Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Terrible Two: a fase da negação

As mamães já devem ter escutado esse termo, mas para as que ainda não sabem do que se trata, o terrible two, como o próprio nome sugere, é o termo usado em inglês para denominar a fase dos dois anos, algumas vezes um pouco conturbada. Pedimos a opinião da pedagoga pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação infantil,  Érica Alessandra Muniz, e da psicóloga, Mariangela Silva, sobre essa fase para que ninguém se assuste com a “transformação” dos anjinhos em casa.

TERRIBLE TWO: ENTENDENDO O QUE É

É a fase em que a criança passa de extremos em minutos, se torna possessiva e mandona, faz mal criações e possui um imenso sentimento de frustração. Essas características são desenvolvidas nesse momento, pois os pequeninos começam a ter noção das escolhas que lhes cercam e que não necessariamente precisam concordar com tudo aquilo que lhes é ordenado pelos adultos. Além de se sentirem no direito de tomar decisões por si próprios, e opinar em tudo o que lhes é imposto.

TERRIBLE TWO: COMO LIDAR?

Opinião da Pedagoga:

“Cada criança (ser humano) é único. Sabemos  que não nos diferenciamos apenas pelas características físicas, mas no decorrer da vida, através das fases, construimos a nossa própria personalidade e isso ocorre por volta dos seis anos de idade. A família  estruturada é a base da boa educação e tudo vai depender de como os responsáveis conduzem os conflitos e as frustações da criança.

Temos crianças que passam tranquilamente por essas fases sem apresentar nenhuma mudança de comportamento, porém quando acontece ao contrário, pode acreditar que ela está pedindo socorro. Principalmente nesse início de vida é de fundamental importância que os responsáveis estabeleçam os famosos “limites”, pois eles fazem toda a diferença na vida da criança. Se desde cedo forem educados com princípios e valores, os pais terão tranquilidade para orientá-los em todas as outras fases da vida.”

Opinião da Psicóloga:

“A maior parte das crianças passa por essa fase do NÃO entre um e dois anos e meio de idade. A criança inicia balançando a cabecinha como sinal de não e depois de um tempinho já é capaz de verbalizar essa fala, e aí é NÃO para tudo.

Parece desafiar a autoridade dos pais e essas negociações entre pais e filhos muitas vezes acabam em birra, que não é nada mais do que uma oposição ativa. Esses “nãos” acontecem ou porque os pais querem que a criança faça uma coisa, como por exemplo tomar banho e ela não quer, ou porque elas querem fazer algo contrário ao que os pais deixam (assistir TV), enfim, as birras podem acontecer de diversas maneiras.

Essa situação é muito frequente, então os pais não devem se apavorar! O importante é saber lidar com a birra, sempre ficarem atentos e não acharem que falar “sim” é sinônimo de ser um bom pai. É dever dos pais falarem o NÃO, mesmo que para isso eles tenham  que enfrentar uma birra ou um rostinho bravo, pois desta maneira eles estarão educando seus filhos, ensinando-os a perder as coisas, aceitar frustrações e lidar com limites. Uma criança que não aprende a lidar com limites e frustrações futuramente terá muita dificuldade em viver num mundo que exige tantas limitações e consequentemente se tornará um indivíduo com dificuldades em enfrentar problemas e desafios que a vida impõe.”

* Alguma de vocês está passando por essa fase em casa? 

Etc.

7 Comentários

  1. joana 16 de fevereiro de 2012

    até fiquei com medo!Tenho um bébé com quase 1ano e já faz birras…quando chegar a essa idade nem quero imaginar!

  2. Carla Albuquerque 16 de fevereiro de 2012

    Gente, meu filho está nesta fase. Acho que é muita novidade para ele, a retirada da fraldinha, a retirada da mamadeira, da chupeta, a inserção no meio escolar. É muita informação, temos que entender o lado deles e saber como negociar os limites. É importante ter uma rotina com a horinha certa para cada coisa. Assim eles ficam sabendo o que é certo e errado. Mas mesmo assim o meu está dando o maior trabalho, uma fase super difícil. O que mais me preocupa é a tomada, meu filho sabe que é errado e quando quer chamar atenção olha pra gente e diz “vou pegar viu?! Desafia mesmo a minha autoridade de mãe, nesses momentos não sei como reagir.

  3. Adriana 16 de fevereiro de 2012

    A minha filha tambem esta passando essa fase. Esta com 2 anos e 7 meses. Levei ate ao medico. Nao quer comer. Diz nao para tudo que eu ofereco. So diz sim ao leite. Se eu digo NAO, ela chora, grita, faz o maior escandalo na rua.

  4. carol 17 de fevereiro de 2012

    esse artigo caiu como uma luva, ontem mesmo fui conversar com a psicóloga da escola da minha filha e, com muita orientaçao, conversa e PACIENCIA os limites sao determinados e a nossa relaçao mae e filha se fortifica, afinal tudo é feito para o bem e com amor!!!!

  5. Clarice 17 de fevereiro de 2012

    Percebi nesta fase que nós também temos que aprender com essa nova fase que eles não são mais bebês e que de certa forma temos que ouvir um pouco suas opiniões.
    Não falo isso para que sejamos permissíveis e que não ponhamos limites, acho que eu até tenho tendência a por demais, sempre me policio. Mas por exemplo não dar mais para tratar minha filhota como boneca e fazer as coisas exclusivamente no meu tempo.
    A horinha do banho, de comer e da fraldas estavam um stress. E percebi que precisava conversar mais com ela. Chamá-la para fazer as coisas. Hoje ela vai andando sozinha para o chuveiro e me ajuda na fralda e na comida.
    A birra e o chorinho para tudo nunca são premiados e se ela cai no chão, aí ela perde o direito do que esta pedindo. Os nãos continuam la para quando ela passa do ponto. rsrs
    Acho que cada um tem uma receita, mas comigo isso funcionou bem e queria compartilhar com vocês.
    Próxima fase agora e Adeus as fraldas. Lá vamos nós. rsrsrs

  6. Jociane Lerner 19 de fevereiro de 2012

    E como estamos passando por essa fase em casa, minha filha já está conhecida na escola como a “Menina do não”, e extamente não para tudoooooo!!! kkk uma figurinha!

  7. Hayde 19 de setembro de 2012

    Estou passando por esta fase horrível também… Esses dias minha filha que tem 2 anos e 3 meses me fez passar a maior vergonha, fiz de tudo para agrada-lá mas tem um momento que NADA agrada, dai a bendita da paciência acaba e da as boas vindas aos estress. Ela tem o cantinho da disciplina mas agora nao quer mais ficar e antes ela ficava tranqüilamente . Mas disso aí mamães de Plantões a receita e muita calma e sabedoria para driblar esta situação de mini adolescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *