Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Roteirinho

Navegue como ou

8 dicas para o passeio com as crianças

Sair de casa com uma ou mais crianças pode parecer uma missão difícil. Às vezes, só de imaginar o cansaço já dá vontade de desistir e deixar para outro dia, não é? Só que você e seu filho merecem esse tempo fora de casa – e é possível deixar esse momento mais simples e prático. Por isso, separamos 8 dicas para o passeio com as crianças:

Foto: Kampus Production no Pexels

8 dicas para o passeio com as crianças

1. O que levar na bolsa?

Ter uma bolsa bem preparada é um dos segredos para deixar todo o passeio com as crianças mais fácil. E não, você não precisa de uma bolsa enorme e lotada de itens! O ponto é prever necessidades básicas que seu filho pode ter durante o passeio e deixar tudo à mão. Dependendo de onde vocês vão e quantas horas vão passar, a formação da bolsa será diferente.

Veja alguns itens que não podem ficar de fora da bolsa:

  • Fraldas e trocador;
  • Garrafa de água e/ou copo para oferecer leite;
  • Uma troca de roupa;
  • Dois brinquedos de estímulos diferentes (vamos falar mais sobre no tópico abaixo).

Outros itens, como snacks, também podem fazer parte da sua bolsa de passeio. O importante é saber para onde você está indo e o que compensa levar de casa ou comprar na rua (desde que você tenha certeza que conseguirá comprar!). Nós já conversamos aqui sobre passeios sustentáveis – vale a pena conferir as dicas!

2. Escolha bem os brinquedos

Não leve atividades parecidas, como dois livros ou dois bonecos. O ideal é levar uma atividade que deixe a criança mais “parada” e concentrada, como desenhar ou pintar, e outra atividade mais expansiva, como uma bola ou corda.

Ter brinquedos para estímulos diferentes garante que a criança tenha o que fazer nas mais diversas situações: na mesa do restaurante, na fila e em áreas abertas. Caso o passeio não permita atividades mais expansivas, leve brinquedos de contração com propostas diferentes, como: um caderno de desenho e uma boneca. Isso permite que a criança brinque parada e mude de atividade se quiser.

Nós já conversamos aqui sobre a importância do brincar autônomo. Durante os passeios, as crianças tem oportunidade de explorar áreas novas sozinhas ou com outras crianças – e isso deve ser apoiado e estimulado.

Dica: se você quer uma variedade de brinquedos para levar nos passeios e não enjoar os pequenos, vale a pena investir no aluguel de brinquedos. É uma opção mais sustentável e mais barata para diversificar a oferta de brinquedos dos pequenos e facilitar a vida dos pais!

Foto: Cristiano Silva

3. Analise o local que será o passeio

O lugar tem parquinho? Barracas com comida? Tem local com sombra? É mais frio? Quanto tempo vamos ficar no carro até lá?

Essas são algumas perguntas que você deve fazer antes de sair de casa. Com essas informações em mãos é muito mais simples arrumar a bolsa, decidir o tempo que ficará fora, o horário que vai sair de casa e etc.

A maioria dos locais públicos possui fotos e informações na internet. Vale pesquisar!

4. Tente não quebrar a rotina

Seu filho tira uma soneca todo dia após o almoço? Então evite sair nesse horário! Ou, então, garanta que ele durma no horário de sempre mesmo que em locomoção ou fora de casa. Alguns pontos da rotina precisam ser preservados ao máximo e os dois mais importantes são o sono e a alimentação.

Esses dois fatores dependem muito da colaboração e desejo da criança, então é papel dos adultos organizar o passeio de forma que ele interfira o mínimo possível nessas rotinas. Se a saída for atrapalhar muito a rotina e a criança for menor de cinco anos, é melhor cancelar.

Quando o assunto é alimentação, o ideal é ter sempre algo prático para oferecer. Não esqueça de conferir se o local que você irá tem opções que atendam as necessidades do seu filho – caso não tenha certeza, leve de casa. E não se preocupe se o consumo de alimentos aumentar ou diminuir no dia do passeio!

Foto: Anete Lusina

5. Saímos muito da rotina! E agora?

A rotina que mais complica a vida dos pais é a do sono. Se seu filho pulou uma soneca, por exemplo, a próxima vez que ele for dormir o desafio pode ser maior. Isso vale principalmente para bebês, mas crianças maiores podem enfrentar o mesmo problema. Excesso de cansaço atrapalha o sono – o que pode gerar choros, mau humor, “birras” e outros. Falamos sobre isso no post sobre Hora da Bruxa.

Por isso, se seu filho apresenta sinais de estresse por sair da rotina, a primeira dica é: acolha. Lembre-se que até você, adulto, sofre quando sai da sua rotina. Para as crianças é pior, porque elas não conseguem identificar e lidar com todos os sentimentos que essas situações podem trazer. Então, acolha, converse e tenha paciência.

Tente, também, recriar os rituais que você tem em casa com o pequeno – isso traz conforto e previsibilidade para a criança. O “não saber o que fazer” em determinadas situações ou lugares traz agonia para eles. Então, quando você recria rituais, você transforma aquele espaço em um local seguro, conhecido e previsível.

6. Esse passeio é ideal para o seu filho?

Alguns passeios não têm restrição de idade, mas isso não significa que ele é o ideal para o seu filho. Por exemplo, uma caminhada até uma cachoeira não é o tipo de passeio que toda criança consegue fazer.

Além das “limitações” que a rotina pode impor ao fluxo da caminhada, outros pontos como resistência física devem ser levados em conta. Seu filho está acostumado a andar bastante? Ele aguenta o fluxo? Se ele não aguentar, você ou alguém que estará no grupo consegue levá-lo no colo com tranquilidade?

Cinema também pode ser uma missão complicada pelas primeiras vezes. Nem todas as crianças conseguem ficar paradas para ver um filme, ainda mais em um ambiente novo que nunca foi explorado por elas antes. Nesses casos, vale pegar uma sessão em horário vazio para que seu filho consiga se adaptar sem a pressão de estar atrapalhando o público ao redor.

Alguns passeios serão testes e outros você pode descartar apenas analisando seu filho, os gostos dele e as capacidades que ele desenvolveu até o momento. O importante é você sempre respeitar o limite da criança!

Foto: Kampus Production

7. Prepare seu filho para o passeio

Para a criança, muitas experiências são novas ou pouco exploradas. Isso pode gerar ansiedade, nervosismo e outros sentimentos que tirem os pequenos do seu “normal”. Assim, o melhor caminho é conversar bastante com a criança antes do passeio.

Conte para ela sobre o local, quem vai estar lá, como ela pode brincar e explorar o local. Se o trajeto até o passeio demandar um tempo, vale incluir o caminho nessa narrativa: avise que vocês vão ficar algum tempo no carro e que podem planejar mais atividades durante esse tempo.

Se o passeio tem hora para acabar, você pode incluir isso de forma positiva nessa conversa também. Faça o “voltar para casa” parte dessa aventura e não a parte chata, onde a diversão termina.

O mais importante é a criança ter em mente alguma noção do que vai acontecer, para que a adaptação no local seja mais fácil – principalmente se for a primeira vez dela nesse tipo de passeio!

8. Como sair de casa sem drama?

Mesmo com toda a preparação, a hora de sair pode ter alguns momentos de tensão. A ansiedade pode deixar a criança agitada ou se negando a colaborar. Mais uma vez, a conversa é o melhor caminho: inclua a criança nos preparativos, para que ela se sinta parte e tenha uma função.

Os pequenos podem, por exemplo, ajudar a colocar os snacks na bolsa. Para evitar o “não quero isso”, “quero aquilo”, você pode usar a técnica de dar poder a criança: ofereça duas opções e deixe ela escolher. Por exemplo, se você vai levar frutas, pode oferecer da seguinte forma: “Filho, vamos levar maçã ou banana?”. Isso reduz as opções e torna os processos mais rápidos.

O mesmo vale para colocar os sapatos, roupa e banho. Dê duas opções e deixe a decisão na mão do seu filho: “Você quer colocar o sapato sozinho ou quer minha ajuda?”. No fim, você tem a atividade realizada e a criança fica feliz por sentir que tomou uma decisão.

Lembre-se que o passeio é sempre um momento de diversão. Respire fundo e tente aplicar as dicas sem cobranças para que tudo saia perfeito. O importante é você e seu pequeno conseguirem sair e se divertir juntos!

. . . . . . . 

Leia mais: Festinha ao ar livre: veja 6 dicas e 8 inspirações

Veja também: Bonecas negras: veja a importância e modelos

Já segue a gente no Instagram e no Pinterest?

Babies & KidsCuidados e dia-a-diaDiversãoRoteirinho

Save the date: Baby Bum 2014 - 2º semestre

Está chegando mais uma edição da Baby Bum! Atendendo a pedidos, dessa vez a feira infantil acontece de quarta a sábado, de 5 a 8 de novembro, assim as mamães que trabalham podem visitá-la na hora do almoço ou no fim do dia e ter mais tempo no fim de semana com seus filhotes!

Serão mais de 100 expositores com novidades em moda, decoração de quartos, Festinhas e muito mais. A Colher de Brigadeiro, Benvindo by Mell, Má Cherie, Papá Gourmet e Paperdolls são apenas algumas das marcas e fornecedores que estarão presentes.

Como nas edições passadas, nós estaremos lá com um espacinho para receber nossas leitoras! Também faremos a cobertura do evento aqui no site e no Instagram (@cz_babies), mostrando as novidades da primavera ao natal.

Quem é de São Paulo não pode perder e quem é de fora já pode ir programando a viagem!

baby-bum-convite-2014.2-novembro

Baby Bum 2014.2

5 a 8 de novembro de 2014, das 10h às 20h
Vila dos Ipês
Av. Mofarrej, 1.505 – V. Nova Leopoldina

Roteirinho

Save the date: Baby Bum 2014

Falta menos de um mês para a edição 2014 da Baby Bum! Para quem ainda não conhece, a Baby Bum é uma feira infantil para mamães e seus filhotes de 0 a 12 anos encontrarem as últimas tendências do mercado em um único lugar: acessórios, brinquedos, design e decoração, roupas, lembrancinhas, serviços…e muito mais! Abra a Boca e Feche os Olhos, Benvindo by Mell, Chez Moi Chez Toi, Criando Gente, Dani Fraiha e It Babies são algumas das marcas presentes.

O evento acontece de 22 a 25 de maio e, como de costume, nós estaremos lá com um espacinho para receber nossas queridas leitoras! Aguardem novidades!

baby-bum-2014-maio

Baby Bum 2014
22 a 25 de maio de 2014, das 10h às 20h
Vila dos Ipês
Av. Mofarrej, 1.505 – V. Nova Leopoldina

Roteirinho

Baby Bum 2013 – 2º semestre: nossa programação

Preparados para mais uma edição da Baby Bum? A feira infantil acontece de 31 de outubro a 3 novembro e traz mais de 100 expositores com novidades em moda infantil, decoração de quartos, Festinhas e muito mais. Laçaroty, Paçoca, Petit Galerie, Praliné e It Babies são apenas algumas das marcas que estarão presentes.

Mais uma vez, estaremos com um espaço no evento para receber nossas queridas leitoras! O stand será decorado por Bia Rocha – Duas Gastronomia, por isso não temos dúvidas de que ficará lindo!

A grande novidade é que nesta edição nós teremos um bate-papo com duas especialistas em assuntos referentes ao universo materno. Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom, falará sobre a rotina do sono do bebê, e Luciana Morgado, da Lullu Personal Organizer, falará sobre a importância da organização no dia-a-dia de mães e filhos. Elas vão dar dicas e tirar dúvidas das mães que aparecerem por lá! Quem quiser, já pode mandar suas dúvidas através dos comentários deste post!

programacao-palestras-baby-bum-2013-constance-zahn-babies

Baby Bum 2013.2

31 de outubro a 3 de novembro de 2013, das 10h às 20h
Vila dos Ipês
Av. Mofarrej, 1.505 – V. Nova Leopoldina, São Paulo

Esperamos vocês lá! 😉

Roteirinho

Dê mais brincadeira para seu filho

A fotógrafa Vivi Guimarães está com uma exposição super bacana no Espaço Mamusca, em São Paulo. Intitulado “Dê mais brincadeira para seu filho“, o projeto – em homenagem ao mês das crianças – tem o objetivo de estimular a interação entre pais e filhos, de uma maneira gostosa e divertida.

O local da exposição não poderia ter sido melhor escolhido, já que o Mamusca também tem o conceito de acolher pais, mães e filhos, para que eles possam curtir bons momentos juntos – sem frescuras. As 21 fotos foram tiradas lá mesmo e a ideia era que cada família brincasse da maneira como costumam brincar em casa.

Através de ângulos inusitados, Vivi Guimarães captou momentos de carinho, do jeitinho que só ela sabe captar! As fotos ficaram lindas e se integraram super bem com o espaço. Vale a pena ver ao vivo!

Nós fizemos uma visita guiada com a Vivi e ela mesma tirou as fotos abaixo para que vocês possam ter um gostinho da exposição. As imagens ficarão expostas até o dia 31 de outubro. Vai lá!

vivi-guimaraes-exposicao-1

vivi-guimaraes-exposicao-2

vivi-guimaraes-exposicao-3

vivi-guimaraes-exposicao-5

vivi-guimaraes-exposicao-6

vivi-guimaraes-exposicao-7

vivi-guimaraes-exposicao-8

A jornalista Chris Campos e o Joaquim:

exposicao-fotos-vivi-guimaraes

A empresária Tina Lyra com Sasha Blue:

exposicao-fotos-vivi-guimaraes-tina-lyra

Fotos: Vivi Guimarães

Exposição Dê mais brincadeira para seu filho
Local: Espaço Mamusca – Rua Joaquim Antunes, 778 – Pinheiros
Até 31 de outubro
de terça a sexta, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h

RoteirinhoFotografia