Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Posh Moms

Navegue como ou

Manchas e estrias na gravidez

POSH-MOMS-DEBORA

Embora já tenha passado dessa fase, vejo várias amigas comentando sobre as diversas alterações no corpo decorrentes da gravidez. Dentre elas, uma das mais citadas, sem dúvida, são as manchas e estrias na pele. Lembro que quase enlouqueci minha dermatologista, a Dra Juliana Macéa (uma das mais competentes de São Paulo, além de amiga de infância), para que ela me passasse todas as dicas. E, como morria de medo de ficar toda manchada e cheia de estrias, segui tudo à risca e achei que funcionou muito! Vejam aqui quais foram os conselhos dela:

Quando descobrimos que estamos grávidas é aquele transbordamento de alegria e parece que automaticamente nosso foco muda: deixa de ser a gente e vira aquele bebezinho tão querido. Isso é natural, mas durante a gravidez vale a pena reservar alguns minutos do dia para cuidar da pele, pois as principais reclamações que surgem no pós-parto – estrias e manchas – podem ser minimizadas ou até mesmo evitadas com alguns hábitos simples.

manchas e estrias durante a gravidez

ESTRIAS

As tão temidas estrias surgem pela distensão da pele que vai acontecendo ao longo da gestação. Existe uma tendência genética para se ter ou não estrias. Curiosamente são mais comuns nas mamães mais jovens e, claro, também em quem ganha mais peso. Como podemos evitá-las?

– Evite engordar mais de 13 kgs ao longo da gravidez.

– Assim que descobrir que está grávida, comece a usar um bom hidratante. A barriga ainda vai demorar um pouco para crescer mas muitas grávidas já ficam com as mamas muito inchadas logo nas primeiras semanas e as estrias também são muito comuns nessa área.  A melhor hora de aplicar o hidratante é logo após o banho.

–  Creme hidratante ou óleo de amêndoas? O hidratante é melhor pois penetra na pele e mantém a hidratação por mais tempo. Se você gosta do óleo, use durante o banho mas não deixe de usar o creme em seguida.

MANCHAS

A mais comum é o melasma, que aparece em graus variados em quase todas as grávidas. É aquela mancha que parece uma nuvem castanha, geralmente nas maçãs do rosto em forma de  ”asa de borboleta” e às vezes também no nariz, queixo e testa. Para fugir do melasma a dica é simples:

– Protetor solar todos os dias com FPS de pelo menos 30 e de preferência com cor, do tipo  base, para filtrar melhor a luz visível que também pode manchar a pele.

Dra Juliana Macéa

Débora Ortenblad é mãe do Pipo, 1 aninho. Além de ser a rainha do lar, Débora também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Patricia Fava, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.
GestantesSaúde gestanteMãesSaúde da mãePosh Moms

4 receitas de papinha - pela chef Ana Luiza Trajano

POSH-MOMS-PATRICIA

Mamães, hoje eu consegui para vocês quatro receitas exclusivas com a minha comadre (madrinha do Gui) e super chef de cozinha – a mais que querida Ana Luiza Trajano – que comanda o maravilhoso restaurante Brasil a Gosto.

Quando o Guizinho ainda estava na fase das papinhas, a Dinda Ana (como ele carinhosamente a chama) vinha nos visitar e depois de um minuto na cozinha aparecia com as melhores papinhas do planeta. E a casa inteira acabava comendo rs!! Até hoje é só ela aparecer e estamos feitos! Espero que os pequenos gostem!

posh-moms-receita-papinha-ana-luiza-trajano

Papinha de mandioquinha com cenoura

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

500g mandioquinha descascada e cortada em rodela
200ml de caldo de legumes
Azeite
150g cenoura ralada bem fininha

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 200ºC por 10 minutos e coloque a  mandioquinha envolta no papel alumínio, deixando cozinhar por 45 minutos.
Retire do forno e do papel alumínio, amasse-a com um garfo e acrescente os legumes gradualmente.
Por último acrescente a cenoura e misture bem.
Finalize com um fio de azeite.

Montagem: Em um prato fundo coloque a creme de abóbora e por cima a emulsão de batata.

……….

Papinha de abóbora com emulsão de batata

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Creme de abóbora

400g de abóbora japonesa descascada, sem semente e cortada em cubinhos
1/2 litro de caldo de legumes
1 bouquet de ervas (tomilho, salsinha, louro, alecrim)
Azeite

Emulsão de batata

200g batata descascada, cortada em cubo
150ml creme de leite
150ml leite

Modo de preparo:

Creme de abóbora

Em fogo baixo, cozinhar a abóbora no caldo de legumes e bouquet de ervas até ficar macia. Retire as ervas.
Separe a abóbora e processe com um pouco do caldo até obter uma consistência cremosa de purê. Reserve.

Emulsão de batata:

Cozinhe a batata no leite e creme de leite em fogo baixo por cerca de uma hora. Retire do fogo.
Processe com um mixer até ficar com uma consistência espumosa.

Montagem: Em um prato fundo coloque o creme de abóbora e por cima a emulsão de batata, finalize com o fio de azeite.

……….

Seleta de legumes com tutano

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Papa de legumes:

100g cenoura descascada e cortada em cubo
100g batata descascada e cortada em cubo
400g Vagem limpa cortada em cubo
100g de espinafre cortado em tirinha
100g de abobrinha em cubo

Tutano:

300g tutano com osso
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Pré aqueça o a 200ºC o forno por 10 minutos e coloque o osso do tutano temperado envolto no papel alumínio, deixando assar por 25 minutos.
Retire do forno e do papel alumínio com uma colher retire o tutano e reserve.
Em uma panela junte todos os legumes, cubra com água filtrada e deixe cozinhar em fogo baixo até que os legumes estejam macios.
Processe com o mixer até obter um papa.

Montagem: Em um prato fundo coloque a pasta de legumes e por cima decore com tutano.

……….

Papinha de beterraba

Ingredientes:

500g de beterraba
15og de ricota
100ml de leite de cabra

Modo de preparo:

Cozinhe a beterraba na panela de pressão durante 30 minutos.
Retire do fogo, descasque e peneire. Reserve.
Amasse com um garfo a ricota e acrescente o leite fervido até formar uma pasta homogênea. Reserve.

Montagem: Em um prato fundo, coloque a pasta de beterraba e por cima decore com o creme de ricota fazendo pequenos desenhos.

Patricia Fava é mãe do Guto, 9, e do Gui, 5. Além de ser a rainha do lar, Patricia também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Débora Ortenblad, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.
ColunasPosh Moms

10 lembrancinhas para batizado

POSH-MOMS-DEBORA

Em poucas palavras, o batizado é um dos sacramentos mais importantes para os católicos, pois representa a iniciação da criança à vida religiosa.

Embora o Pipo esteja com 1 ano e cinco meses, só agora estou conseguindo organizar o seu batizado. Minha ideia é fazer algo bem íntimo, só para a família, mas com muito carinho e capricho, afinal é um momento único e especial na vida do meu filho!

De todos os preparativos, o item que mais me tomou tempo foi a escolha da lembrancinha. São tantas opções, uma mais linda que a outra! Separei aqui algumas das minhas preferidas:

1. Livrinho de orações da Eleonor Falci:

posh-moms-lembrancinhas-batizado-livrinho-de-oracoes-Eleonor-Falci

2. Caixinha com anjinho da Catarina Robles:

posh-moms-lembrancinhas-batizado-caixinha-com-anjinho-catarina-robles

3. Caixinha de vidro com amêndoas da Era Uma Casa:

posh-moms-lembrancinhas-batizado-caixinha-com-amendoas

4. Potinho com chocolates da Era Uma Casa:

posh-moms-lembrancinhas-batizado-potinho-com-chocolates-era-uma-casa

5. Bolinhos da Marina Barreto:

posh-moms-lembrancinhas-batizado-bolinho-Marina-Barreto

6. Quadrinho de orações da Bow Box:

posh-moms-lembrancinhas-batizado-quadrinho-com-oracao-Bow-Box

7. Quadrinho com Espírito Santo da Renata Pardo Chaib:

posh-moms-quadrinho-com-Divino-_-Renata-Pardo-Chaib

8. Marcadores de Livros da Catarina Robles:

posh-moms-marcadores-de-livro-Catarina-Robles

9. Velas com asinhas da Era Uma Casa:

posh-moms-velas-com-asinhas-Era-Uma-Casa

10. Tercinho da Arroz de Festa Personaliza:

posh-moms-tercinho-Arroz-de-Festa-Personaliza

Débora Ortenblad é mãe do Pipo, 1 aninho. Além de ser a rainha do lar, Débora também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Patricia Fava, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.
FestasBatizado / BrisLembrancinhasPosh Moms

Anjo da guarda - uma declaração de amor

POSH-MOMS-PATRICIA

No mês dos pais, queria compartilhar com todas vocês o texto incrível que o meu pai – Tom Fava – me mandou. O texto foi uma resposta ao meu email de Feliz Dia dos Pais, agradecendo todo o amor que ele transborda para nós; em especial pelo nosso pequeno Gui – que sempre nos causou mais preocupações por seu quadro delicado de saúde. Emocione-se.

pais

Patrícia,

Quando eu era pequeno, mais ou menos com a idade do Gui, minha vó ensinou-me as primeiras orações que logo depois eu repetia todas as noites, antes de dormir. A principal delas era para o meu Anjo da Guarda, que ela dizia estar ao meu lado todos os momentos de minha vida, fossem eles alegres ou tristes. Ela me convenceu da sua existência e da sua eterna proteção. Por isso mesmo, rezei por ele, e ainda rezo, todas as noites antes de dormir. Aliás, não consigo adormecer sem pedir ao meu anjo da guarda para que sempre nos guarde, nos governe e nos ilumine. O tempo passou mas a minha crença no anjo da guarda nunca se afastou de mim. Porém, sempre ficava uma dúvida em meu pensamento de que como seria ele. Imaginei, sonhei, realizei, tentei materializar a sua imagem, mas nunca consegui visualizar a sua forma, a sua figura, a sua verdadeira imagem.

Agora, quase 60 anos depois do meu primeiro contato com meu anjo da guarda, consegui, finalmente, vê-lo. Ele se materializou totalmente em minha frente, vivo, em carne e osso. Acredito que de tanto pensar nele e rezar por ele e para ele, Deus me privilegiou com a sua visão material e espiritual. Sim, filha, aquilo em que eu tanto acreditei, aquilo que eu sempre tive certeza de que sempre esteve ao meu lado, no silêncio, na alegria, na dor, na esperança, finalmente, apareceu. Apareceu na forma de uma criança que, assim como modificou a sua vida, modificou a minha também. É ele, o Guilherme, fruto do amor de você e do Marcello que veio para mostrar que a vida é feita de amor, de bondade, de tolerância, de paz. Ele é tudo isso! Esperei 60 anos para conhecê-lo e, agora, não tenho mais nenhuma dúvida quanto a sua existência. Ele tem, definitivamente, a forma de um anjo, a bondade de um anjo, o carinho de um anjo, o olhar de um anjo. Fique em paz, minha filha, a proteção do anjo da guarda está viva e dentro de sua própria casa. Não tenha receio do futuro porque ele estará sempre por perto nos guardando, nos protegendo e nos iluminando.

Agora você sabe a razão do meu amor pelo Guilherme.

Tom Fava

Patricia Fava é mãe do Guto, 9, e do Gui, 5. Além de ser a rainha do lar, Patricia também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Débora Ortenblad, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.
MãesPosh Moms

Em busca da escola perfeita

POSH-MOMS-DEBORA

Nossa! O tempo passa tão rápido! Mal posso acreditar que já estou na busca de uma escolinha para o Pipo. Não imaginava que sentiria tamanho frio na barriga! Embora pareça que, nesta fase, a criança só vai à escola para brincar, é na Educação Infantil que ela, quando bem estimulada, consegue avançar em todas as esferas do desenvolvimento, obtendo ganhos na aprendizagem, na sua capacidade motora, na forma de se relacionar e de trabalhar emoções e sentimentos. É muita responsabilidade, não?!

Pois bem. Para facilitar, separei os seguintes pontos que, na minha opinião, merecem ser considerados nessa escolha:

escolhendo-a-escola-certa-para-seu-filho

1. Se a escola é autorizada a funcionar pela Secretaria Municipal de Ensino, como garantia de que está em dia com sua estrutura, seu espaço, sua proposta pedagógica e seu corpo docente.

2. Qual a proposta pedagógica da escola. Basicamente, há 4 linhas: a tradicional, a construtivista, a montessoriana e a Waldorf. O ideal é entender qual delas combina mais com a educação que você espera para o seu filho. Mas, independentemente de qual seja, ela deve cumprir o currículo mínimo determinado pelo MEC, quais sejam: trabalhar com linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, artes e música, além da questão da formação pessoal e social (desenvolvimento da identidade e da autonomia). Se antes o foco da Educação Infantil estava no cuidar, agora está no educar – tendo como meio para isso o “brincar”.

3. Se os valores transmitidos pela escola combinam com os da sua família. Não adianta, por exemplo, colocar a criança em um colégio religioso se vocês não são daquela religião.

4. Se o espaço físico oferecido às crianças é amplo, seguro, limpo e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades.

5. Elenque aquilo de que não abre mão, como proximidade de casa, se é ou não bilíngue, se há opção de período integral, se a mensalidade está dentro do que se pode pagar, se há oferta de cursos extracurriculares e o que acontece em caso de atraso para buscar a criança na escola, afinal, imprevistos acontecem, não?!

6. Como será a troca de informações entre pais e escola. A família precisa ter inúmeros canais de comunicação com a escola e o professor. Daí a importância das reuniões, dos relatórios de acompanhamento do desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da criança e da agenda diária com informações práticas do dia a dia.

7. Qual a rotina da escola: o período que seu filho passará na escola deve ser bem dividido entre brincar, conversar, tomar lanche, descansar, pintar… Ter horário para fazer as coisas demonstra organização e bom aproveitamento do tempo, além de trazer segurança para a criança.

8. Como é o cuidado com a alimentação. O que a criança come na escola também faz parte do que ela aprende lá, portanto, deve ser saudável e bem cuidada.

Certamente, não há a escola perfeita, mas sim aquela que se enquadra melhor ao estilo de vida da sua família e, o mais importante, ao temperamento do seu filho. Ele será um termômetro infalível. Se estiver feliz e interessado em aprender, é um sinal de que acertou na sua escolha!

Débora Ortenblad é mãe do Pipo, 1 aninho. Além de ser a rainha do lar, Débora também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Patricia Fava, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.
Babies & KidsEducaçãoMãesColunasPosh Moms