Blog

Sessão de fotos de recém-nascido

Bastante comum fora do Brasil, a sessão de fotos de recém-nascido (newborn) vem ganhando cada vez mais espaço por aqui. A ideia é fotografar o bebê em poses fofas e lugares inusitados, acrescentando acessórios como gorrinhos e lacinhos. Tudo para criar uma recordação única dessa fase tão especial! Abaixo, duas top fotógrafas de recém-nascidos, Carla D’Aqui e Vivi Guimarães, dão dicas de como fazer uma sessão de fotos de newborn perfeita.

Idade ideal:

Carla D’Aqui: “O período ideal para esse tipo de sessão é entre 5 e 12 dias de vida do bebê, período em que ele está mais apto para fazer as poses desejadas. É um período em que ele dorme mais tranquilo, longe de cólicas, e não resiste tanto aos movimentos”.

Local:

Vivi Guimarães: “Aqui no Brasil, as mães ainda têm receio de sair de casa com o recém-nascido, mas fora do país é super comum fazer a sessão de newborn em estúdio. No meu estúdio o ambiente é totalmente preparado, com a temperatura e luz adequadas. Também costumo usar um som que estimula o barulho do útero para acalmar o bebê, tanto nas sessões em casa como no estúdio”

Carla D’Aqui: Minhas sessões de newborn são sempre feitas na casa do cliente, assim, os pais e o bebê não precisam sair de casa, eu vou até eles”.

Acessórios:

Carla D’Aqui:A escolha da roupinha, acessórios, objetos e cenário é toda feita por mim juntamente com a mãe. Uso muita coisa do bebê mesmo. Muitas mães compram fora, outras tem um gorrinho que foi feito pela avó ou alguém da família. Os que tenho comprei na Etsy.”

Horário e duração da sessão:

Vivi Guimarães: “Normalmente no horário da manhã (entre 8h30 e 9h), quando os bebês estão mais calmos e dá para aproveitar a luz natural.

Carla D’Aqui:A sessão dura em torno de 4h, entre mamadas e trocas de fraldas, sempre acompanhando o ritmo do bebê, prezando pelo seu conforto e segurança”.

Cuidados:

Vivi Guimarães: “O ambiente deve ser totalmente higienizado, com temperatura ideal entre 30 e 32 graus. Importante salientar também o cuidado e hiegene ao manusear o bebê. Na sessão ele está sempre dormindo. Aquelas fotos em que o recém-nascido aparece em uma posição diferente, que parece sem apoio, tem sempre alguém segurando, mas não aparece porque depois há um tratamento no photoshop. Precisa de muito estudo para entender essas coisas e não sair fazendo a sessão de qualquer jeito.”

Carla D’Aqui: “Antes de começar uma sessão dessas, eu preparo o ambiente para deixar o bebê o mais tranquilo possível. Uso um som relaxante e aqueço sempre o ambiente deixando em uma temperatura agradável para ele. Janelas fechadas e aquecedor são imprescindíveis”.


Quando contratar o fotógrafo?

Vivi Guimarães: “Normalmente, faço uma pré-reserva. Quando a mãe está na maternidade ela me liga e eu vou até lá para combinar o dia certinho e os detalhes da sessão”.

Dicas para a sessão de fotos dar certo:

Carla D’Aqui: “Deixar o bebê o mais longe possível da mãe, pois sentindo o cheiro do leite ele vai chorar querendo o peito. Então quem mexe no bebê sou eu o tempo todo. Mas, claro, sempre com a mãe por perto! Além disso, contratar um profissional especializado para que os pais tenham total segurança e confiança, assim, eles ficarão mais calmos e a sessão será bem e tranquila. Se a mãe ou o pai não estiverem bem, isso passará para o bebê, com certeza!”

Vivi Guimarães: “O mais importante é o bebê estar bem alimentado e quentinho, por isso, o ideal é dar de mamar antes”.

Fotos: Carla D’Aqui e Vivi Guimarães

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>