Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Seu filho range os dentes enquanto dorme?

dentinho-de-leite-coluna

Você é uma das muitas mães que tem reparado que seu filho range os dentes enquanto dorme? O bruxismo, como chamamos este ato, tem ocorrido cada vez mais em crianças, sendo motivo de preocupação para muitas mamães atualmente, principalmente pelo barulho que os dentes fazem quando raspam um no outro.

Ele ocorre com maior frequência durante o sono e em períodos de estresse e excitação, embora possa também ocorrer durante o dia. É um ato inconsciente, sendo caracterizado por contrações rítmicas dos músculos da mastigação. Embora a ciência indique que o surgimento desta disfunção motora esteja relacionado ao sistema nervoso central, o seu sinal mais evidentes aparece na boca: o desgaste dos dentes, que pode ser suficiente para afetar diversas funções bucais e até trazer dor naquela articulação que fica perto do ouvido, que sentimos mexendo quando abrimos e fechamos a boca.

Apesar de ser difícil encontrar uma causa específica, os estudos mostram que alguns fatores estão associados à ocorrência do bruxismo: genética (sempre ela!), refluxo, estresse emocional, problemas respiratórios (bronquite, asma, obstruções nasais, rinite), sono não reparador, Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), dores de cabeça e também algumas síndromes (o bruxismo é bastante comum em pacientes especiais).

seu filho range os dentes enquanto dorme?

Uma característica do bruxismo em crianças é que ele tende a ser flutuante, isto é, ele vai e volta de acordo com a fase pela qual a criança está passando. Mas a boa notícia é que ele tende a diminuir com a idade, não necessariamente crianças com bruxismo se tornam adultos com bruxismo também. Ah, e não podemos confundir com os movimentos mandibulares que os bebês tendem a fazer na fase de erupção dos dentes de leite (até os 3 anos). Esses movimentos estão muito mais ligados ao descobrimento dos novos dentinhos nascendo ou à falta de uma posição certinha para encaixar a mandíbula, já que nem todos os dentinhos estão ainda presentes. O bruxismo verdadeiro costuma aparecer a partir dos 4 anos.

O tratamento consiste em uma abrangência multidisciplinar, já que diversos podem ser os motivos desencadeadores. O papel do odontopediatra nessas situações, além do diagnóstico, é restaurar e proteger a estrutura dental, o que em muitos casos pode ser feito com o uso de placas de mordida durante a noite. Mas é preciso avaliar o quanto está havendo de desgaste, se este chegou a uma fase prejudicial e também associar o tratamento à cronologia de perda dos dentes de leite e surgimento dos dentes permanentes.

Até mais!

Dra. Camila Guglielmi é graduada em odontologia. Especialista, Mestre e Doutora em odontopediatria pela Universidade de São Paulo (USP), atua em consultório junto à Clínica Biella Odontologia. Aqui, ela abordará mitos e verdades sobre a dentição das crianças e responderá as principais dúvidas das mães.

1 comentário

  1. vanessa 10 de novembro de 2015

    Usa_se placas mesmo em crianças de 4 ;5 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *