Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Qual a idade certa para o bebê começar a andar?

Muitas mães se afligem ao ouvir de outras mães que seus bebês já começaram a andar e o seu ainda não. Mas, na maioria das vezes, não há motivos para prepocupações! A fisioterapeuta pediátrica, Dra. Fernanda Davi, especialista em desenvolvimento e reabilitação motora, explica como acontece o desenvolvimento motor da criança:

Deixe as comparações de lado

O ritmo de desenvolvimento motor na fase de 10 meses a 1 ano e dois meses é muito variável. Ou seja, um bebê pode andar muito antes que outro, sem que isso signifique um atraso neurológico. Não existe criança preguiçosa, cada uma tem seu tempo.

“A velocidade não pode ser confundida com inteligência acima da média. No primeiro ano de vida, do ponto de vista motor, a criança desenvolve tudo o que será necessário para a vida adulta, como sentar, andar, comer sozinho, agachar, subir e descer escadas, tomar líquidos fora da mamadeira ou correr. E tudo isso acontece naturalmente”.

Incentive, mas sem estressar

Você pode ajudar a criança a ficar de pé e se posicionar a uma certa distância para que ela se esforce para chegar até você. Usar brinquedos para que o pequeno tente pegá-lo também pode ser um recurso. Mas lembre-se que tudo isso deve ser feito sem estressar a criança e sem pular etapas. “A criança precisa aprender primeiro a sustentar a cabeça e o tronco, depois, então, ela consegue sentar. Ao adquirir  força tanto nos braços como nas perninhas, ela se sente capaz de ‘minhocar’ e depois engatinhar. Aos poucos, mais segura, ela fica em pé, dá uns passos e anda”.

Evite o andador

O andador pode causar quedas e tombos e deixar a criança insegura para futuras explorações. Além disso, ele encurta a importante fase do engatinhar e pode até atrasar o desenvolvimento psicomotor do bebê. “Se os pais procuram antecipar o processo, seja através do andador ou por meio de estímulos verbais e físicos, ela pode até vir a andar antes. Mas tanto a musculatura como a estrutura emocional podem não estar ainda maduras”.

A Revista Crescer dá mais algumas dicas:

Dê segurança

A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar – é aí também que a atenção dos pais será decisiva. Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.

Calçado ideal?

O melhor é deixar seu filho descalço. Além de dar mais aderência, ao sentir o chão, ele se sente mais seguro. Meias antiderrapantes também são boas opções, principalmente para os dias frios. Esqueça calçados duros demais. Opte por tênis molinhos, confortáveis e no tamanho certo.

Não o assuste

Se por acaso seu filho cair para trás e bater a cabeça, socorra-o, mas sem (pelo menos mostrar para ele…) desespero. Então, conforte-o e observe se não fica sonolento ou vomita. Se perceber qualquer modificação no comportamento do seu filho, ligue para o médico.

Saúde

1 comentário

  1. Elizete Silvestini 23 de agosto de 2014

    Há algum problema se a criança começa a andar com 7 meses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *