Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

O que aprendemos sobre educação dos filhos com Içami Tiba

O psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba faleceu em São Paulo no último domingo (2). Autor de mais de 40 livros sobre educação, ele se tornou referência não só para profissionais da área, mas também para pais em busca da melhor maneira de educar seus filhos. Sua visão era considerada moderna e adequada para os dias atuais (apesar de, por vezes, polêmica), sempre mantendo o bom humor e uma linguagem bastante acessível.

icami-tiba-frase-educacao

 

Abaixo, mostramos um pouco do legado de Içami Itiba e três de seus principais livros voltados para a educação de crianças e adolescentes.

livros-educacao-icami-tiba

1. Seja Feliz Meu Filho

Talvez o que seja felicidade para nós, pais, não seja felicidade para os filhos. Talvez o que sonhamos para eles não seja aquilo que eles queiram realizar. O importante é darmos a eles os instrumentos e uma estrutura emocional que os ajude a alcançar seus próprios objetivos. Por amor aos filhos, sonhamos e criamos expectativas, e também por amor a eles temos que deixá-los sonhar e ajudá-los a ser o melhor que podem ser. Para isso, não basta apenas amor e boas intenções. São necessárias informações, esclarecimentos, atenção, observação, dedicação e reflexão. Este é o objetivo deste livro. Ele é um convite aos pais apaixonados e bem intencionados a estarem também bem instruídos, podendo ser o melhor pai que podem. Ele nos ajuda a refletir sobre as expectativas que temos em relação aos nossos filhos e como estas podem favorecê-los ou prejudicá-los na construção de sua própria história.

2. Disciplina, limite na medida certa: Novos paradigmas

Após 10 anos da data de sua primeira edição, não foram poucas as mudanças nos conceitos referentes à educação. Por isso, o Dr. Içami Tiba, resolveu renovar sua obra, que por necessidade, analisa novos paradigmas educacionais. Nesse longo período, os pais vêm encontrando cada vez mais dificuldade na criação de seus filhos. Dr. Tiba constata que descobrir o limite entre a liberdade e o autoritarismo na relação familiar é muito mais difícil do que há alguns anos. Os pais ‘modernos’ não gostam de contrariar seus filhos, querem poupá-los, mas é nesse momento que se acha o erro. É muito importante estabelecer limites bem cedo e de maneira clara. Este livro pretende ajudar pais e professores a exercer sua autoridade educacional sem culpas, com segurança e bom senso.

3. Quem Ama, Educa

Best seller de Içami Tiba, este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje muito atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada, reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo.

……….

Içami Tiba falava muito sobre dar autonomia aos filhos, impor limites e valorizar a disciplina, aspectos fundamentais para uma boa educação. Abaixo, algumas frases do educador para reflexão:

A educação não pode ser delegada somente à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre“.

Educar uma criança é também ensiná-la a administrar o seu tempo para cada atividade. Fazer algo, mesmo de que não goste, ou seja, fazer por obrigação, por dever, é algo que a criança precisa também aprender“.

Mães saudáveis preparam os filhos para arcar com as suas responsabilidades. Com o passar dos anos, elas vão delegando à criança o poder de se cuidar. Essa autonomia pode dar ao filho a sensação de felicidade, aumentar sua autoestima e retroalimentar o sistema de recompensa. Felicidade ou saciedade que se ganha de mão beijada não aumenta a autoestima porque dispensa exatamente a capacidade de crescer em liberdade“.

“Os pais não deveriam permitir que os filhos fizessem em casa o que eles não podem fazer na sociedade, principalmente falta de respeito a outras pessoas, desonestidade e piratarias, falta de disciplina, egoísmo, desperdícios…“.

É essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina. E para isso é necessária a presença de uma autoridade saudável. E o segredo que diferencia o autoritarismo do comportamento de autoridade, adotado para que a outra pessoa se torne mais educada ou disciplinada, está no respeito à autoestima“.

Quando os pais fazem pelos filhos o que estes são capazes de fazer, estão amputando a sucessão e gerando príncipes herdeiros“.

“A felicidade não se conquista com birras. Ela não pode vir acompanhada de sofrimentos e sacrifícios de outras pessoas”.

A força dos pais está, também, em transmitir aos filhos a diferença entre o que é aceitável ou não, adequado ou não, entre o que é essencial e supérfluo, e assim por diante. Cuidado com o que passa aos seus fillhos!“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *