternidade, já que suas técnicas podem ser aplicadas em qualquer idade. 

. . . . . . . .

livros de maternidade encontro com a própria sombra

A maternidade e o encontro com a própria sombra – Laura Gutman

A psicoterapeuta familiar e autora best-seller Laura Gutman, entende que a maternidade, desde a gestação, é “ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas”. Por isso, de forma leve e sensível, a autora traz elementos da psicologia para ajudar as mulheres a entenderem seus sentimentos com uma visão nada romantizada da maternidade. Diferente de outros livros de maternidade, também aborda o papel do pai. A leitura é recomendada para gestantes, pós-parto e também para pais.

Eu não nasci mãe – Lua Barros

A educadora parental e mãe de quatro, Lua Barros, escreve sobre a perspectiva do que é preciso desaprender para aprender a ser mãe. Em vez de um manual com regras a serem seguidas, a autora, conhecida por suas reflexões postadas no Instagram, convida o leitor a refletir sobre as múltiplas formas de parentalidade e como isso mexe com os pais. Lua traz algumas teorias, conceitos e, principalmente, muitos questionamentos. 

. . . . . . . .

livros de maternidade educar crianças feministas

Para educar crianças feministasChimamanda Ngozi Adichie

Em forma de carta para uma amiga, a renomada autora Chimamanda Adichie compartilha com o mundo conselhos simples e precisos de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. A autora utiliza de exemplos do cotidiano para expressar suas ideias e reforça que elas podem e devem ser aplicadas na criação de meninos e meninas, oferendo uma formação igualitária a todas as crianças – o que se inicia com uma divisão justa de tarefas entre pais e mães.

Educação Não Violenta – Elisama Santos

Consultora de comunicação não violenta e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogoe querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa

. . . . . . . 

Leia mais: 9 livros sobre maternidade que li durante a gravidez

Veja também: O que faz uma doula no parto?

Já segue a gente no InstagramFacebook?

ColunasDe Mãe Para Mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *