Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Picolé de fruta

Com essas temperaturas tão altas em todo território brasileiro, nada melhor do que se refrescar com um delicioso picolé. Mas, será que os picolés fazem mal para a saúde dos nossos pequenos?

A resposta para essa pergunta é bem fácil. Não, se não houver exageros e se optarmos por um bom picolé de fruta e de boa procedência.

Ricos em vitaminas e minerais, os picolés de frutas são menos gordurosos que os cremosos, não possuem lactose (para os pequenos que são intolerantes à lactose) e não possuem gordura trans. Além disso, são poucos calóricos (em média, não ultrapassam 60 calorias) e são importantes fontes de hidratação.

Sem exageros, os picolés de fruta são sempre uma boa opção para os lanches e podem ser utilizados como opção de sobremesas. Mas é sempre bom optarmos por marcas conhecidas. Dessa forma, não se corre o risco de oferecer às crianças um picolé que seja feito com água contaminada.

E por que não preparar picolés caseiros? Eles trazem muitos benefícios, já que podemos utilizar  água de boa qualidade e tratada, frutas frescas, iogurte, entre outros alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável. O legal  disso tudo é que nos permite acrescentar o que quisermos e na quantidade desejada.

O açúcar, por exemplo, pode ser ou não utilizado. Quanto menor a quantidade de açúcar, mais saudável será o picolé –  principalmente para as crianças que possuem alguma restrição quanto ao consumo de açúcar.

Além de escolher bons alimentos para fazer um picolé saudável, você pode contar com a ajuda do seu filho na hora de preparar. Foi pensando nisso que preparei uma receitinha de um delicioso picolé de frutas! Espero que gostem e se refresquem!

Picolé de frutas vermelhas com coco

INGREDIENTES:

– 500 ml de água de coco
– 500 ml de suco de morango natural
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 1 xícara (chá) de morangos frescos picados
– 1 xícara (chá) de framboesas frescas
– 1 xícara (chá) de bluberry

(**) se a criança for diabética ou estiver em uma dieta restritiva, substitua o açúcar por sucralose ou stévia.

MODO DE FAZER:

  1. Misture no copo do liquidificador o suco de morango com a água de coco e com açúcar. Bata até obter um suco homogêneo. Reserve.
  2. Em forminhas próprias para fazer picolé (caso você não tenha as forminhas, utilize copinhos de água descartáveis), distribua de maneira uniforme as frutas frescas.
  3. Em seguida, complete as forminhas com o suco reservado. Distribua os palitinhos e leve ao congelador por 5 horas ou até estar completamente congelado. Desenforme  e sirva em seguida.
Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria.
SaúdeNutrição em família

1 comentário

  1. André 13 de abril de 2014

    vocês já ouviram falar dos picolés naturais, Naturalle Ice Up. O que vocês acham?
    att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *