Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Papel de parede x pintura x tecido

Na hora de montar o quarto do bebê, uma dos principais dilemas das mães é sobre como decorar as paredes. Pintura, papel, tecido, adesivos, texturas…as opções são bem variadas e cada uma delas tem um efeito específico no projeto. Abaixo, tiramos algumas dúvidas e explicamos as diferenças entre pintura de parede, papel de parede e tecido. Veja as opiniões do designer de interiores Leo Di Caprio, da loja Bucalo, especializada em papéis de parede, e da designer Thais Peres, que é especialista em pinturas de parede:

papel-de-parede-pintura-tecido-como-escolher-quarto-bebe

1. Durabilidade

PINTURA

Thais Peres: “Tudo depende dos cuidados. Já fui em casa de clientes trocar a pintura depois de cinco anos e ela estava impecável“.

TECIDO

Leo di Caprio: “O tecido, em geral, tem uma durabilidade muito maior que o papel de parede. Tradicionalmente, os tecidos ou ‘papéis de parede’ feitos com tecido são usados na Europa, onde se compra com um objetivo de maior durabilidade“.

PAPEL DE PAREDE

Bucal: “A durabilidade é de no mínimo dez anos. Temos clientes que substituem após vinte anos e o papel ainda está perfeito“.

quarto-moderno-menina-vermelho-branco-zize-zink-03

( Projeto: Zize Zink | Tecidos: Entreposto )

2. Cuidados

PINTURA

Thais Peres: “Um pintura especial tem os mesmos cuidados de uma parede convencional. Se sujar, indico apenas passar um pano úmido na parede. No caso de parede com textura de estuco, ela sempre tem um acabamento de verniz ou cera para protegê-la“.

TECIDO

Leo di Caprio: Cuidados com batidas, esfolados, umidade. E seguir corretamente as instruções de manutenção dos fabricantes, que variarão conforme o material”.

PAPEL DE PAREDE

Bucalo: “A parede precisa ser saudável, não pode haver umidade e a limpeza não pode ser feita com produto químico“.

thais-peres-listras-pintura-parede-03

( Pintura de parede: Thais Peres )

3. Limpeza

PINTURA

 Thais Peres: “Um pano úmido. Algumas vezes com um sabão neutro“.

TECIDO

Leo di Caprio: Depende do tecido, mas geralmente uma limpeza para remoção da poeira, a seco. E, se mais sujo, lavagem a seco“.

PAPEL DE PAREDE

Leo di Caprio: “Depende do material. Papel de parede feito de material vinílico pode ser limpo com pano úmido e sabão neutro. Por ser um material plástico, suporta mais limpezas e, assim, é mais indicado para áreas que sofrerão mais intensamente com sujeiras etc. Os de papel com sabão pouco úmido somente ou uma limpeza seca, dependendo da sujeira”.

quarto-menina-rosa-floral-alexandra-abujamra-1

( Projeto: Alexandra Abujamra )

4. Custo

Leo di Caprio: “Geralmente, o papel de parede será o vencedor em termos de custo, porém a durabilidade tende também a ser menor. A pintura acaba tendo uma durabilidade boa uma vez que, na maioria dos casos, aceita retoques. O tecido costuma ser mais caro, mas muito durável“.

5. Materiais utilizados

PINTURA

Thais Peres: “Sempre utilizo tinta acrílica. Ela é a base de água, portanto atóxica. O cheiro sai rápido e seca praticamente de imediato“.

TECIDO

Leo di Caprio: “Depende do ambiente, do uso e do objetivo. Em geral, os tecidos mais rígidos e que não marcam com costura são mais fáceis para serem aplicados e geram menos efeitos como rugas ou ‘barrigas’“.

thais-peres-pintura-parede-piratas-03

( Pintura de parede: Thais Peres )

6. Tempo de antecedência para aplicação

PINTURA

Thais Peres:Quando é feito uma pintura como galhos e bichos, não tem problema de cheiro, pois utilizo tintas acrílica em tubo, aqueles artesanais que vendem em casas de produto para arte. Já pintei várias vezes com a criança dentro do quarto. Caso ela seja alérgica, indico apenas deixar a janela aberta para ventilação“.

TECIDO

Leo di Caprio: “Como a maioria dos papéis são importados, o ideal é a precaução de bastante tempo. Um mínimo de 3 meses seria adequado“.

PAPEL DE PAREDE

Bucalo: A instalação do papel de papel é um processo muito rápido. Em um quarto de tamanho médio, a instalação dura apenas um dia, não faz sujeira e não deixa cheiro no ambiente.

quartinho-berta-gonçalez-ursinho-1

( Projeto: Berta Gonçalez )

7. Personalização

PINTURA

Thais Peres:O que mais se destaca nas minhas pinturas é a personalização do projeto. Isto inclui desde as cores, pois harmonizo perfeitamente com os tecidos do ambiente até os desenhos. As ilustrações sempre são exclusivas. Desenvolvo conforme o pedido da cliente. Já fiz bailarinas, ursos, bichos de zoológico. Já cheguei a pintar réplicas de aviões e helicópteros porque a criança tinha fascinação por eles. São infinitas opções, atendendo sempre o sonho e o desejo dos clientes“.

TECIDO

Leo di Caprio: Deve-se pensar em quem utilizará e o efeito desejado. Assim, buscar tecidos que se enquadrem no modo de vida dos pais. Temos opções no mercado desde os mais tradicionais, como ursos e bonecas, passando por desenhos abstratos até estampas com referências brasileiras, como coleção de tecidos infantis inspirados em pinturas de Tarsila do Amaral, da JRJ Tecidos“.

2 Comentários

  1. silvania rodrigues nicacio 24 de junho de 2015

    ola!
    gostaria muito de saber onde eu consigo fazer o curso de papel de parede e pintura.
    quero muito aprender e trabalhar neste ramo vc pode me ajudar?

  2. Marlene Cunha 20 de março de 2016

    Olá, a primeira foto que aparece no post, que é a única que não tem créditos atribuídos, parece mesmo muito ser um trabalho da dupla de portuguesas Marta Belo e Leonor Feijó. Se ainda não conhece o trabalho delas vale muito a pena conhecer, pode fazê-lo em:
    http://www.littlehandsillustration.com/

    As ilustrações delas são magníficas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *