Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Vacinação durante a gravidez

Além de acompanhar o desenvolvimento do bebê através do pré-natal, grávidas precisam de cuidados redobrados! Afinal, a saúde da criança depende inteiramente da saúde da mãe. Abaixo, o infectologista Marco Aurélio Sáfadi, do Hospital e Maternidade São Luiz, indica as vacinas fundamentais para uma gestação saudável.

Dupla tipo adulto (dT)

Essa é a vacina indicada para todas as gestações pelo Programa Nacional de Imunizações, que protege contra o tétano e difteria.

Hepatite B

Deve ser tomada como medida de prevenção, mas não como tratamento.

Vacina contra gripe

A gripe pode atingir as gestantes, levando para quadros de maior gravidade. “Alguns estudos mostram que a gripe tem mais riscos de complicações, especialmente respiratórias, e maior risco de óbitos quando ocorre em gestantes. Quando a gestação chega ao seu último trimestre, essas infecções se tornam ainda mais perigosas”, explica o infectologista. O dr. Marco Aurélio reforça que a vacina contra gripe deve ser aplicada em todas as gestantes, independente do trimestre da gravidez, preferencialmente no outono, estação que antecede a circulação do vírus influenza.

Antitetânica

No caso das gestantes não vacinadas, a antitetânica é aplicada em duas doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda. “Para proteção da mãe e prevenção do tétano em gestações futuras, é importante a aplicação de uma terceira dose, que deve ser feita quatro meses após a segunda dose. Ela não está disponível na rede pública, mas deve ser considerada, também, para a prevenção de coqueluche”, afirma o dr. Marco Aurélio.

 

*Apesar do receio das gestantes com algumas medicações, não existem evidências científicas que demostrem qualquer tipo de risco para o feto relacionado ao uso de vacinas inativadas durante a gestação. Segundo o dr. Marco Aurélio Sáfadi, esse risco é exclusivamente teórico, excluindo os casos de vacinas de vírus vivos ou bactérias vivas atenuadas, que podem representar algum risco ao feto, sendo contra-indicadas na gestação.

GestantesSaúde gestante

1 comentário

  1. Juliana Calil 13 de junho de 2012

    Para as mamães de bebês cujo pai tem o sangue com fator Rh positivo e que, como eu, tem o sangue com fator Rh negativo, é importantíssimo lembrar da vacina para este fim. Em geral ela é aplicada somente logo após o parto mas meu GO me orientou a já tomar uma dose perto da 30a. semana, pois nesta fase o sangue do bebê já se mistura com o da mãe, o que pode fazer com que o sangue da mãe provoque anemia no bebê que está sendo gerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *