Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Oftalmopediatria

Você já levou seu filho ao oftalmopediatra? Essa consulta é de extrema importância e muitas vezes é esquecida pelas mamães.

Estava conversando com Drª. Cecília Moeller e ela explicou um pouco como funciona a visão de um bebê:

O bebê enxerga desde o nascimento, mas tem uma visão de vultos, uma vez que o sistema visual não esta completamente formado. É como se visse o mundo com um vidro embaçado. Tudo depende de treino assim como andar e falar.

Por  volta de 1 mês a e meio o bebê já sorri ao ver o rosto do adulto e com 2 meses já é capaz de fixar e seguir objetos com o olhar. Cerca de 90% da visão irá se desenvolver até os 2 anos de idade, mas apenas por volta dos 7 anos a capacidade total de enxergar estará completamente formada, havendo um aprimoramento na acuidade visual, percepção de cores, contrastes e nitidez. Depois dos 7 anos, em média, os problemas não tem mais solução ou os resultados são muitos ruins.

É por esse motivo que a primeira consulta oftalmológica deve ser realizada entre 6 meses e 1 ano de idade.

Até os 4 anos de idade, o recomendado é visitar o oftalmologista a cada 6 meses e depois deste período critico de desenvolvimento visual, na maioria dos casos, as consultas podem ser anuais.

E se a criança vir a precisar de óculos, capriche na escolha da armação! 🙂

2 Comentários

  1. Keka 17 de setembro de 2010

    Adorei o post, muito interessante, não sabia que tinha que fazer a consulta aos 6 meses, vou me programar.

  2. Isabela Sady 17 de setembro de 2010

    Oi Marcela,

    Este post é super útil…e me fez prestar atenção em relação à minha bebê que está para nascer.

    Minha sobrinha é míope, e só percebemos aos 5 anos de idade…tadinha.
    E naquelas brincadeiras de pegar o óculos super forte do tio…e para nossa surpresa ela teve a reação mais espantosa…”Nossa, agora estou vendo tudo vem melhor”
    De 6 em 6 meses seu grau aumenta…mas o oftalmo disse, desde a primeira vez que aos 16 anos ela poderá usar lentes de contato, mas operar só adulta mesmo.

    Os óculos dela são puro charme…mas está naquela fase escolar de que as crianças são maldosas…e para piorar, também usa aparelho nos dentes (essa semana tirou o de cima)

    beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *