Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

No Ninho: Patricia Lomonaco + Bernardo

Quem lembra da Olivia, filha da fotógrafa Fernanda Bozza, que já estrelou o No Ninho? Ela gostou tanto de posar para as fotos, que nos apresentou o Bernardo, um de seus melhores amigos. Rs! As mães, claro, são muitos amigas também, e Patricia Lomonaco bateu um longo papo com a gente. As fotos da Fernanda Bozza ficaram lindas, e a matéria cheia de dicas valiosas, principalmente quando os assuntos são preparo para o parto e cuidados no dia a dia (A Patrícia é psicóloga e professora Shantala, inclusive já explicou aqui no site todos os benefícios da shantala para os bebês). Vem ver tudo o que conversamos:

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles2

QUANDO DESCOBRIU QUE ESTAVA GRÁVIDA, QUAL A PRIMEIRA COISA QUE PASSOU NA SUA CABEÇA?

Mesmo antes de fazer o teste eu já pressentia que estava grávida. Falei para meu marido que achava que tinha engravidado, ele respondeu “Nós combinamos que não vamos ficar noiados”. Isso foi logo depois que começamos a tentar. Então, fiquei quieta e esperei o tempo passar, mas com a certeza no coração. Em um domingo à noite fizemos um teste de farmácia e deu positivo! Nem sei descrever o que passou pela minha cabeça, claro que ficamos muito felizes, mas não caiu a ficha naquele momento. Nem chegamos a fazer o teste de laboratório, já fomos direto para o ultrassom. Ficamos alguns dias sem falar para ninguém, foi gostoso curtir só com meu marido a novidade.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles6

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles7

SEMPRE QUIS TER MENINO?

Sempre quis ter um casal, primeiro um menino, depois uma menina (acho que porque lá em casa é assim, e amo). Na minha fantasia, ser mãe de menino era mais prático e não sou muito de “laços e fitas”. Se viesse uma menininha ser um desafio para mim neste sentido. Ainda quero tentar ter uma menina também, para viver as duas facetas da maternidade. Mas, se vier outro menino vou amar do mesmo jeito, pois o que o universo mandar vai ser esse o meu aprendizado! E que venha com saúde.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles10

COMO FOI A GESTAÇÃO DO BERNARDO? NASCEU DE QUANTOS MESES?

A gestação do Bernardo foi super tranquila, e olha que eu não parei quieta, trabalhei, visitei 9 países diferentes e fiz uma mudança com quase 7 meses de gestação. Amei estar grávida, ver a barriga crescendo, sentir ele mexendo, ter dois corações batendo dentro de mim (o meu e o dele). Também adorava as regalias de estar grávida e todos os paparicos envolvidos. Ao contrário da experiência de muitas mulheres, não fiquei me sentindo bonita. Foram muitas mudanças no corpo em pouco tempo, meu psicológico não deu conta de processar na mesma velocidade – ainda mais porque foram 18 kilos, rs! Mas apesar disso, me sentia muito abençoada, iluminada, poderosa e muito feliz por estar gerando uma vida.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles11

Quando ele estava com 39 semanas e 4 dias, durante uma compra de supermercado, comecei a sentir contrações com dorzinhas (tinha contrações de treinamento desde o 7 mês sem dor) e imaginei que o grande dia estava chegando. Ao longo da tarde e começo da noite foram ficando mais intensas. E às 5h30 da manhã tive uma super forte e pedi para meu marido me levar para o hospital. Cheguei lá com mais de 5 cm de dilatação. Às 11h30, ele nasceu. Tomei anestesia quando estava com 7 centímetros. Ele nasceu com 39 semanas e 4 dias, parto normal e veio direto mamar. Só depois de quase duas horas que ele foi pesar e colocar roupa para irmos para o quarto. Não nos separamos um segundo até a saída do hospital. Sempre no meu quarto.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles9

VOCÊ SE PREPAROU DE ALGUMA FORMA PARA O PARTO, FEZ ALGUMA COISA QUE TE AJUDOU E PODE COMPARTILHAR?

Me preparei bastante para a gestação e para o parto. Antes mesmo de engravidar, fiz um curso de Doula, muito porque queria me apropriar do tema para quando chegasse a minha vez. Nos primeiros três meses, praticava Yoga duas vezes por semana. Depois fiz Pilates até a semana que antecedeu o parto do Bernardo. Fora isso, fiz também exercícios para o períneo com uma fisioterapeuta que me ajudou a ter parto normal. Em relação a alimentação, fiquei super preocupada, pois sempre tive tendência para engordar. Fui em uma nutricionista e consegui controlar nos primeiros meses, depois a ansiedade era tanta que engordei 18 kilos. Nos últimos 3 meses fiz drenagem com uma massagista italiana que também mexia com cristais e pontos de reflexologia.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles12

DÁ PARA EXPLICAR O QUE É SER MÃE?

Não, não dá. Mas para tentar eu diria que é amar alguém muito mais do que a si mesmo, um amor que inspira a fazer coisas que não faríamos por ninguém (nem por nós). É um amor que vai sendo construindo e crescendo a cada dia. É amor e paixão, tudo junto.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles13

O QUE MAIS TE PREOCUPA NO FUTURO?

Me preocupo em ser uma mãe que consiga ajudar meu filho a realizar sua missão, desenvolver seus talentos, respeitar sua individualidade e estar ao lado dele na jornada da vida. Me preocupo em ensinar valores que possam ajudá-lo a tomar as decisões importantes de sua vida. Claro que também tem uma preocupação financeira, porque criar filho hoje em dia é uma fortuna!

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles14

 

COMO FORAM OS PRIMEIROS DIAS DO BERNARDO EM CASA?

Não tive muita ajuda além do meu marido e minha mãe. Então foram muito exaustivos e ao mesmo tempo de uma excitação total com tantos sentimentos. Foi meio atrapalhado, pois ainda não tinha muita rotina e sem muita ajuda fica mais difícil. Sabe que eu não me lembro de muita coisa. Acho que estávamos tão cansados, emocionalmente mexidos, que esqueci rs!

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles18

FOI TRANQUILA A AMAMENTAÇÃO?

É muito raro a amamentação ser tranquila. A verdade é que para muitas mães é difícil e para a maioria é muuuito difícil, rs. A minha eu acho que foi difícil. Meu bico era invertido e tive que usar bico artificial nos primeiros 20 dias. A prática e sintonia com o Bzinho veio com o tempo. Até os três meses e meio ele não mamou complemento, mas daí minha produção caiu, entrei com complemento/mamadeira, ele fez confusão de bicos e depois não quis mais saber de peito. Eu oferecia e ele chorava e me empurrava. Depois oferecia mamadeira e ele mamava tudo rapidinho. Uma pessoa me avisou que isso poderia acontecer e eu não dei a devida atenção.

 

COMO É O DIA A DIA DE VOCÊS? EM QUAIS MOMENTOS VOCÊ PARTICIPA DA ROTINA DELE?

De manhã quem fica com ele é meu marido, que muitas vezes volta só depois que ele dormiu. Eu durmo um pouquinho mais quando não dou curso, até porque as madrugadas sempre foram 90% minhas (agora que ele dorme a noite inteira, está mais tranquilo, me sinto colocando o sono em dia ainda, rs!). Hoje tenho uma pessoa que me ajuda bastante com ele, enquanto dou meus 3 cursos por semana e resolvo coisas de casa. Tento estar sempre com ele, mas sagrado mesmo é na hora do almoço e das quatro e pouco até ele dormir. Toda quinta-feira de manhã tem aulinha de música. Final da manhã e começo da tarde eu agendo curso e resolvo coisas da casa.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles17

JÁ DEU PARA ESTABELECER ROTINAS DE SONO E ALIMENTAÇÃO?

Já deu sim, mas sou muito mais preocupada com as etapas (dormir, passear, mamar, brincar, comer…) do que com o horário. Bzinho acorda normalmente entre 6h e 7h, daí a rotina se adapta de acordo com quando e como ele acorda.

PRATICA A SHANTALA EM QUE MOMENTOS NO BERNARDO?

Até ele começar a engatinhar eu fazia Shantala cinco vezes por semana. Nos primeiros meses fazia pela manhã, depois consegui incorporar ao ritual do sono dele: Shantala, ofurô – ou banho –, mamar e cama! E ele começou a dormir a noite inteira com quatro meses e meio, isso é muito bom! Depois que começou a engatinhar, ele ficou mais impaciente para receber a massagem completa, então fragmentei. Por exemplo, hoje à tarde, depois de uma troca de fralda, fiz massagem nas perninhas e pezinhos e ele amou.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles16

COMO FOI VOLTAR AO TRABALHO?

Eu brinco que ainda estou de semi licença-maternidade, e assim quero que seja por mais algum tempo. Estou dando apenas 3 cursos por semana, e o resto dos períodos eu dedico ao Bernardo, meu marido e a rotina da minha casa. Acredito que esses primeiros anos são muito importantes para a formação dele e eu, podendo fazer essa escolha, faço questão de estar ao lado dele.

QUAIS RECURSOS RECORRE NA HORA DE BRINCAR?

Não uso tablets e televisão com o Bernardo e quero tentar fazer assim até dois anos, para não comprometer o desenvolvimento psicomotor dele. Uso e abuso de brinquedos educativos, livros, músicas, sensações, passeios ao ar livre e interação com outras crianças e bichos de pelúcia. Mas é difícil, tem horas que estou cansada e ele quer brincar. Ele tem dois brinquedos de botões que piscam e tocam música que são a salvação nesses momentos, mas tento não dar sempre.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles19

NESTE MOMENTO, AONDE O “BICHO PEGA” NA SUA CASA?

O “bicho pega” (rs!) quando Bernardo acorda às 5h pronto para o dia. Eu e meu marido somos dorminhocos e é sempre um desafio para nós conseguirmos ficar acordados com ele neste horário, principalmente aos finais de semana que dormimos um pouco mais tarde. Mas cada dia fica um, de vez em quando minha mãe ajuda, e assim vamos!

QUEM ERA A PATRICIA ANTES E DEPOIS DE SER MÃE? VOCÊ MUDOU EM ALGUM PONTO IMPORTANTE DA SUA PERSONALIDADE, ROTINA, VIDA?

Acredito que agora a família virou a prioridade e o resto vai ter que se adaptar, sabe? Estou mais firme na hora de falar não, como se agora não tivesse mais tempo a perder. Em relação a rotina, mudou 100%. Está mais corrido, mais cansativo e infinitamente mais legal.

ALIÁS, COMO É A RELAÇÃO DELE COM AS FAMÍLIAS? OS AVÓS E TIOS PARTICIPAM BASTANTE?

De abril até semana passada, estávamos morando na casa dos meus pais, então meu pai, mãe e um irmão participaram muito nos últimos meses. Os irmão do Fê são super participativos, todas semana querem encontrar. Em compensação, meu outro irmão e os pais do Fê não moram no Brasil, então rola muito Facetime e fotos por WhatsApp.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles20

COMO E ONDE VOCÊ FEZ O ENXOVAL? PODE DAR UMA BOA DICA PARA AS MÃES QUE ESTÃO COMEÇANDO A PLANEJAR?

Fui para Miami com a minha mãe e compramos muitas coisas. Algumas ganhei e outras comprei na Europa. Achei muito difícil fazer o enxoval, saber as quantidades e qualidades. Tipo, que qualidades um protetor de seio precisa ter para ser bom??? rs! Mas uma dica é ficar atentos ao conforto da peça e quão fácil é de colocar/tirar a roupa, pois ficava com muita dozinha do Bernardo de colocar roupa desconfortável. O duro é que geralmente as mais lindas não são práticas, daí muitas vezes na hora de vestir optava pelo conforto. Outra dica que dou é não investir em sapatos para bebês menores de 6/7 meses, pois eles ficam mexendo até sair, não parava um no Bernardo. Hoje está melhor.

QUAIS OS PRODUTOS QUE MAIS USOU E RECOMENDA?

Eu amo os produtos da Weleda. Também uso/usei muito os baldes da Baby Tub, são produtos que me identifico pessoalmente e profissionalmente, pois além de muita qualidade, proporcionam momentos especiais. Além disso, perfume da Paola Da Vinci (melhor da vida), pomada Desitin (azul e roxa) e os remedinhos homeopáticos dele, inclusive a camomila para ajudar a aliviar as dores de quando os dentinhos estão nascendo.

QUAIS MARCAS DE ROUPAS VOCÊ MAIS GOSTA?

A que mais amo, disparado, são as coisas e roupas da Trousseau. A malha é maravilhosa, tudo muito lindo e funcional! Gosto bastante também da Gap Kids e Zara Baby. O melhor sapato que encontrei é aquele Tip Top Zoe, único que para no pezinho dele.

no-ninho-fernanda-bozza-patricia-lamonaco-shantala-neles1

(Fotos: Fernanda Bozza)

Veja também: O No Ninho da Olivia!

E mais: Saiba quais os momentos certos para fazer ensaio de grávida e de bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *