Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Os benefícios da shantala para o bebê

Quando fizemos o No Ninho com a Livia Colucci, da WhiteHall, ela nos contou que o presente que mais gostou de receber foi um curso de shantala, da Shantala Neles. A gente achou curiosa a lembrança, e foi conversar com a professora Patricia Lomonaco, para entender melhor o que é a shantala, como funciona e os benefícios para os bebês. Vem ver as explicações dela:

Patricia com seu pequeno, o Bernardo (Foto: Fernanda Bozza)

Patricia com seu pequeno, o Bernardo (Foto: Fernanda Bozza)

O QUE É A SHANTALA E PARA O QUE ELA SERVE?

A Shantala é uma massagem feita por pais em seus bebês. Trata-se de uma massagem indiana muito antiga que foi divulgada no ocidente por um médico francês na década de 1970. Esta tem vários benefícios: melhora cólica e alivia os gases, melhora qualidade do sono, alonga, fortalece o sistema imunológico, proporciona consciência corporal e aumenta o vínculo dos pais com o bebê.

QUALQUER PESSOA PODE PRATICAR A TÉCNICA?

Na teoria qualquer pessoa pode shantalar um bebê, entretanto, sempre mais gostoso que eles recebam dos pais. Como disse acima, este momento aumenta o vínculo, é um momento de intimidade, troca profunda de olhares, risadas, falas… É uma oportunidade de conhecer melhor este bebê, suas preferências e características, tudo através da linguagem corporal.

QUALQUER BEBÊ PODE RECEBER A SHANTALA? A PARTIR DE QUANTO TEMPO É RECOMENDADO E ATÉ QUE IDADE?

De maneira geral, os bebês que nascem com mais de 37 semanas podem receber a massagem depois de 30 dias. Saibam que 15 minutos de massagem para um bebê com esta idade é bastante coisa, então deve ser introduzido aos pouquinhos, para que o pequeno vá se acostumando com o novo estímulo. Mas atenção, não é indicado fazer massagem quando o bebê estiver doentinho, sempre consulte o pediatra nesses casos, ou caso o pequeno tenha algum outro tipo específico de restrição.

E QUAIS OS BENEFÍCIOS DA SHANTALA PARA A MAMÃE?

O momento Shantala não deixa de ser um momento relaxante. Ela também vai estar em um ambiente calmo, sentindo o cheiro calmante do óleo, e massageando o bebê – massagear a pele deles é delicioso, pele lisinha e suave! Mas, outro benefício significativo é do ponto de vista psicológico, pois é um momento muito organizador para a puérpera, onde ela vai interagir de maneira saudável e positiva com seu bebê.

COMO A SHANTALA AJUDA NA CÓLICA DO BEBÊ?

Os movimentos da barriguinha são os que mais ajudam a aliviar as cólicas. A cólica é muito comum entre os recém-nascidos, que de maneira geral reflete uma imaturidade do intestino ao digerir o leite. A massagem na barriguinha (sempre de cima para baixo e no sentido horário) colabora com os movimentos peristálticos e os movimentos de “bicicletinha” (que não são da sequência original, mas que eu ensino nos cursos) aliviam muito os gases. E um detalhe importante, a massagem é uma medida preventiva, para evitar a cólica, e deve ser iniciada em um momento que o bebê esteja acordadinho e bem!

A SHANTALA MELHOR O SISTEMA IMUNOLÓGICO DE QUE MANEIRA?

Ela reduz o estresse através da diminuição do hormônio do estresse (cortisol), equilibrando assim o sistema imunológico. Ou seja, quanto menor o nível de estresse, mais fortalecido o sistema imunológico fica. O interessante é que para a medicina Ayurvédica (medicina indiana), a shantala vai liberar o fluxo energético do organismo e o bebê vai readquirir o equilíbrio.

POR QUE ELA É TÃO RECOMENDADA PARA BEBÊS PREMATUROS?

Porque muitas vezes passaram por cuidados intensivos ou semi intensivos, nos quais apesar de todo cuidado e carinho da equipe médica, eles são manipulados e muitas vezes com procedimentos invasivos, como por exemplo picadinhas para tirar sangue. Então, ao massagear o bebê, além de ter todos os benefícios que já falamos, este vai entender o toque como algo gostoso e positivo. Com calma e muito carinho, eles vão se acostumar e amar. Mas atenção, nesses casos os bebês devem ter ao menos 4 kilos – antes disso perdem peso com muita facilidade – e estarem liberados pelo pediatra, que conhece o bebê pessoalmente e suas possíveis restrições.

PODE ENSINAR ALGUM EXERCÍCIO PARA AS MAMÃES QUE AINDA NÃO CONHECEM A SHANTALA?

Claro. Os bebês costumam amar massagem nas perninhas e pezinho. Primeiro passe o óleo, espalhe nas mãos e comece deslizando as mãos da coxa esquerda do pequeno até os pezinhos. Depois massageie a planta do pé esquerdo do bebê com seu dedão. Percorra todo pezinho! Em seguida, pegue dedo por dedo com o indicador e o dedão e faça uma leve pressão da base até a pontinha do dedo. Depois que fizer na perna, pé e dedos do pé esquerdo, repita os movimentos do lado direito.

PARA FINALIZAR, COMO FUNCIONAM OS CURSOS?

Ministro cursos em domicílio, depois que os babies nascem, e cursos em grupo na maternidade São Luiz do Itaim para casais gestantes. Os cursos em grupo são bacanas pois os pais podem se preparar para as tantas mudanças que virão. Já o em domicílio é interessante pois fazemos a parte prática já no baby ao invés de fazer em uma boneca.

(Foto: Fernanda Bozza)

Veja também: Os benefícios da yoga para as crianças

E mais: Os benefícios da acupuntura para os bebês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *